630 likes | 842 Views
SEJAM BeM-VINDOS À 2ª SEMANA DO ADVENTO!. Isaías 40,1-11 Salmo 95 Mateus 18,12-14. CANTO DE ENTRADA: 1- Senhor, vem salvar te povo/ das trevas da escravidão;/ Só Tu és nossa esperança,/ és nossa libertação!
E N D
SEJAM BeM-VINDOS À 2ª SEMANA DO ADVENTO! Isaías 40,1-11 Salmo 95 Mateus 18,12-14
CANTO DE ENTRADA: 1- Senhor, vem salvar te povo/ das trevas da escravidão;/ Só Tu és nossa esperança,/ és nossa libertação! Vem, Senhor/ Vem nos salvar,/ com teu povo,/ Vem caminhar! (Bis) 2- Contigo o deserto e fértil,/ a terra se abre em flor;/ Da rocha brota água viva,/ da treva nasce o esplendor.
ACOLHIDA:(Boas-Vindas) Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém! PRESIDENTE: A graça de Deus, nosso Pai,... esteja convosco. TODOS: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo!
ATO PENITENCIAL: 1- Perdão, meu Pai! Venho pedir perdão, se magoei alguém, mas sei que errei! Perdão, meu Pai! Se não te procurei, na hora em que precisava, eu me afastei! Hoje, parei pra pensar, meu Pai, e vi que a vida é só feita pra amar! (2x) 2- Sabe, Pai, venho pedir perdão! Pensando que estava certo(a), mas sei que errei!/ Perdão, meu Pai! Se eu te crucifiquei, no erro do meu irmão, eu te encontrei!
PRESIDENTE: Deus, Pai misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS:Amém!
ORAÇÃO DO DIA: PRESIDENTE: Ó Deus, que manifestastes o vosso Salvador até os confins da terra, dai-nos esperar com alegria a glória do seu Natal. Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: Amém!
l i t u r g i a D a P a l a v r a Isaías 40,1-11 Salmo 95 Mateus 18,12-14
1ª LEITURA: (Isaías 2,1-5) Leitura do Livro do Profeta Isaías. Consolai o meu povo, consolai-o! — diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados.
Grita uma voz: “preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: A glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou”.
Dizia uma voz: “Grita!” E respondi: “Que devo gritar?” A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá:
“Eis o vosso Deus, eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães. Palavra do Senhor. TODOS: Graças a Deus!
salmo responsorial: (95) Olhai e vede: O nosso Deus vem com poder! (Bis)
salmo responsorial: (95) 1- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação. Olhai e vede: O nosso Deus vem com poder!
salmo responsorial: (95) 2- Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” E os povos ele julga com justiça. Olhai e vede: O nosso Deus vem com poder!
salmo responsorial: (95) 3- O Céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas. Olhai e vede: O nosso Deus vem com poder!
salmo responsorial: (95) 4- Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade. Olhai e vede: O nosso Deus vem com poder!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: (Mateus 18,12-14) Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Está perto o dia do Senhor, ele mesmo virá para salvar-nos!
EVANGELHO: (Mateus 18,12-14) PADRE: O Senhor esteja convosco. TODOS:Ele está no meio de nós! PADRE: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS:Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam.
Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos. Palavra da Salvação. TODOS: Glória a vós, Senhor!
“Endireitar as estradas é permitir que o Senhor entre em nossa vida e nos transforme.”
ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA: Senhor, atendei nossa prece!
1- Iluminai, Senhor, a Igreja, chamada a ser exemplo de preocupação com a dignidade do povo. Senhor, atendei nossa prece! 2- Cumulai de sabedoria e zelo pastoral o papa, os bispos, padres e diáconos. 3- Ensinai-nos a conviver bem com as diferenças e valorizar a diversidade.
4- Encorajai as autoridades que almejam aplainar, na sociedade, os vales da segregação e da desigualdade. Senhor, atendei nossa prece! 5- Ajudai as nações a fazer dos direitos humanos um valor efetivo e universal, a salvo de conveniências e exceções.
