290 likes | 443 Views
Localização e formação do espaço brasileiro. Durante a expansão comercial europeia, no século XVI, Portugal e Espanha, em busca de riquezas.Os portugueses se apropriaram de 20% do continente sul-americano, isto é, a linha que delimita o Tratado de Tordesilhas.
E N D
Localização e formação do espaço brasileiro
Durante a expansão comercial europeia, no século XVI, Portugal e Espanha, em busca de riquezas.Os portugueses se apropriaram de 20% do continente sul-americano, isto é, a linha que delimita o Tratado de Tordesilhas.
Os povos (incas e astecas) que ocupavam o espaço conquistado pelos espanhóis possuíam grande desenvolvimento comercial e organização política mais acentuada que os nativos da América portuguesa.
O ciclo da borracha atraiu migrantes de várias regiões do país. Expansão canavieira. Descoberta de ouro em Minas Gerais e no Centro-Oeste. Chegada de imigrantes europeus em São Paulo e para o Sul.
Os portugueses chegaram ao Brasil por acaso, pois pensavam que estavam chegando as Índias. O interesse era estabelecer uma relação comercial, com objetivo de lucrar com a venda das especiarias na Europa.
É o conjunto de temperos apreciados na Europa, tais como: cravo, canela, pimenta-do-reino, noz-moscada, canela,páprica
Para garantir a posse das terras brasileiras e a fonte de lucro, foram criadas as capitanias hereditárias, que eram doadas pelo rei de Portugal aos donatários (militares, comerciantes ou burocratas ).
A escassez de recursos financeiros, o desinteresse em explorar, o perigo de ataques indígenas, além da distância de Portugal contribuíram para que nem todas as capitanias fosse exploradas.
Em 1549, o rei de Portugal criou um Governo Geral, Salvador tornou-se a primeira capital brasileira. Com a efetiva ocupação e colonização a população nativa diminui devido a doenças(sarampo, gripe e a varíola) contraídas dos europeus e pela violência dos europeus. As terras indígenas foram usadas pelos europeus para rápida expansão canavieira com a ajuda da mão-de-obra escrava africana. Dessa forma grupos indígenas se deslocaram do litoral para o interior.
Fatores que contribuíram para a ampliação territorial e interiorização da população brasileira. • A unificação das Coroas Portuguesa e espanhola tronou a linha divisória do Tratado de Tordesilhas sem efeito na prática. • A descoberta de ouro por bandeirantes onde hoje é Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, alargou o território em direção ao interior. Outros bandeirantes paulistas expandiram o território em direção ao sul tomando terras e rebanhos dos padres jesuítas espanhóis, que veio a fornecer gado bovino e mulas para as regiões auríferas. • O clima semi-árido do sertão do nordeste não favoreceu a cultura da cana-de-açúcar, mas foi propícia para a criação de gado.
No século XIX, milhares de nordestinos migraram para a Amazônia, para trabalhar na extração da borracha. • Também ocorreu a expansão da cafeicultura para o Sudeste, principalmente em São Paulo. O capital acumulado do café ajudou no processo de industrialização do Brasil.
Na segunda metade do século XX, a construção de Brasília atraiu imigrantes do país inteiro.
O Brasil é o quinto maior país do planeta em extensão com 8.514.876 Km2.
Faz fronteira com todos os países da América do Sul, com exceção do Equador e Chile. Possui 7.367 km de fronteira marítima e 15.719 km de fronteira terrestre.