70 likes | 225 Views
Atividades de Laboratório. Biologia volume único • 3.ª edição. UNIDADE 9 Reino Plantae. Armênio Uzunian Ernesto Birner. 33. Briófitas e pteridófitas. OBTENDO PROTALOS DE SAMAMBAIAS Material
E N D
Atividades de Laboratório Biologiavolume único • 3.ª edição UNIDADE 9Reino Plantae Armênio UzunianErnesto Birner
33 Briófitas e pteridófitas OBTENDO PROTALOS DE SAMAMBAIAS Material – uma samambaia (plantada ou não em vaso e que possua folíolos férteis contendo soros maduros, facilmente reconhecíveis pela cor de palha que apresentam) – uma placa de Petri com tampa – fragmentos finos e retangulares (4 cm x 4 cm) de placas de xaxim – água Como proceder Soros maduros esfarelam facilmente em contato com os dedos. Friccione alguns deles e liberte os esporos neles existentes sobre uma plaquinha de xaxim umedecida, coloque-a no interior de uma placa de Petri e cubra com a tampa. Mantenha a preparação em local com iluminação indireta por alguns dias e faça observações diárias até serem observados protalos (a plaquinha de xaxim deve ser mantida constantemente umedecida). Após o surgimento dos protalos, aguarde o aparecimento de jovens esporófitos e efetue cuidadosamente o transplante de alguns deles para outras placas de xaxim contidas em placas de Petri. À medida que esses jovens esporófitos forem crescendo, poderão ser transplantados para vasos pequenos de xaxim contendo mistura de pó de xaxim com um pouco de terra vegetal. Mantenha esses vasos em lugar constantemente umedecido.
33 Briófitas e pteridófitas 1.Qual o tamanho e o formato dos protalos obtidos? 2.Como é a fixação dos protalos nas placas de xaxim? 3.Por que é necessário manter úmidas as placas de xaxim, mesmo depois que surgem os protalos? 4.Como é o mecanismo de formação dos jovens esporófitos que surgem apoiados nos protalos? 5.Caso os protalos não tenham sido obtidos com o procedimento adotado, procure uma explicação para a provável causa do insucesso.
34 Gimnospermas e angiospermas ESTUDANDO PINHÕES Materiais –quatro pinhões – uma faca de boa qualidade – folha de papel sulfite – solução de iodo (lugol) Como proceder • Cozinhe dois pinhões por cerca de 15 minutos. Mantenha os outros dois crus. • Abra os quatro pinhões com uma faca, fazendo cuidadosamente cortes longitudinais. Proceda com cuidado com os pinhões crus, uma vez que são difíceis de serem seccionados. • Depois de abertos, reconheça os componentes das sementes, fazendo o desenho correspondente no papel sulfite. • Pingue uma gota de lugol em cada uma delas e observe.
34 Gimnospermas e angiospermas 1.Esquematize os componentes de uma semente aberta de pinhão. 2.Esquematize os principais componentes do embrião existente no pinhão. 3.Ao pingar uma gota de lugol no pinhão cru e no cozido, houve alguma mudança de coloração. Por quê? 4.O que deve ser feito para que o pinhão gere uma nova planta? 5.O embrião existente no pinhão corresponde à geração gametofítica ou esporofítica? 6.O processo de encontro de gametas nos pinheiros independe da presença de água. Você concorda com essa afirmação? Qual a vantagem da independência da água para os vegetais que assim procedem?
34 Gimnospermas e angiospermas RECONHECENDO OS COMPONENTES DE UMA FLOR Materiais – flores de azaléia ou pata-de-vaca – uma lâmina de barbear nova – uma folha de papel sulfite branco – fita adesiva transparente – lupa manual ou lupa de mesa (opcional) Como proceder Entre as flores que poderão ser utilizadas para o reconhecimento dos componentes, estão as de azaléia e de pata-de-vaca. As de pata-de-vaca, por serem de grande tamanho, são extremamente didáticas. • Segure a flor pelo cabinho (pedúnculo) e, cuidadosamente, separe as sépalas, pétalas, estames e o pistilo. Disponha-os sobre uma folha de papel sulfite branco, fixando-os com fita adesiva transparente. • Procure reconhecer os componentes do androceu (estames) e do gineceu (pistilo). • Consiga um botão floral da mesma planta e efetue, com uma lâmina de barbear bem afiada, um corte transversal próximo ao pedúnculo floral. Reconheça os componentes da flor no corte, utilizando, se possível, uma lupa manual ou de mesa. • Cuidadosamente, faça um corte longitudinal no ovário da flor e observe à lupa.
34 Gimnospermas e angiospermas 1.Em qual dos componentes observados ocorre a produção de pólen? 2.Em qual dos componentes observados ocorre a produção de óvulos? 3.O grão de pólen é o gameta masculino da flor? Justifique. 4.O óvulo é o gameta feminino da flor? Justifique. 5.Qual o papel do ovário na flor observada? 6.Quais os papéis atribuídos às sépalas e pétalas na flor? 7.A partir da separação dos componentes da flor e do corte transversal efetuado no botão floral, é possível dizer que a flor é pentâmera, tetrâmera ou trímera? 8.Após a resposta ao item 7, é possível dizer qual a subclasse a que pertence a planta da qual você retirou a flor? Nesse caso, que outras características você poderia citar, típicas dessa subclasse?