320 likes | 502 Views
MQL Dinâmica e Leis de Newton Profª Camila. MRUV. acelerado. retardado. MQL Movimento de Queda-Livre = MRUV vertical. REESCREVENDO AS EQUAÇÕES:. CONVENÇÃO: v para cima → v (+) v para baixo → v (–) Δy para cima → y (+) Δy para baixo → y (–) a = g → sempre (–)
E N D
MQL Dinâmica e Leis de Newton Profª Camila
MRUV acelerado retardado
MQL Movimento de Queda-Livre = MRUV vertical REESCREVENDO AS EQUAÇÕES:
CONVENÇÃO: v para cima → v (+)v para baixo → v (–) Δy para cima → y (+)Δy para baixo → y (–) a = g → sempre (–) No MQL valem as mesmas equações do MRUV, substituindo-se “a” por “g” e “x” por “y”. P.S.: É comum chamarmos a posição y de h. P.S.: Todos os problemas podem ser resolvidos dividindo-se o movimento em “subida” e “descida”.
1º caso: Um corpo é abandonado do repouso de uma altura conhecida (20 m?) - qual o tempo de queda? - com que velocidade atinge o solo? DESENHAR O PROBLEMA SEMPRE AJUDA!
2º caso: um corpo é lançado verticalmente para cima com uma velocidade conhecida (30 m/s) - que altura atinge? - qual o tempo de subida e descida? - qual a velocidade com que atinge o solo?
1- Uma bola, ao ser jogada verticalmente para cima, atinge uma altura de 125 metros. O tempo de sua permanência no ar é de: (Adote g = 10 m/s².) a)5s. b)10s. c)2,5s. d)12,5s. e)8,5 s.
2-Uma bala de revólver é disparada verticalmente para cima e atinge a altura de 4000 m acima do ponto de disparo. Considerando g = 10 m/s² e desprezível a resistência do ar, a velocidade (em m/s) com que a bala saiu do cano do revólver é um valor mais próximo de: a)140m/s b)280m/s c)420m/s d) 560 m/s
3 - Uma pedra é lançada verticalmente para cima com velocidade de 3,0 m/s de uma posição 2,0 m acima do solo. Quanto tempo decorrerá desde o instante de lançamento até o instante de a pedra chegar ao solo? a)0,4s b)1,0s c)1,5s d)2,0s e) 3,0 s
Dinâmica – Estudo dos movimentos a partir de suas CAUSAS. As Leis de Newton Isaac Newton, físico britânico, nascido em 1642, apresentou três leis que regem os fenômenos mecânicos.
ALGUMAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES PARA ENTENDER AS LEIS DE NEWTON - FORÇA : Agente capaz de alterar o estado de movimento ou de repouso de um corpo, ou de produzir uma deformação. É uma grandeza física vetorial isto é, tem módulo , direção e sentido. É medida em Newtons [N], que equivale a kg.m/s².
ALGUMAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES PARA ENTENDER AS LEIS DE NEWTON - SISTEMA DE FORÇAS: É um conjunto de forças que atua sobre um corpo. FORÇA RESULTANTE: Força única que produz o mesmo efeito causado por um sistema de forças agindo numa partícula. É determinada pela soma de todas as forças que atuam sobre a partícula, levando-se em conta sua direção e seu sentido.
1ª Lei de Newton – Lei da Inércia “Qualquer corpo tende a permanecer em seu estado de movimento se a resultante das forças que atuam sobre ele for nula.” → REPOUSO ou MRU
Exemplos da 1ª Lei de Newton Quando um ônibus freia bruscamente os passageiros são arremessados para a frente do coletivo, pois tendem a permanecer em seu estado de movimento. Quando um automóvel arranca bruscamente, o motorista “cola” no banco, pois tende a permanecer em seu estado de movimento (no caso, repouso).
2ª Lei de Newton – Lei Fundamental da Dinâmica “A Força Resultante sobre um corpo é igual ao produto da sua massa pela aceleração que adquire.” Vejamos uma animação que diz respeito à 2ª Lei de Newton em http://www.walter-fendt.de/ph11br/n2law_br.htm
Quanto maior for a massa de um corpo, menor será a aceleração que uma dada força resultante produz. Quanto maior for a força resultante sobre um corpo, maior é a aceleração produzida. Vejamos uma força especial:
FORÇA PESO Newton postulou que todo corpo dotado de massa atrai outros corpos que também tenham massa. Essa força de atração é conhecida como força gravitacional. Todos os corpos na superfície da Terra são atraídos na direção do centro do nosso planeta com uma força que chamamos de PESO. g vale 9,8 m/s² na superfície da Terra
ALGUNS EXEMPLOS 01) Qual a aceleração adquirida por um corpo cuja massa vale 50kg, quando uma força de 100N é aplicada horizontalmente sobre ele?
02) Qual a aceleração adquirida por um corpo, cuja massa vale 2kg, quando nele atuam duas forças cujos módulos são F1= 6N e F2=8N, nas seguintes condições: a)Se seus sentidos forem iguais? b) Se seus sentidos forem contrários?
03) Qual a aceleração adquirida pelo corpo? (Obs: os vetores representam as forças atuantes sobre o corpo) • 2m/s² • 3m/s² • 4m/s² • 7m/s² • NRA
04) Um astronauta com o traje completo tem uma massa de 150kg. Determine a sua massa e o seu peso quando for levado para a Lua, onde a gravidade é aproximadamente 1,6 m/s² • 150 kg e 1500N • 150 kg e 240N • 150 kg e 150N • 0 kg e 1500N • NRA
3ª Lei de Newton – Lei da Ação e Reação “A toda ação corresponde uma reação, de mesma intensidade, mesma direção, porém de sentido contrário atuando em corpos distintos.”
1) As forças de ação e reação aparecem aos pares, sempre que dois corpos interagem; 2) Os pares ação/reação podem ser de contato direto ou de ação a distância sendo o par sempre da mesma natureza; 3) Os pares ação/reação nunca se anulam pois atuam em corpos diferentes.
FORÇA NORMAL É a força de reação que a superfície exerce sobre o corpo que a comprime. É necessário a presença de uma superfície, e nem sempre é igual ao peso do corpo. O valor da Força Normal é igual ao da Força Peso quando a superfície for perfeitamente perpendicular ao campo gravitacional (horizontal) e não houverem outras forças atuando na mesma direção da Força Peso.
N=P F N>P F N<P
FORÇA DE ATRITO O atrito é a resistência que uma superfície oferece ao deslizamento de um corpo. Ao aplicarmos uma força para deslizar um corpo, surge força em sentido contrário ao movimento ou à tendência ao movimento denominada FORÇA DE ATRITO. Tal força de atrito poderá ser ESTÁTICA para corpo em repouso ou DINÂMICO para corpos em movimento.
Fatores que influenciam na intensidade da o tipo de superfície; o grau de polimento ou aspereza; a massa do corpo/intensidade da força normal; se o atrito for de rolamento ou de deslizamento. Chamamos de coeficiente de atrito o fator que considera os aspectos relevantes da superfície para a força de atrito. → coeficiente de atrito; é adimensional
Expressão da FORÇA DE ATRITO LEMBRANDO QUE QUANDO O ATRITO ATUA, ELE DEVE SER CONSIDERADO PARA A DETERMINAÇÃO DA FORÇA RESULTANTE
A FORÇA DE ATRITO ESTÁTICO É VARIÁVEL ESSA EXPRESSÃO REFERE-SE AO SEU VALOR MÁXIMO!
Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=PDRPKxf0bYk&NR=1