1 / 9

A presença estrangeira no Período Colonial

A presença estrangeira no Período Colonial. A disputa pelas novas terras *As terras do Brasil foram alvo de inúmeras expedições – contrabando de madeira, o saque das feitorias e povoamentos ou a conquista de territórios.

Download Presentation

A presença estrangeira no Período Colonial

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A presença estrangeira no Período Colonial

  2. A disputa pelas novas terras *As terras do Brasil foram alvo de inúmeras expedições – contrabando de madeira, o saque das feitorias e povoamentos ou a conquista de territórios. *Os principais visitantes do território brasileiro nesse período foram franceses, ingleses e holandeses. *A presença francesa foi mais constante no nosso litoral entre os séculos XVI e XVIII. *A presença inglesa foi mais intensa no século XVI, mas restringiu-se a atos de pirataria. *As invasões holandesas foram as que mais conquistaram área e que por mais tempo permaneceram no Brasil.

  3. As invasões francesas *Os franceses desafiaram abertamente os domínios portugueses estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas (1494). *Diante das notícias da presença de navios franceses no litoral das “novas terras”, o governo português organizou expedições guarda-costas. O único objetivo dos portugueses na colonização das terras brasileiras era acumular riquezas. *Durante dois séculos, portugueses e franceses disputaram as terras, as riquezas e a aliança com os índios em busca da supremacia sobre o Brasil.

  4. *Em 1555 e 1567, os franceses fundaram, na Baía da Guanabara, uma Colônia chamada de França Antártica. Mais tarde acabaram sendo expulsos pelos portugueses (Mem de Sá / Estácio de Sá). *No Maranhão, uma expedição francesa fundou a França Equinocial, o que acabou originando a cidade de São Luís. Também acabaram sendo expulsos pelos portugueses.

  5. As invasões holandesas *Compreender as invasões holandesas ao Brasil, em 1642 e 1630, exige conhecer alguns aspectos a respeito da política europeia. *Em 1580, Portugal e Brasil passaram ao domínio espanhol, em face de uma questão sucessória. Essa situação perdurou até 1640 e ficou conhecida como União Ibérica. *Em 1581, a Holanda iniciou uma longa luta de libertação do domínio espanhol. Em represália, o rei Filipe II determinou o fechamento de todos os portos do seu império aos barcos holandeses.

  6. *Não se esqueça que os holandeses eram sócios do lucrativo comércio do açúcar. Com a atitude espanhola, tal negócio ficaria inviabilizado. *Diante dessa situação, os comerciantes holandeses decidiram invadir o nordeste açucareiro. *Em 1621, foi criada a Companhia das Índias Ocidentais, que ficou responsável pelos planos e organização das expedições ao território brasileiro. *O primeiro objetivo do ataque holandês foi a Bahia, sede da Colônia, em 1624. No entanto, a resistência dos colonos e o auxílio de uma poderosa frota luso-espanhola inviabilizaram os planos de conquista e, em 1625, os holandeses deixaram as terras brasileiras.

  7. *Os dirigentes da Companhia das Índias Ocidentais não desistiram de tentar retomar o controle do comércio açucareiro. Em 1630, atacaram Pernambuco, o coração da produção do açúcar. O domínio holandês no Brasil *Vencida a resistência, os holandeses estenderam seus domínios territoriais até o Maranhão. Além disso, passaram a controlar o açúcar e tráfico de escravos. *Um dos principais responsáveis pela consolidação do domínio holandês foi Maurício de Nassau. Este, por sua vez, concedeu empréstimos aos fazendeiros, realizou obras de infra-estrutura, como drenagem de pântanos, construção de pontes, palácios e até do primeiros observatório astronômico. Também incentivou as artes/ciências, patrocinando a vinda de médicos e pintores.

  8. *Nassau seria demitido em 1644 por ter se oposto às novas determinações da Companhia das Índias Ocidentais de aumentar os impostos e cobrar os empréstimos dos senhores de engenho. Em seu lugar, assumiu uma regência de três comerciantes, que revogaram todas as concessões feitas por Nassau. *A nova postura da Holanda gerou uma série de reações dos senhores de engenho, reacendendo a insatisfação contra os invasores e desencadeando um movimento de expulsão que contou com o apoio da população. Esse movimento ficou conhecido como Insurreição Pernambucana. *Foram nove anos de lutas, iniciadas com a Batalha do Monte das Tabocas. Em seguida, ocorreram as famosas Batalhas dos Guararapes. Em 1654, os holandeses se renderam, na Campina do Taborda.

  9. IMPORTANTE: *Deixando o Brasil, os holandeses passaram a produzir açúcar nas Antilhas. A concorrência com o produto brasileiro provocou um aumento da oferta de açúcar na Europa e, consequentemente, uma diminuição do valor de venda do produto. A primazia acabava e a economia açucareira do Nordeste começava o seu declínio.

More Related