LITURGIA EUCARÍSTICA “Contigo, o meu NADA se faz TUDO”.
PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS: A nossa oferta apresentamos no altar, e te pedimos: “Vem, Senhor, nos libertar”! 1- A chuva molhou a terra, o homem plantou um grão. A planta deu flor e frutos, do trigo se fez o pão.
2- O homem plantou videiras, cercou-as com seu carinho./ Da vinha brotou a uva, da uva se fez o vinho. A nossa oferta apresentamos no altar, e te pedimos: “Vem, Senhor, nos libertar”! 3- Os frutos da nossa terra e as lutas dos filhos teus, serão, pela tua graça, pão vivo que vem dos céus.
PADRE:Orai, irmãos e irmãs, para que este nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso. TODOS:Receba o Senhor, por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a Santa Igreja!
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS: PADRE:Acolhei, ó Deus, com bondade, nossas humildes preces e oferendas, e, como não podemos invocar os nossos méritos, venha em nosso socorro a vossa misericórdia. Por Cristo, Nosso Senhor. TODOS:Amém!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) Prefácio: As duas vindas de Cristo PADRE: O Senhor esteja convosco! TODOS:Ele está no meio de nós! PADRE: Corações ao alto! TODOS:O nosso coração está em Deus! PADRE: Demos graças ao Senhor, nosso Deus! TODOS:É nosso dever e nossa Salvação! PADRE: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e Salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, por Cristo, Senhor nosso.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE: Revestido da nossa fragilidade, ele veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da Salvação. Revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez para conceder-nos em plenitude os bens prometidos que hoje, vigilantes, esperamos. Por essa razão, agora e sempre, nós nos unimos aos anjos e a todos os Santos, cantando (dizendo) a uma só voz:
S A N T O: - Santo! Santo! Santo! Senhor Deus do universo, O céu e a terra proclamam a vossa glória! Hosana nas alturas! - Bendito O que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
S A N T O: Santo! Santo é! Santo! Santo é! Deus do universo, ó Senhor Javé! (2x) • O Céu e a terra vos proclamam: GLORIOSO! Hosana! Hosana nas alturas! - Bendito O que vem em nome do Senhor! Hosana! Hosana nas alturas! Hosana! Hosana ao Rei!!!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE: Na verdade, ó Pai, vós sois Santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. TODOS:Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
ANAMNESE: PADRE: Eis o Mistério da fé! TODOS:Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE: Celebrando, pois, a memória da Morte e Ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o Pão da vida e o Cálice da Salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui em vossa presença e vos servir. TODOS:Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e do Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo. TODOS:Fazei de nós um só Corpo e um só Espírito!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o Papa, N..., com o nosso Bispo, N... e todos os ministros do vosso povo. TODOS:Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós, na luz da vossa face. TODOS:Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com os Santos Apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos, por Jesus Cristo, vosso Filho. TODOS:Concedei-nos o convívio dos eleitos!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:(Oração do Sacerdote): Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. TODOS:Amém!
P A I – N O S S O: Pai Nosso, que estais no Céu, santificado seja o vosso nome! Venha a nós o vosso Reino; Seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu; O pão nosso, de cada dia, nos dai hoje; Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
EMBOLISMO: (Após o Pai-Nosso) PADRE:Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador. TODOS:Vosso é o Reino, o Poder e a Glória para sempre!
ORAÇÃO DA PAZ: Senhor, Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém!
PRESIDENTE: A paz do Senhor esteja sempre convosco! TODOS:O Amor de Cristo nos uniu!
canto de paz: 1- A paz que tenho eu te dou! A paz que vem do amor de Deus! A paz que tenho eu te dou! A paz que vem do meu Senhor! Shalom! Te amo, meu irmão! Jesus é nossa união,/ a verdadeira paz! (2x) 2- Buscando a graça e o amor,/ amando a todos os irmãos,/ colheremos o perdão,/ realizando a Salvação.
cordeiro de deus: - Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! - Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! - Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz!
PRESIDENTE: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. TODOS:Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a)!