130 likes | 415 Views
Toxocara sp. Toxocara canis. Ovo fertilizado. Adultos. Microscopia de varredura da parte anterior de Toxocara canis. Alas cervicais de Toxocarídeos. Toxocara canis. T. cati. Toxascaris leonina. Ovo fertilizado de T. canis. 238 Adultos de Toxocara canis de um único filhote. L3.
E N D
Toxocara canis Ovo fertilizado Adultos
Microscopia de varredura da parte anterior de Toxocara canis
Alas cervicais de Toxocarídeos Toxocara canis T. cati Toxascaris leonina
Cobertura protéica de ovos de Toxocara canis Toxocara cati
Patologia e sintomatologia A doença causada por T. canis no homem é chamada de “larva migrans ocular” (LMO) A LMO foi documentada pela primeira vez nos EEUU em 1950 quando Nicols mostrou que 24 de 46 globos oculares enucleados em crianças de 3 a 13 anos de idade continham nematóides. Desde essa época cerca de 2000 casos de LMO foram descritos em todo o mundo. O agente que causa a LMO em seres humanos é a larva de terceiro estágio com 500 mm de comprimento. O sinal mais importante é o aumento persistente de eosinófilos(resposta tipo Th2), ocasionalmente chegando a 90%!!
Diagnóstico e tratamento No caso de seres humanos, o diganóstico é fácil e definido se larvas são encontradas em tecidos retirados por biópsia ou cirurgia. Diagnóstico sorológico também é útil. Geralmente o tratamento não é simples, mas tiabendazol é bastante útil.
Lesão num olho de menina de 8 anos enucleado por suspeita de retinoblastoma Cristalino Larva de Toxocara Em corte transversala Lesão