1 / 18

IMPORTÂNCIA D O ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE PARA O CENTRO ESPÍRITA

IMPORTÂNCIA D O ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE PARA O CENTRO ESPÍRITA. Federação Espírita Brasileira * Feb. Mediunidade. ESTUDO E PRÁTICA. Allan Kardec, Obras Póstumas: Projeto - 1868 Ensino espírita

umeko
Download Presentation

IMPORTÂNCIA D O ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE PARA O CENTRO ESPÍRITA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE PARA O CENTRO ESPÍRITA Federação Espírita Brasileira *Feb

  2. Mediunidade ESTUDO E PRÁTICA • Allan Kardec, Obras Póstumas: Projeto - 1868 • Ensino espírita • Curso regular de Espiritismo professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de • fundar a unidade de princípios, • fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias espíritas e • desenvolver grande número de médiuns.

  3. Mediunidade ESTUDO E PRÁTICA « Todos os dias a experiência nos traz a confirmação de que as dificuldades e os desenganos, com que muitos topam na prática do Espiritismo, se originam da ignorância dos princípios desta ciência [...].» Allan kardec. O Livro dos Médiuns, Introdução.

  4. Mediunidade ESTUDO E PRÁTICA « A necessidade do estudo da mediunidade de forma contínua e sistematizada  tem como finalidade preparar trabalhadores da mediunidade conscientes, responsáveis  e esclarecidos, porém capazes de garantir a simplicidade e a segurança do intercâmbio com os Espíritos.  Para tanto, a prática mediúnica deve está isenta de distorções doutrinárias, misticismos ou de comportamentos exóticos à Doutrina Espírita,(…) » Allan kardec. O Livro dos Médiuns, Introdução.

  5. Mediunidade ESTUDO E PRÁTICA « De par com os médiuns propriamente ditos, há, a crescer diariamente, uma multidão de pessoas que se ocupam com as manifestações espíritas. Guiá-las nas suas observações, assinalar-lhes os obstáculos que podem e hão de necessariamente encontrar, lidando com uma nova ordem de coisas, iniciá-las na maneira de confabularem com os Espíritos, indicar-lhes os meios de conseguirem boas comunicações, tal o círculo que temos de abranger, sob pena de fazermos trabalho incompleto. » Allan kardec. O Livro dos Médiuns, Introdução.

  6. Mediunidade ESTUDO E PRÁTICA “Os candidatos ao trabalho mediúnico, junto das criaturas humanas, precisam refletir com segurança e discernimento, antes de abraçá-lo, conscientes de que se encontram diante de um dos mais sérios compromissos espirituais da vida.” Francisco Cândido Xavier. Lições de Sabedoria.São Paulo: Editora Jornalística Fé, 1997, p.140

  7. Mediunidade ESTUDO E PRÁTICA “Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar carateres, à que incute hábitos, porquanto a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos.” Allan Kardec. O Livro dos Espíritos, Questão 685, comentário.

  8. Federação Espírita Brasileira Tendo como referência essas orientações, a partir de  março de 1998,foi disponibilizado ao Movimento Espírita, o Programa de Estudo e Educação da Mediunidade, organizado em dois níveis de estudo: Programas I e II. Em julho de 2001 e de 2005, respectivamente, a FEB publicou a segunda e a terceira edição, ambas substancialmente revisadas, cujo título  foi modificado para Estudo e Prática da Mediunidade.

  9. Federação Espírita Brasileira Em 2007, a segunda edição do Curso, foi revisada e atualizada. Os conteúdos estão centrados nas atividades da reunião mediúnica, desenvolvidos de forma objetiva e com coerência semântica. A idéia-sintese norteadora dos fins e dos objetivos do Curso foi mantida: priorizar a formação do trabalhador da mediunidade que atua num grupo mediúnico ou que dele pretende participar.

  10. Conceito OEstudo e Prática da Mediunidade é uma reunião privativa que prioriza a participação efetiva dos inscritos, realiza-se através da técnica de grupo, de modo seqüenciado e contínuo, de caráter teórico e prático, com programação fundamentada na obras da Codificação e nas complementares a esta, conforme as diretrizes doutrinárias Espíritas e à moral dos Evangelhos de Jesus.

  11. Objetivos e metodologia Objetivos do estudo: Programa I • Propiciar conhecimento aprofundado da Doutrina Espírita, com enfoque no estudo da  mediunidade. • Favorecer o desenvolvimento natural das faculdades psíquicas do participante, por meio de exercícios específicos. Realiza-se em atividades plenárias e em grupos, em dois momentos: um teórico (1h30m) e outro prático (30m).

  12. Objetivos e metodologia Objetivos do estudo: Programa II • Ensejar um estudo mais aprofundado da mediunidade, tendo em vista a formação ética, moral e intelectual dos participantes. • Favorecer o desenvolvimento e a educação das faculdades mediúnicas ou psíquicas dos participantes. Realiza-se o estudo teórico, expositivo,  (30m), seguido de reunião mediúnica supervisionada pelos monitores  do Curso e/ou trabalhadores experientes da reunião mediúnica da Casa Espírita

  13. PROGRAMA I

  14. PROGRAMA II

  15. Conhecer para melhor atender às necessidades do Centro Espírita O Centro Espírita “Não se trata somente de uma construção física, adequada às necessidades de natureza educativa, mas, sobretudo, de uma edificação espiritual, cujas as bases devem estar fincadas na rocha da Espiritualidade, de onde nascem as legítimas realizações para o engrandecimento moral das criaturas humanas. (…)” Santuário de bênçãos…  Oficina de trabalho edificante  Escola de educação integral  Lar que propicia a legítima fraternidade Bezerra de Menezes, por Divaldo Pereira Franco. Suely Caldas Schubert. Dimensões espirituais do Centro Espírita. 2 ed. – Rio de Janeiro: FEB, 2007.

  16. Orientação AO CENTRO ESPÍRITA 4) … para bem atender às suas finalidades, o Centro Espírita deve ser núcleo de estudo, de fraternidade, de oração e de trabalho, com base no Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina Espírita; (…)

  17. POR QUE É NECESSÁRIO ESTUDAR A MEDIUNIDADE • Evitar dificuldades e desenganos relativos ao desconhecimento do assunto. • Educar médiuns de forma correta e equilibrada. • Conhecer obstáculos e desafios relacionados : à manifestação dos Espíritos e ao diálogo com Entidades sofredoras; à obtenção de boas comunicações mediúnicas e à neutralização de atos oriundos de Espíritos moralmente inferiores. Allan Kardec: O Livro dos Médiuns. Introdução.

  18. “Na dúvida, abstém-te.(...) Desde que uma opinião nova venha a ser expedida, por pouco vos pareça duvidosa, fazei-a passar pelo crisol da razão e da lógica e rejeitai desassombradamente o que a razão e o bom-senso reprovarem. Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea.” ERASTO. Allan Kardec. O Livro dos Médiuns, cap. XX it. 230)

More Related