E N D
Josué o líder da conquista de Canaã Josué, sem dúvida alguma, é o personagem que predomina na fase da conquista da terra prometida, tendo sido fiel a sua incumbência de substituir Moisés na liderança do povo, embora fosse uma missão bastante árdua, o Senhor esteve com ele desde quando foi chamado Dt 31. 7,8; 34.7-12; Js 1.1-11. Já no início da conquista, Deus confirma o chamado de Josué aos olhos de todo o povo ao parar as águas do Jordão para que Israel atravessasse em seco para o lado ocidental da terra de Canaã (Js 3. 1-7, 15-17), bem defronte de Jericó. Jericó era a primeira cidade a ser conquistada, e mais uma vez o Senhor mostra o seu poder ao entregar milagrosamente a cidade nas mãos de Israel (Js 6.20,21,24,25).Josué repartiu a terra entre as nove tribos e meia que ainda não haviam recebido a sua herança, haja vista Moisés já ter dado herança a duas tribos e meia na margem oriental do Jordão (ver figura da pág 24). Antes de ser recolhido, Josué também renovou a aliança feita entre o Senhor e o povo de Israel.Enquanto viveu Josué e os anciãos de sua época, o povo serviu ao Senhor. O texto de Js 24.29-31 mostra que a obediência de Israel não durou por muito tempo, e, na verdade, não era uma obediência sincera.Após a morte daqueles anciãos, logo Israel se precipitou na acomodação, fez acordo com os povos que deveria conquistar, e seus filhos tomaram por esposa as mulheres cananéias e serviram aos seus “deuses” (Jz 2.1-3). Este triste estado de anarquia e pecado é relatado no livro de Juízes.
ISRAEL INVADIDO PELA ASSÍRIA – (MOTIVO = 2º REIS 17: 16-18) O REI DA ASSÍRIA TROUXE CATIVOS EXTRANGEIROS PARA HABITAR EM SAMARIA (REINO DO NORTE) PARA DESTRUIR A NACIONALIDADE DE ISRAEL. 2º REIS 17.24 A BABILÔNIA VENCE OS ASSÍRIOS 150 ANOS DEPOIS DA QUEDA DE ISRAEL, JUDÁ VAI CAIR, CONFORME A PROFECIA DE IS. 39.6 Em 587 a.C. Babilônia destrói o Templo. O povo é levado cativo.
Ag 2:2-4, 21-23; Zc. 4:6-10 Deu ordem para continuar a reconstrução do Templo. citado na genealogia de Jesus Cristo. Lc.3.27s, citado como filho de Selatiel, neto do rei Jeoaquim, descendente de David. O objetivo da missão dele era ver como estava à condição espiritual do povo judeu. “Meu ungido e fará tudo o que Me apraz” Is. 44:28.