1 / 12

O Livro da Sabedoria

O Livro da Sabedoria. A Sabedoria é dom de Deus. Segundo a ordem cronológica, a Sabedoria é o ultimo livro do Antigo Testamento. Isso porque ele foi escrito no ano 50 a.C.

van
Download Presentation

O Livro da Sabedoria

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Livro da Sabedoria

  2. A Sabedoria é dom de Deus

  3. Segundo a ordem cronológica, a Sabedoria é o ultimo livro do Antigo Testamento. Isso porque ele foi escrito no ano 50 a.C. O nome “Sabedoria de Salomão” não é verdadeiro, pois ele foi escrito por um judeu de Alexandria. Portanto não é de Salomão.

  4. Para ser corretamente interpretado, o livro deve ser entendido no contexto em que nasceu. Alexandria, era um importante centro político e cultural grego, e contava com cerca de 200.000 judeus entre seus habitantes. A cultura grega, porém, com suas filosofias costumes e cultos religiosos de uma parte, e com a hostilidade dos pagãos e às vezes perseguições, por outra, era uma ameaça constante à fé e cultura do povo judeu que habitava o Egito.

  5. Para não serem marginalizados da sociedade, muitos deixavam os costumes e até mesmo a fé, perdendo a própria identidade para se conformar a uma sociedade idólatra e injusta.

  6. O autor, profundamente alimentado pelas Escrituras e pela consciência histórica do seu povo, enfrenta a situação, escrevendo um livro que procura, de todos os modos, reforçar a fé e a esperança, relembrando o patrimônio histórico-religioso dos antepassados.

  7. Ele ensina a verdadeira sabedoria que conduz a uma vida justa e à felicidade. Não se trata da cultura que se conquista pelo pensamento, mas, da sabedoria que vem de Deus, que é contra a idolatria e a vida injusta que nasce dela. O autor quer mostrar que a sabedoria ou “o sentido da vida” não é somente fruto do esforço da pessoa, mas, em primeiro lugar é um dom de Deus, gratuito.

  8. O autor quer que os judeus que estão no Egito, mergulhados na cultura grega, não pensem como eles. Ele quer que se entenda que essa é VIDA e AMOR. E que vem de Deus. É dom. È um livro bem próximo do Novo Testamento, de Jesus, tanto pelas ideias como pela época em que foi escrito.

  9. Essa Sabedoria, guiou pedagogicamente a história do povo de Deus, revelando que a verdadeira felicidade pertence aos amigos de Deus.

  10. O Livro fala ainda: • da imortalidade da alma, • do destino eterno das pessoas. Mas, o seu eixo é a luta para os judeus conservarem a identidade judaica.

  11. 1ª - Qual a diferença entre sabedoria e cultura? 2ª - O que o autor fez diante da situação? 3ª - Como a Igreja luta, hoje, para que os cristãos sejam firmes na fé e no amor?

  12. Texto: Euclides Balancin Ivo Storniolo Bíblia Luiz Cechinato Imagens: Internet Formatação: I.M.Eunice Wolff

More Related