230 likes | 386 Views
Dedução Natural. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso de Engenharia de Computação. Método da dedução natural. Deduzir uma conclusão a partir de premissas. Regras de inferência. Método prático. Regras de inferência. Quantas regras se pode ter num sistema?
E N D
Dedução Natural Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso de Engenharia de Computação
Método da dedução natural • Deduzir uma conclusão a partir de premissas. • Regras de inferência. • Método prático.
Regras de inferência Quantas regras se pode ter num sistema? Mínimo: duas regras para cada operador – introdutora e eliminadora. • Regras de inferência diretas. • Regras de inferência hipotéticas. • Regras de inferência derivadas.
Dupla Negação (DN): ¬¬ Modus Ponens (MP): Conjunção (C): Separação (S): Expansão (E): Regras de inferência diretas
Regras de inferência diretas Silogismo Disjuntivo (SD): ¬ ¬ Condicionais para Bicondicional (CB): Bicondicional para Condicionais (BC):
Exemplo de dedução Pa (Qab Cq), (Qab Cq) Dc, Dc (E (¬E Fba)), Pa, ¬E ╞ Fba. 1. Pa (Qab Cq) P 2. (Qab Cq) Dc P 3. Dc (E (¬E Fba)) P 4. Pa P 5. ¬E P ?Fba
1. Pa (Qab Cq) P 2. (Qab Cq) Dc P 3. Dc (E (¬E Fba)) P 4. Pa P 5. ¬E P ?Fba 6. Qab Cq 1, 4 MP 7. Dc 2, 6 MP 8. E (¬E Fba) 3, 7 MP 9. ¬E Fba 5, 8 SD 10. Fba 5, 9 MP
Definições “Definição 1: Sejam um conjunto qualquer de fórmulas e uma fórmula. Uma dedução de a partir de é uma sequência finita 1,...,n de fórmulas, tal que n = e cada i, 1 i n, é uma fórmula que pertence a ou foi obtida a partir de fórmulas que aparecem antes na sequência, por meio da aplicação de alguma regra de inferência.” (MORTARI, 2001:242)
Definições “Definição 2: Sejam um conjunto qualquer de fórmulas e uma fórmula. Dizemos que é consequência lógica (sintática) de , o que denotamos por ├ , se há uma dedução de a partir de .” (MORTARI, 2001:243)
Exemplos {Pa (Qab Cq), (Qab Cq) Dc, Dc (E (¬E Fba)), Pa, ¬E} ├ Fba. {1,...,n} ├ 1,...,n├
Regras de inferência hipotéticas Se Miau é um gato típico, ele não gosta de nadar. Se não gosta de nadar, então não pratica pesca submarina. Logo, se Miau é um gato típico, Miau não pratica pesca submarina. Gm ¬Nm, ¬Nm ¬Pm ├ Gm ¬ Pm. 1. Gm ¬Nm P 2. ¬Nm ¬Pm P ?Gm ¬ Pm 3. | Gm H ?¬Pm
1. Gm ¬Nm P 2. ¬Nm ¬Pm P ?Gm ¬ Pm 3. Gm H ?¬Pm 4. ¬Nm 1, 3 MP 5. ¬Pm 2, 4 MP 6. Gm ¬Pm 3-5 RPC
Regra de prova condicional Formulação :
Uso apropriado da RPC • Introduzir na derivação uma linha vertical toda vez que uma hipótese adicional for introduzida. • Não usar uma fórmula que ocorre à direita de uma linha vertical depois de terminada essa linha. • Descartar as hipóteses na ordem inversa em que foram introduzidas. • Uma dedução não termina enquanto não forem descartadas todas as hipóteses adicionais.
Regras de inferência hipotéticas Cb ¬Fnp ├ ¬(Cb Fnp) 1. Cb ¬Fnp P ?¬(Cb Fnp) 2. Cb Fnp H ?CTR 3. Cb 2 S 4. ¬Fnp 1, 3 MP 5. Fnp 2 S 6. Fnp ¬Fnp 4, 5 C 7.¬(Cb Fnp) 2-6 RAA
Regra de redução ao absurdo Formulação: ¬ ¬
Regras de inferência derivadas São as regras que podem ser provadas a partir das regras mencionadas anteriormente. Podem ser consideradas como uma maneira de abreviar parte de uma dedução.
Modus Tollens (MT): ¬ ¬ Silogismo Hipotético(SH): Contraposição ¬¬ Dupla Negação (DN): ¬¬ Contradição (CTR): ¬ Leis de De Morgan (DM): ¬( ) ¬( ) ¬ ¬ ¬ ¬ Regras de inferência derivadas
Teoremas Definição 3: Uma fórmula é um teorema (do CQC) se há uma dedução de a partir do conjunto vazio de premissas. Assim, é um teorema se e somente se ├ , o que abreviamos escrevendo simplesmente ├ .
Teoremas Exemplo: ├ (Fa Gb) Fa. 1. Fa Gb H 2. Fa 1 S 3. (Fa Gb) Fa. 1-2 RPC
Consequência sintática e consequência semântica Teorema de Correção e Completude ├ se e somente se ╞ é uma consequência sintática de se e somente se é uma consequência semântica de .
O método de dedução natural é um sistema de prova correto e completo. Correto porque se uma conclusão pode ser deduzida de um conjunto de premissas, então ela de fato é consequência lógica (semântica) de . E completo porque, se uma fórmula é consequência lógica (sintática) de um conjunto de premissas, há uma dedução demonstrando isso.