1 / 36

História e Missão da CAIXA Professor Kennedy santos

História e Missão da CAIXA Professor Kennedy santos. 1-Dia 12 de janeiro de 1861 Dom Pedro II assinou o Decreto n° 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. 2-Em 1931, a CAIXA inaugurou operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas.

webb
Download Presentation

História e Missão da CAIXA Professor Kennedy santos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. História e Missão da CAIXA Professor Kennedy santos

  2. 1-Dia 12 de janeiro de 1861 Dom Pedro II assinou o Decreto n° 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. 2-Em 1931, a CAIXA inaugurou operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas. 3-Em 1934, por determinação do governo federal, assumiu a exclusividade dos empréstimos sob penhor, (extinção das casas de prego operadas por particulares)

  3. 4-Em 1986, incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH foi extinto) financiamento da casa própria e financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico. (A primeira hipoteca para a aquisição de imóveis da CAIXA do Rio de Janeiro é assinada no dia 1º de junho de 1931.) Tem como conseqüências: 5-Em 1986, com a extinção do BNH, se torna o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), administradora do FGTS e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). 6-Em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias.

  4. A CEF atende necessidades imediatas do povo brasileiro, como: 1-Poupança, 2-Empréstimos, 3-FGTS, 4-Programa de integração social (pis), 5-Seguro-desemprego, 6-Crédito educativo, 7-Financiamento habitacional 8-E transferência de benefícios sociais. IMPORTANTE: detêm o monopólio desde 1961 das Loterias Federais

  5. Apoio da Caixa 1-Iniciativas artístico-culturais, 2-Educacionais e 3-Desportivas em todo o brasil.

  6. Missão da Caixa 1-Promoção da cidadania 2-Desenvolvimento sustentável do país, 3-Como instituição financeira, agente de políticas públicas 4-Parceira estratégica do estado brasileiro.

  7. Valoresda Caixa 1-Sustentabilidade econômica, financeira e socioambiental. 2-Valorização do ser humano. 3-Respeito à diversidade. 4-Transparência e ética com o cliente. 5-Reconhecimento e valorização das pessoas que fazem a CAIXA. 6-Eficiência e inovação nos serviços, produtos e processos.

  8. Visão de futuro da Caixa A CAIXA será referência mundial como banco público integrado, rentável,  socialmente responsável, eficiente, ágil, com permanente capacidade de renovação e consolidará sua posição como o banco da maioria da população brasileira.

  9. EXERCICIOS 01 Marque o item correto. A- Em 1934, por determinação do governo federal, se tornou privativo a CEF os empréstimos sob penhor, com extinção das casas de prego operadas por particulares. B- Em 1931, a CAIXA inaugurou operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas e jurídicas. C- Dia 12 de janeiro de 1861 Dom Pedro I assinou o Decreto n° 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. D- Em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias. E- Em 1986, incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) financiamento da casa própria e financiadora do desenvolvimento urbano, somente do saneamento básico, se tornando o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.

  10. 02 A CEF atende necessidades imediatas do povo brasileiro. a exemplo dessa informação marque o item correto. A- A CEF tem centralizado o FGTS, e o Financiamento habitacional. B- A CEF detêm o monopólio de todos os Sorteios Federais C- A CEF é a maior instituição de credito educativo do Brasil D- A CEF é responsável pela Transferência de benefícios assistencialistas. E- A CEF apóia Iniciativas artístico-culturais, Educacionais e Desportivas em todo o mundo.

  11. 03 Sobre a missão e os valores da Caixa Econômica Federal marque o item incorreto. A- A CEF tem em sua missão e em seus valores a Promoção da cidadania, a Valorização do ser humano, e Respeito à diversidade. B- A CEF tem em sua missão e em seus valores Desenvolvimento sustentável do país, Sustentabilidade econômica, financeira e socioambiental. C- A CEF é uma instituição financeira, agente de políticas públicas Parceira estratégica do estado brasileiro. D- A CEF tem Transparência e ética com o cliente e Reconhecimento e valorização das pessoas que fazem a CAIXA. E- A CEF busca ampliar a sua eficiência e inovação nos serviços e produtos burocratizando seus processos.

