210 likes | 273 Views
PARADOXOS DE JESUS. Clique para passagem de slides / ligue o som. Os dicionários definem o vocábulo paradoxo como “conceito que é ou parece contrário ao comum; contra-senso; absurdo; afirmação que vai de encontro a sistemas ou pressupostos que se impuseram, como incontestáveis ao pensamento.
E N D
PARADOXOS DE JESUS Clique para passagem de slides / ligue o som
Os dicionários definem o vocábulo paradoxo como “conceito que é ou parece contrário ao comum; contra-senso; absurdo; afirmação que vai de encontro a sistemas ou pressupostos que se impuseram, como incontestáveis ao pensamento.
O revide a uma agressão, por exemplo, é visto como algo natural, normal. Não revidar, não reagir, são atitudes vistas por uns como prudência, por outros, como covardia. Agora, oferecer a outra face, seria um paradoxo, uma atitude contrária ao sistema adotadopelos homens.
Os ensinamentos de Jesus estão cheios de paradoxos, quando considerados do ponto de vista do sistema que reina na sociedade, ou sob a ótica do homem quenão compreende nem tem discernimento das coisas do Espírito de Deus.
Jesus nos ensina que devemos oferecer a outra face a quem nos bate, enquanto o mundo diz: bateu, levou.
Jesus nos diz para amarmos os nossos inimigos e orarmos pelos que nos perseguem, enquanto o mundo apregoa: para os amigos, os favores da lei, para os inimigos, os rigores da lei.
Jesus diz que não devemos acumular tesouros sobre a terra, mas ajuntarmos tesouros no céu. Os homens preferem acumular tesouros aqui na Terra, mesmo sabendo dos risco a que estão expostos.
Jesus nos diz para não nos inquietarmos com o dia de amanhã. O homem diz que sua preocupação não é com o dia de amanhã, mas com o dia de hoje.
A vida cristã é paradoxal. O cristão anda na contramão de direção do mundo. Enquanto o mundo procura entrar pela porta larga, mais confortável para seus propósitos, Jesus nos manda entrar pela porta estreita, que leva à salvação, para a amplitude da vida eterna
Como amar alguém que nos odeia, que procura prejudicar-nos, que nos persegue ? Absurdo ! –responde o homem. Mas Deus pode transformar o sentimento negativo do homem em sentimento positivo do amor. E isso só pode ser discernido espiritualmente, porque o mundo não entende tal coisa.
Quebrar a cabeça com as dificuldades do amanhã é o comportamento do homem natural; buscar, em primeiro lugar, o reino de Deus e sua justiça é a atitude paradoxal do cristão
O homem natural quer, em primeiro lugar, ver para crer, mas Jesus nos diz que “bem-aventurados são os que não viram e creram”.
A vida, para o homem natural, resume-se a este mundo, e ele quer desfrutá-la em sua plenitude.Mas a Bíblia nos ensina que se nossa esperança se resumisse a este mundo, seríamos os mais infelizes dos homens.
Quando o homemprocurar aproximar-se de Deus e entender a essência e o significado dos ensinamentos de Jesus, vai constatar que ele, homem, é que se transformou num paradoxo, porque...
...tendo sido criado à imagem e semelhança de Deus, que é luz, prefere andar nas trevas;
...sendo imagem e semelhança de Deus, queé a Verdade, prefere a mentira;
...sendo imagem e semelhança de Deus, que écompaixão, vive indiferente em relação ao seu irmão necessitado.
...paradoxal é o homem, porque enquanto o seu Criador fez-se homem e morreu por nós numa cruz, para que tivéssemos a vida eterna, ele, o homem, tira a vida de seu semelhante.
Os paradoxos da vida cristã vão de encontro à racionalidade da lógica humana.
Créditos:texto e formatação: Nerivaldomúsica: Dancing waves (E.Cortazar)nerivaldo.lopes@gmail.comdata: 10.06.2006