100 likes | 350 Views
Esta é a vocação de todo o crente: ser a «Mãe» de Jesus pela fé: recebê-l’O, encarná-l’O e oferecê-l’O aos outros. «Minha mãe e meus irmãos são os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática». Lucas 8, 21. Lucas 1, 26-38 IV domingo Advento –B- 21 dezembro 2008.
E N D
Esta é a vocação de todo o crente: ser a «Mãe» de Jesus pela fé: recebê-l’O, encarná-l’O e oferecê-l’O aos outros. «Minha mãe e meus irmãos são os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática».Lucas 8, 21 Lucas 1, 26-38IV domingo Advento –B-21 dezembro 2008
Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José. O nome da Virgem era Maria. Nazaret O anúncio de Jesus não tem lugar no ambiente solene do templo, como o anúncio de João Baptista, mas num pequeno lugar da Galileia, região considerada em Israel de pessoas ignorantes e impuras, com quem ninguém se devia relacionar. Nazaré não é citada no Antigo Testamento nem uma só vez, não está unida a nenhuma promessa messiânica. O plano de Deus chega a partir dum lugar humilde fora das grandes instituições religiosas. É o estilo de Deus que se revela em Jesus.
Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: –Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo; bendita és tu entre as mulheres A primeira palavra da parte de Deus, quando Jesus se acerca do mundo, é um convite à alegria.A presença de Deus é sempre motivo de alegria e de paz.O anjo da Anunciação pode visitar-te em qualquer momento. Leva boas notícias e importantes ofertas. Dir-te-á que Deus olhou para ti com amor infinito. Revelar-te-á que Deus necessita de ti. Pedir-te-á que abras a tua casa, porque quer hospedar-Se em ti, encarnar em ti.Saberás escutar? Saberás responder? Saberás acolher?
Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse.lhe o Anjo:–Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo; o Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim. Aparentemente não vai mudar a vida externa de Maria: casar-se-á, terá o seu filho, educá-lo-á, deixá-lo-á partir. Mas toda esta simplicidade e normalidade tem um sentido único, singular, original, pela Palavra que recebeu. Maria, ao acolher as palavras proféticas, converte-se em profeta: percebe o chamamento de Deus, mostra-se sensível à sua voz, recebe a palavra que se lhe oferece e da qual se faz eco com o seu anúncio, a sua denúncia, os seus gestos, a sua vida.
Maria disse ao Anjo:–Como será isto, se eu não conheço homem? Neste trascendental momento da história não é necessário o varão dominador, nem o profeta, nem o sacerdote, mas a entrega e esperança de uma mulher, como portadora de um desejo de maternidade e vida que o próprio Deus alimenta.
O Anjo respondeu-lhe:–O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. . O Espírito Santo vai criando no coração crente (Maria) e da pessoa crente (nós) essa síntese preciosa: fragilidade e firmeza, que se apoiam mutuamente. Maria perturba-se profundamente, não entende e pergunta. Abandona-se, crê e encontra na Palavra de Deus a certeza necessária perante o que parece, humanamente, impossível.
E a tua parenta Isabel concebeu também umfilho na sua velhice e este é o sexto mês daquele a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível. O sinal expressa a protecção de Deus para com as pessoas débeis. A libertação da vergonha e marginalização que supunha a esterilidade naquela sociedade. Reconheçamos com assombro e agradecimento as anunciações de Deus na nossa vida. O amor, a amizade, a família, uma experiência que me marcou, aquela palavra... Quando trabalho, quando estudo, quando rezo, quando sofro, quando sonho, quando me esforço, quando descanso, quando contemplo, quando amo... Em todas as ocasiões o que importa é crer e confiar, abrir-me ao anúncio de Deus, à sua Palavra.
Maria disse então:–Eis a escrava do Senhor; Faça-se em mim segundo a tua palabra.E o Anjo deixou-a. Maria compromete-se de corpo inteiro, alma e vida, colocando-se nas mãos de Deus. Não responde de forma inconsciente, mas movida pela fé e pelo amor maior. Diz sim porque confia em Deus, porque não pensa em si misma, porque anseia a vinda do Messias, porque quer servir o projecto de Deus. Não sabe o que acontecerá. Em tudo o que acontecer descubrirá sempre o plano de Deus. Se Tu me amas tanto, que outra coisa posso fazer eu senão confiar e amar?
O Sim de Maria Encanta-me quando pronuncias a palavra. Fascina-me ouvir-te dizer Sim! É música em teus lábios, é explosão de vida, é afirmação generosa e alegre de tudo o que és e queres que nós sejamos. É sílaba rápida, é nota aguda, é proclamação decisiva. É proclamação de fé. Deste conta disso? Já reparaste que quando dizes Sim! estás a afirmar a tua vida,estás a confiar em Deus, estás a confiar na Providência que se compromete a tornar realidade a tua confiança e verdade, a tua palavra?. Quando dizes Sim! com essa energia e essa vibração,estás a fazer com que todo o que te ouvir acredite na vida, se enamore do mundo, se afiance na eternidade. Cada Sim! teu é um grito, um testemunho, uma força de graçapara nós que te ouvimos. Está a soar aos meus ouvidos ese Sim! de teus lábios, tão claro, tão valente, tão teu. Ajuda-me a escutá-lo. Toda a vida é un lento aprender a dizer SIM!. Carlos G. Vallés