  12. Gabarito: 1-D/ 2-C/ 3-E

  13. ESTATUTO DA CAIXA DECRETO Nº 6.473, DE 5 DE JUNHO DE 2008. DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FORO, DURAÇÃO E DEMAIS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A Caixa Econômica Federal - CEF foi criada em 1969 e é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública. OBS: É vinculada ao Ministério da Fazenda. Tem sede e foro na Capital da República, Prazo de duração indeterminado Atuação em todo o território nacional,

  14. Podendo criar e suprimir: 1- Sucursais, Filiais ou agências, (estabelecimento financeiro dependente da matriz) 2- Escritórios, Dependências (representações jurídicas) 3- Outros pontos de atendimento nas demais praças do País e no exterior. A CEF é uma Instituição integrante do Sistema Financeiro Nacional e auxilia a execução da política de crédito do Governo Federal, A CEF sujeita-se às decisões e à disciplina normativa do órgão competente (Comissão de Valores Mobiliários CVM, Conselho Monetário Nacional CMN, Secretaria da Receita Federal) e à fiscalização do Banco Central do Brasil.

  15. QUESTÃO DE PROVA: A administração da CEF respeitará os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, bem como os seguintes preceitos: 1- Programação e coordenação de suas atividades, em todos os níveis administrativos; 2- Desconcentração da autoridade executiva como forma de assegurar maior eficiência e agilidade às atividades-fim, com descentralização e desburocratização dos serviços e operações; 3- Racionalização dos gastos administrativos; 4- Simplificação de sua estrutura, evitando o excesso de níveis hierárquicos; 5- Incentivo ao aumento de produtividade, da qualidade e da eficiência dos serviços; 6- Aplicação de regras de governança corporativa e dos princípios de responsabilidade social empresarial; 7- Administração de negócios direcionada pelo gerenciamento de risco.

  16. DOS OBJETIVOS A CEF tem por objetivos: 1- administrar, com exclusividade, os serviços das loterias federais, nos termos da legislação específica; 2- administrar fundos e programas delegados pelo Governo Federal; 3- atuar como agente financeiro dos programas oficiais de habitação e saneamento e como principal órgão de execução da política habitacional e de saneamento do Governo Federal, operando, inclusive, como sociedade de crédito imobiliário, de forma a promover o acesso à moradia, especialmente das classes de menor renda da população;

  17. 4- atuar como agente operador e financeiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS; 5- atuar na exploração comercial de mercado digital voltada para seus fins institucionais. 6- atuar em projetos e programas de cooperação técnica internacional, como forma de auxiliar na solução de problemas sociais e econômicos.  7- conceder empréstimos e financiamentos de natureza social, em consonância com a política do Governo Federal, observadas as condições de retorno, que, no mínimo, venham a ressarcir os custos operacionais, de captação e de capital alocado;

  18. 8- efetuar operações de subscrição, aquisição e distribuição de ações, obrigações e quaisquer outros títulos ou valores mobiliários no mercado de capitais, para investimento ou revenda; 9- efetuar aplicações não reembolsáveis ou reembolsáveis ainda que parcialmente, destinadas especificamente a apoiar projetos e investimentos de caráter socioambiental, que se enquadrem em seus programas e ações, principalmente nas áreas de habitação de interesse social, saneamento ambiental, gestão ambiental, geração de trabalho e renda, saúde, educação, desportos, cultura, justiça, alimentação, desenvolvimento institucional, desenvolvimento rural, entre outras vinculadas ao desenvolvimento sustentável que beneficiem, prioritariamente, a população de baixa renda, na forma fixada pelo Conselho Diretor e aprovada pelo Conselho de Administração da CEF. 10- exercer o monopólio das operações de penhor civil, em caráter permanente e contínuo; 11- manter linhas de credito específicas para as microempresas e para as empresas de pequeno porte;

