330 likes | 504 Views
HAGOP GARAGEM. Apresenta. OSASCO ANTIGA. Parte – xx. Ligue o som. Mudança manual. Famílias tradicionais de Osasco. O objetivo aqui é conhecermos um pouco sobre alguns ilustres Osasquenses que de uma forma ou outra contribuíram com do desenvolvimento da nossa cidade.
E N D
HAGOP GARAGEM Apresenta OSASCO ANTIGA Parte – xx Ligue o som Mudança manual
Famílias tradicionais de Osasco O objetivo aqui é conhecermos um pouco sobre alguns ilustres Osasquenses que de uma forma ou outra contribuíram com do desenvolvimento da nossa cidade. São personagens da nossa história que hoje tem seus nomes imortalizados em ruas , avenidas, Viadutos, praças e alguns equipamentos públicos. Conhece-los é um exercício de cidadania e exemplo aos mais jovens. Nesta montagem minha homenagem a uma dessas famílias. HagopKoulkdjian Neto
Dante Battiston Nasceu em TagliodiPo, Em 8 de março 1879. Taglio di Po TagliodiPo é uma comuna (município) da província de Rovigo na Itália região de Veneto , localizado a cerca de 50 km ao sul de Veneza e cerca de 35 km a leste de Rovigo. Em 31 de Dezembro de 2004, tinha uma população de 8394 e uma área de 79,0 km ².
Dante Battiston Veio para o Brasil aos 20 anos de idade, acompanhando o pai e irmãos, seguindo para a cidade de Araras, no interior paulista. Era especialista em montagem de máquina e aprimorou suas habilidades na Alemanha e Suíça. Casou-se em Araras com Antonieta Casellato. Posteriormente, mudou-se para a cidade de Limeira/SP e passou a montar máquinas para a fabricação de fósforos.
Ulysses Oscar Mário Aldo Anita Walter Dante Battiston Antonieta CasellatoBattiston
Em relação a foto anterior faço aqui este comentário: Para tirar esta foto as famílias iam a um estúdio fotográfico, tiravam a foto que demorava uma semana para ficar pronta. Era difícil tirar uma fotografia. Hoje uma foto leva alguns segundos. O difícil é reunir uma família completa para faze-la. Que tal convidar toda a família para uma foto????
Dante Battistonem 1929, veio para Osasco com a família, residindo no Chalé Brícola, onde hoje está o museu DimitriSensaud de Lavoud. Familiares de Dante Battiston a frente de sua residência
O Sr. Dante Battistonfoi contratado pela empresa Alves e Reis, fabricante dos fósforos "Granada" e "Dominó". Montou as máquinas da fábrica e chegou a Gerente, cargo que ocupou até o fim de sua vida.
Ulysses Dante Battiston Filho de Dante Battiston. Nasceu em Limeira (interior paulista) a 21 de outubro de 1915. Em 1929, após realizar o curso de contabilidade naquela cidade, veio para Osasco juntamente com sua família. Sua primeira residência foi no antigo Chalé Brícola, onde hoje está o Museu Dimitri de Sensaud de Lavoud. Foto: 1928/29 - período que prestou serviço militar
Trabalhou na fábrica de fósforos "Granada" e em janeiro de 1938, inaugurou a "Casa Ulysses", na Rua Erasmo Braga, com filial na Rua da Estação. Anos depois transferiu seu comercio para a Rua Antonio Agu onde, anos mais tarde, sob a direção de seu filho GleydimirBattiston o comércio funcionou até o ano de 2010 Foi presidente da Comissão Pro-Término da Igreja Matriz Santo Antônio, membro da Comissão Fiscal da Guarda Mirim, Sócio Fundador e Diretor da Associação Comercial e Industrial de Osasco (ACIO), presidente e sócio fundador do Rotary Club de Osasco, membro de Sociedades Amigos de Bairro e participou ativamente do Movimento Emancipacionista de Osasco. Recebeu Cartão de Prata da Associação Industrial de Osasco e do Rotary Club, com o título de "Comerciante Símbolo" e "O mais antigo, até aquele momento, em atividade na cidade".
Câmara Municipal – Sr. Ulysses Battiston recebe Titulo de Cidadão Osasquense
Sra. Yolanda e Ulysses Battiston – Igreja Matriz de Santo Antonio
Sr. Ulysses Battiston com sua flauta transversal tocando com amigos – Local Clube Floresta
Homenagem a esposa Srª. Yolanda Battiston – Fundadora da AFRO (Associação das Famílias de Rotarianas de Osasco
EzioMelli - Silvio Gagliandi - Ulysses Battiston - Hugo da Silva CAMPANHA OURO PARA O BEM DO BRASIL
Fui vizinho do saudoso casal Sr. Ulysses e Yolanda Battiston na Rua Antonio Agú , onde morei até os meus oito anos de idade. E continuo até hoje admirando e privando da amizade desta marcante e importante família Osasquense. Esta é uma breve montagem que deverá ser complementada com mais fotos e narrativas em breve. Música: Adagio In D Minor Piano: Giovanni Marradi Agradecimentos: A MarilzaBattistonSeferian, Manoel Manug Koulkdjian e Jorge Kamalakianpela sessão das fotos que passam a incorporar o acervo de imagens de HAGOP GARAGEM. Contato: hagopk@uol.com.br