1 / 14

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1. Prof. Elisabeth Mendes Vieira. HISTÓRICO.

vienna
Download Presentation

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕESaula 1 Prof. Elisabeth Mendes Vieira

  2. HISTÓRICO • A psicologia aplicada a administração começou por volta de 1968 sob forma de apostilas que pudessem auxiliar os alunos a interligarem com maior facilidade aqueles tópicos mais significativos da Ciência do comportamento aplicada ao contexto organizacional.

  3. A PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL • Nas ultimas décadas, cada vez mais o ser humano tem chamado a atenção dos estudiosos e merecidos cuidadosos estudos a fim de que possa ser mais bem conhecido sob todos os aspectos que lhe são peculiares.

  4. FOCO • O ponto de vista comportamental que muito se tem escrito e lido sobre o assunto. • Procura-se conhecer a si mesmo e aos outros com os quais convivem, quer na situação individual, social ou organizacional.

  5. Esta é a razão que as ciências do comportamento estão aparecendo entre aquelas que despertam maior interesse. • Muito esforço se tem feito para que tal acervo de conhecimentos venha cada vez mais encontrar-se à mão das pessoas para que elas possam resolver os seus problemas do dia-a-dia.

  6. A medida que as pessoas estejam procurando cada vez mais informar-se sobre o assunto, as ciências comportamentais vêm deixando de se qualificarem como aquele conjunto de conhecimentos voltados apenas ao estudo dos seres atípico ou pouco comuns, tais como: débeis mentais, os neuróticos, os psicóticos e os gênios.

  7. Na medicina a doença era inicialmente a preocupação dos estudiosos. • Com o passar do tempo, a atenção para a saúde física tanto quanto para a mental foi incentivando o interesse das pesquisas sobre o assunto. • Passou-se então a estudar muito mais o ser normal em sua maneira natural de existir e se comportar. • E assim passou-se a grandes descobertas sobre comportamento. • PAREI AQUI

  8. O HOMEM ATUAL: Comportamento e autoconhecimento • O homem contemporâneo, por uma série de razões dele próprio, dos seus grupos sociais e do ambiente em que vive, tem apresentado, percentualmente, um aumento daqueles estados conhecidos como de ansiedade e angústia.

  9. O mal-estar característico de tais estados tem levado o homem à procura da melhor maneira de resolvê-los, mas nem sempre se tem conseguido chegar a estratégias mais sadias. • EX. aumento percentual no consumo de drogas acompanhado de grande número de atos delinquenciais. HÁ FORMAS MAIS PRODUTIVAS E CONFORTÁVEIS DE EVITAR A INADEQUAÇÃO HUMANA.

  10. É notório que cada pessoa tenha uma tendência natural de considerar a sua problemática individual de forma prioritária. • Os cientistas do comportamento foram compreendendo que poderiam ajudar mais efetivamente as pessoas à medida que facilitassem que elas mesmas se conhecessem. • PSICOLOGIA – ciência que afeta ao estudo do comportamento humano.

  11. A PSICOLOGIA E A BUSCA DE SINTOMAS COMPORTAMENTAIS • A partir dos estudos psicanalíticos feitos por Freud, falecido em 1939, que se tem procurado ir além dos sintomas comportamentais aparentes. • Objetivo – explicar melhor as reações humanas, para que se possa chegar mais próximo possível dos reais “por que” da conduta humana.

  12. Muitos comportamentos indesejáveis levam a simples conotação de má vontade, falta de educação e outros. • É preciso compreender que a intenção de cada pessoa é a de ser produtiva. • Se isso não ocorre no seu trabalho, na sua vida familiar, na sua carreira escolar e assim por diante, é porque essa pessoa deve estar acumulando dentro de si alguma inadequação pessoal.

  13. Se lembrássemos de que toda pessoa-problema para nós é antes de tudo um problema para si mesma, a convivência e o entendimento entre todos ficariam mais fáceis, e muitos sofrimentos advindo de desencontros poderiam ser evitados.

  14. Exemplo – página 15

More Related