E N D
CONCEITO DE CENÁRIO Um cenário pode ser descrito como uma imagem coerente de um futuro plausível. Esta imagem pode ser quantificada, mas isso não constitui uma necessidade. Os cenários são usados para lidar com a incerteza acerca do que o futuro pode trazer. No contexto da análise política, um cenário pode ser um futuro desejável ou indesejável ou simplesmente um futuro possível. Os cenários são muitas vezes gerados em conjunto que dão uma imagem de uma gama de futuros plausíveis. (Rand Europe, 2002)
CENÁRIOS FORE-CASTING • Formam o contexto em que a política tem de funcionar e dão uma ideia do que o futuro na área de uma política particular pode trazer. • Podem ser usados para analisar como é que os problemas correntes se desenvolverão no futuro, a extensão em que aparecerão novos problemas e porque é que estes desenvolvimentos podem ocorrer. • Podem também ser usados para pensar acerca das opções políticas para lidar com o futuro e para analisar os efeitos que as políticas propostas podem ter no futuro e sua robustez em diferentes futuros possíveis.
CENÁRIOS BACK-CASTING • São geralmente imagens de um futuro desejável ou indesejável. Ao fazer-se o raciocínio passo a passo para trás a partir desse futuro, podem-se identificar as mudanças que agora ou num futuro próximo são necessárias para modelar ou direccionar o futuro no sentido desejado promovendo ou evitando certos eventos.