E N D
MATRIZ BCG (Boston Group Consulting) • A primeira abordagem corresponde à análise da matriz de crescimento da BCG (Boston Consulting Group). A idéia central desta matriz é relacionar os vários negócios da empresa, conforme sua participação relativa no mercado e o crescimento do mercado,
desta forma, identificam-se os negócios, ou a linha de negócios, ou até mesmo a linha de produtos que serve como geradora de caixa para a empresa e aquela linha de negócios que deverá ser desativada, por estar consumindo recursos da empresa,
O eixo vertical indica a taxa de crescimento do mercado, em termos anuais (atual ou previsto), no qual o negócio opera. O eixo horizontal indica a participação relativa no mercado, calculada dividindo-se a participação da empresa no mercado pela participação, no mercado, do seu maior concorrente.
As quatro células apresentadas na matriz BCG significam as possíveis combinações de participação no mercado e do crescimento no mercado. As células representam tipos de negócios que compõem a carteira de negócios da empresa. Assim sendo, as células são identificadas da seguinte forma:
CRIANÇA-PROBLEMA • são os negócios da companhia, ou os produtos da empresa que operam num mercado de altas taxas de crescimento, mas com baixa participação relativa. Esta linha de negócios, ou de produtos, pode apresentar no futuro resultados satisfatórios para a organização, uma vez que o mercado está em franco crescimento.
ESTRELAS • são, em geral, linhas de negócios ou produtos que saem da condição de criança problema e se tornam bem-sucedidos.
VACAS LEITEIRAS • conhecidos também como alimentadoras de caixa, são aqueles negócios que atuam em mercado com taxas de crescimento pequeno, mas que possuem uma boa participação relativa nesse mercado.
ABACAXIS • são negócios que possuem participação fraca em mercados com baixo crescimento. São negócios ou produtos em fase de declínio, que geram baixos lucros ou até mesmo, perdas para a empresa.