170 likes | 380 Views
Os regimes demográficos. Até à Revolução Neolítica – regime demográfico primitivo Da Revolução Neolítica à Revolução Agrícola/Industrial – regime demográfico de tipo antigo Da Revolução Agrícola/Industrial aos nossos dias – regime demográfico novo. Regime demográfico primitivo.
E N D
Os regimes demográficos Até à Revolução Neolítica – regime demográfico primitivo Da Revolução Neolítica à Revolução Agrícola/Industrial – regime demográfico de tipo antigo Da Revolução Agrícola/Industrial aos nossos dias – regime demográfico novo
Regime demográfico primitivo A economia recolectora condiciona o crescimento da população. O equilíbrio entre subsistências e número de pessoas tem que ser mantido, para evitar a falta de subsistências e, consequentemente, uma crise demográfica.
A caça, a pesca e a recolha de frutos e raízes caracterizam a economia recolectora. Nos estádios mais avançados, a recolha coexiste com formas incipientes de produção agrícola.
Regime demográfico de tipo antigo A economia de produção proporciona o aumento da população, mas mantém-se um equilíbrio precário com as subsistências. A demografia de tipo antigo continua dependente dos ritmos naturais. A dependência extrema do homem face à natureza atenua-se, mas não desaparece. Fartura ou fome e, consequentemente, aumento ou diminuição populacional, continuam a depender das condições meteorológicas.
O homem passa a estar dependente do ritmo das colheitas. O sedentarismo substitui o nomadismo. As estruturas sociais complexificam-se.
A população cresce à medida que novas terras vão sendo desbravadas e esse crescimento serve o propósito das camadas superiores da sociedade, detentoras dos meios de produção. Mais gente equivale a uma maior produção de riqueza e, portanto, a mais impostos.
Esta imagem retrata trabalhos agrícolas no campo checo do século XVIII. As formas de produção agrícola pouco mudam, na maior parte do continente europeu, desde a introdução de inovações agrícolas nos séculos XII e XIII. Estas, apesar de importantes, não conseguem originar o salto qualitativo necessário para que ocorra uma Revolução Demográfica.
Regime demográfico novo A Revolução Agrícola/Industrial vai libertar o homem (ocidental), dos ciclos da fome. As melhorias técnicas na agricultura vão aumentar exponencialmente a produção das subsistências, acabando com as crises demográficas cíclicas. A dependência do homem face à natureza diminui ainda mais.
A Revolução Agrícola interliga-se com a Industrial, modificando as estruturas demográficas: • Os campos libertam mãos que as fábricas absorvem. • A sociedade urbaniza-se porque as fábricas estão nas cidades.
Hoje Os excessos cometidos, como a sobreutilização dos solos e dos recursos naturais conduzir-nos-ão a um novo paradigma produtivo e demográfico?
Hidroeléctrica 1993 100 100 100 BILLION Solar Eólica Geotérmica BARRELS Novas Tecnologias Energia – Procura mundial 80 80 Nuclear Carvão Coal 60 60 Gás Natural 40 40 Diminuição Combustíveis fósseis 20 20 Petróleo 1900 1920 1940 1960 1980 2000 2020 2040 2060 2080 2100 1900 1920 1940 1960 1980 2000 2020 2040 2060 2080 3000 Projecção das necessidades mundiais Biliões de barris de petróleo equivalentes por ano Qual o impacto num futuro próximo da escassez das energias convencionais ?
Utilização intensiva de químicos e Produtos transgénicos Contaminação biológica
Seca – sobreexploração dos recursos hídricos Qualidade da água comprometida