  19. 12- prestar serviços bancários de qualquer natureza, praticando operações ativas, passivas e acessórias, inclusive de intermediação e suprimento financeiro, sob suas múltiplas formas; 13- prestar serviços delegados pelo Governo Federal, que se adaptem à sua estrutura e natureza de instituição financeira, ou mediante convênio com outras entidades ou empresas; 14- prestar serviços de custódia de valores mobiliários; 15- prestar serviços de assessoria, consultoria e gerenciamento de atividades econômicas, de políticas públicas, de previdência e de outras matérias relacionadas com sua área de atuação, diretamente ou mediante convênio ou consórcio com outras entidades ou empresas;

  20. 16- prestar, direta ou indiretamente, serviços relacionados às atividades de fomento da cultura e do turismo, inclusive mediante intermediação e apoio financeiro; 17- realizar quaisquer operações, serviços e atividades negociais nos mercados financeiros e de capitais, internos ou externos; 18- realizar operações relacionadas com a emissão e a administração de cartões de crédito; 19- realizar operações de câmbio; 20- realizar operações de corretagem de seguros e de valores mobiliários, arrendamento residencial e mercantil, inclusive sob a forma de leasing;

  21. 21- realizar, na qualidade de agente do Governo Federal, por conta e ordem deste, quaisquer operações ou serviços, nos mercados financeiro e de capitais, que lhe forem delegados; 22- receber depósitos, a qualquer título, inclusive os garantidos pela União, em especial os de economia popular, tendo como propósito incentivar e educar a população brasileira nos hábitos da poupança e fomentar o crédito em todas as regiões do País;

  22. O PESSOAL O pessoal da CEF é admitido, OBRIGATORIAMENTE, mediante concurso público, de provas ou de provas e títulos, sob regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e legislação complementar. QUESTÂO DE PROVA: A CEF poderárequerer a cessão de servidores dos quadros de pessoal da administração pública federal, inclusive das empresas públicas e sociedades de economia mista,para o exercício de função de assessoramento ao Conselho de Administração e à Presidência da CEF. OBS: máximo, doze cessões. Com remuneração a ser definida em normatização específica

  23. QUESTÃO DE PROVA 2: Poderão ser contratados, a termo, profissionais para o exercício de função de assessoramento ao Conselho de Administração e à Presidência da CEF. OBS: máximo, doze contratações a termo. Com remuneração a ser definida em normatização específica

  24. EXERCICIOS 01 marque os item correto: A- A Caixa Econômica Federal - CEF foi criada em 1969 e é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública. E é vinculada ao Ministério do planejamento orçamento e gestão. B- A Caixa Econômica Federal - CEF Tem sede e foro em Brasília Capital o Distrito Federal. C- A Caixa Econômica Federal - CEF Tem Prazo de duração determinado. D- A Caixa Econômica Federal - CEF Tem Atuação em todo o território internacional. E- A Caixa Econômica Federal - CEF foi criada em 1969 e é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública. E é vinculada ao Ministério da Fazenda, Tem sede e foro na Capital da República, com Prazo de duração indeterminado e Atuação em todo o território nacional.

  25. 02 A Caixa Econômica Federal - CEF pode criar e suprimir, exceto: A- Sucursais, B- Filiais ou agências, C- Escritórios, D- Dependências E- Outras lojas nas demais praças do País e no exterior.

  26. 03 marque o item incorreto. A- A CEF é uma Instituição integrante do Sistema Financeiro Nacional. B- A CEF auxilia a execução da política de crédito do Governo Federal. C- A CEF sujeita-se às decisões e à disciplina normativa do órgão competente e à fiscalização do Banco Central do Brasil. D- A administração da CEF determinará os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. E- A CEF respeitará vários preceitos.

  27. 04 Sobre os preceitos seguidos pela CAIXA ECONOMICA FEDERAL marque o item correto. A- Programação e coordenação de suas atividades, em todos os níveis jurídicos; B- concentração da autoridade executiva como forma de assegurar maior eficiência e agilidade às atividades-fim, com centralização e desburocratização dos serviços e operações; C- Simplificação de sua estrutura, excluindo níveis hierárquicos; D- Aplicação de regras de governança corporativa e dos princípios de responsabilidade social empresarial; E- Administração de negócios direcionada pelo gerenciamento sem risco.

