260 likes | 524 Views
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano. O Nazifascismo. Objetivos. Conceituar nazifascismo e determinar sua época. Citar as razões de sue surgimento. Explicar suas características. Caracterizar o Nazismo, o Fascismo, o Franquismo e o Salazarismo. O Conceito.
E N D
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano O Nazifascismo
Objetivos Conceituar nazifascismo e determinar sua época. Citar as razões de sue surgimento. Explicar suas características. Caracterizar o Nazismo, o Fascismo, o Franquismo e o Salazarismo.
O Conceito Fascismo é um tipo de regime ditatorial surgindo no século XX, baseado na obediência total a um líder carismático ou partido. Fala-se em “nazifascismo” porque o nazismo foi um dos mais importantes movimentos fascistas.
A Época • O nazifascismo surge no período “entre-guerras” (1919-1938). • O contexto do nazifascismo surge com o final da 1ª Guerra Mundial e a Crise Mundial de 1929.
Origens do Nazifascismo A derrota na 1ª Guerra Mundial e o sentimento de revanche. A descrença da democracia como solução dos problemas da sociedade. As crises econômicas, em especial a de 1929. O aparecimento de líderes carismáticos como Mussolini, Hitler, Salazar e Franco
As características do Nazifascismo governos ditatoriais líderes carismáticos partido único (totalitarismo) negação da democracia militarismo e nacionalismo violento racismo (exclusivamente o nazismo) romantismo (volta ao passado glorioso) anticomunismo
Fascismo italiano Surgiu com a agremiação “fascio di Italia” em 1919, se tornando um importante partido. A organização básica eram “os Camisas Pretas” núcleo paramilitar de ação do partido. A “Marcha sobre Roma” marca o momento de subida ao poder, em 1922.
Entre 1922 e 1924 os fascistas expurgam do parlamento os outros partidos, em especial os socialistas (caso Mateoti).
O Nazismo (o fascismo alemão) Criado em 1920, o partido nacional socialista reuniu antigos soldados e trabalhadores desempregados devido a crise que se abateu na Alemanha após o Tratado de Versalhes. Neste partido destacou-se Adolf Hitler.
O núcleos básicos de organização do partido eram tropas de militantes chamadas de SS e SA. Os nazista tentam um golpe em 1922, com apoio de alguns membros do governo e da polícia, mas fracassam (“Pustche de Munique”).
Em 1933 os nazistas chegam ao poder pelas eleições e, em seguida iniciam um governo ditatorial. O parlamento alemão é fechado e os demais partidos são proibidos. Através das “Leis de Nuremberg” começa em 1933 a perseguição aos judeus.
Hitler discursando depois de nomeado chanceler (1º ministro)
O extermínio dos Judeus, uma das consequências do Nazismo
Outros regimes fascistas Durante a década de 1920 e 1930 se desenvolveram outros regimes fascistas: 1)O Salazarismo em Portugal 2)O Franquismo na Espanha 3)O Estado Novo no Brasil, além de um movimento chamado “Integralismo”.
Salazarismo Sobe ao poder em Portugal em 1932 ajudado pelo General Carmona. Estabeleceu um governo ditatorial com apoio do exército. Durante seu governo, Portugal intensifica a dominação colonial sobre a África e a Ásia.
Salazar batizou seu governo de “Estado Novo”, posteriormente copiado por Getúlio Vargas no Brasil. O Salazarismo durou até 1974, qando foi derrubado pela “Revolução dos Cravos”.
Franquismo • O Franquismo foi um regime ditatorial estabelecido na Espanha de 1936 – 1978. • Em 1931 os republicanos derrubaram o Rei Afonso III. Devido a inclinação para o Comunismo, inicia-se a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). • Esta Guerra foi um ensaio para a Segunda Guerra Mundial, pois foram testados diversos novos armamentos. • Os republicanos foram ajudados pela URSS e pelas “Brigadas Internacionais” e os franquistas pela Alemanha Nazista e pela Itália fascista. • Os franquistas foram vitoriosos na Guerra.
A Cidade de Guernica bombardeada e o quadro de Pablo Picasso.
Monumento do Vale dos Caídos A ditadura franquista terminou com a morte de Franco em 1975. O Rei Juam Carlos instaura a democracia no País em 1976.
Conseqüências • Eclosão da 2ª Guerra Mundial. • Regimes ditatoriais de maior ou menor duração. • Perseguição e morte de milhares de pessoas. • Nacionalismo exagerado. • Racismo, intolerância e discriminação.