  28. DOS OBJETIVOS 05 A CEF tem por objetivos exceto: A- Administrar, com exclusividade, os serviços das loterias federais, nos termos da legislação específica; B- Administrar fundos e programas que solicitarem ao governo federal; C- Atuar como agente financeiro dos programas oficiais de habitação e saneamento e como principal órgão de execução da política habitacional e de saneamento do governo federal, operando, inclusive, como sociedade de crédito imobiliário, de forma a promover o acesso à moradia, especialmente das classes de menor renda da população; D- Atuar como agente operador e financeiro do fundo de garantia do tempo de serviço - FGTS; E- Atuar na exploração comercial de mercado digital voltada para seus fins institucionais.

  29. 06 A CEF tem por objetivos exceto: A- Atuar em projetos e programas de cooperação técnica internacional, como forma de auxiliar na solução de problemas sociais e econômicos.  B- Conceder empréstimos e financiamentos de natureza social, em consonância com a política do governo federal, observadas as condições de retorno, que, no máximo, venham a ressarcir os custos operacionais, de captação e de capital alocado; C- Efetuar operações de subscrição, aquisição e distribuição de ações, obrigações e quaisquer outros títulos ou valores mobiliários no mercado de capitais, para investimento ou revenda;

  30. D- Efetuar aplicações não reembolsáveis ou reembolsáveis ainda que parcialmente, destinadas especificamente a apoiar projetos e investimentos de caráter socioambiental, que se enquadrem em seus programas e ações, principalmente nas áreas de habitação de interesse social, saneamento ambiental, gestão ambiental, geração de trabalho e renda, saúde, educação, desportos, cultura, justiça, alimentação, desenvolvimento institucional, desenvolvimento rural, entre outras vinculadas ao desenvolvimento sustentável que beneficiem, prioritariamente, a população de baixa renda, na forma fixada pelo conselho diretor e aprovada pelo conselho de administração da CEF. E- exercer o monopólio das operações de penhor civil, em caráter permanente e contínuo;

  31. 07 A CEF tem por objetivos exceto: A- Manter linhas de credito específicas para as microempresas e para as empresas de pequeno porte; B- Prestar serviços bancários de qualquer natureza, C- Prestar serviços delegados pelo governo federal, que se adaptem à sua estrutura e natureza de instituição financeira, ou mediante convênio com outras entidades ou empresas; D- Prestar serviços de assessoria, consultoria e gerenciamento de atividades econômicas, de políticas públicas, de previdência e de outras matérias relacionadas com sua área de atuação, diretamente ou mediante convênio ou consórcio com outras entidades ou empresas; E- Prestar, indiretamente, todos os serviços relacionados às atividades de fomento da cultura e do turismo, inclusive mediante intermediação e apoio financeiro;

  32. 08 A CEF tem por objetivos exceto: A- Realizar operações relacionadas com a emissão e a administração de cartões de crédito; B- Realizar operações de câmbio; C- Realizar operações de corretagem de seguros e de valores mobiliários, arrendamento residencial e mercantil, inclusive sob a forma de leasing; D- Realizar, na qualidade de agente do governo federal, por conta e ordem deste, quaisquer operações ou serviços, nos mercados financeiro e de capitais, que lhe forem delegados; E- Receber depósitos, com exclusividade os de economia popular, tendo como propósito incentivar e educar a população brasileira nos hábitos da poupança e fomentar o crédito em todas as regiões do país;

  33. 09 Sobre a organização do pessoal da CEF marque o item correto. A- O pessoal da CEF é admitido, facultativamente, mediante concurso público, de provas ou de provas e títulos, sob regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e legislação complementar. B- A CEF poderá requerer a cessão de servidores dos quadros de pessoal da administração pública federal, com exclusividade das empresas públicas e sociedades de economia mista, para o exercício de função de assessoramento ao Conselho de Administração e à Presidência da CEF. C- Poderão ser contratados, a termo, profissionais para o exercício de função de assessoramento em todas as áreas da CEF. D- O máximo, de contratações a termo. é de doze Com remuneração a ser definida em normatização específica E- O máximo, de cessões é de vinte quatro, com remuneração a ser definida em normatização específica

  34. Gabarito: 1-E/ 2-E/ 3-D/ 4-D/ 5-B/ 6-B/ 7-E/ 8-E/ 9-D

More Related