310 likes | 608 Views
» Ciências da Natureza 7º ano. Terra – um planeta com Vida. Terra – um planeta com Vida. - Sistema Solar e Universo. O Universo é formado por uma imensa vastidão de espaço, no qual se encontram as galáxias, com estrelas, planetas e outros corpos celestes. Terra – um planeta com Vida.
E N D
» Ciências da Natureza 7º ano Terra – um planeta com Vida
Terra – um planeta com Vida - Sistema Solar e Universo O Universo é formado por uma imensa vastidão de espaço, no qual se encontram as galáxias, com estrelas, planetas e outros corpos celestes.
Terra – um planeta com Vida - Sistema Solar Encontra-se na Via Láctea, uma galáxia com forma espiral. É composto por um conjunto de corpos celestes que incluem o Sol, os planetas, os asteroides, os cometas e os meteoroides. Também existem gases e poeiras.
Terra – um planeta com Vida - SistemaSolar O Sol é a única estrela do nosso Sistema Solar, estando no seu centro, com os restantes astros a orbitar à sua volta. No Sistema Solar há oito planetas principais: • Planetas interiores (telúricos ou rochosos) – incluem Mercúrio, Vénus, Terra e Marte, e são essencialmente formados por material rochoso. • Planetas exteriores (gasosos) – são planetas de elevadas dimensões, formados essencialmente por gases como o hidrogénio e o hélio (Júpiter e Saturno) ou gelo, amónia e metano (Urano e Neptuno).
Terra – um planeta com Vida - SistemaSolar Cometas: corpos celestes de reduzidas dimensões que possuem uma órbita excêntrica, com forma oval alongada, que os leva a aproximarem-se do Sol e depois a afastarem-se. Asteroides: pequenos corpos celestes formados por material rochoso. A maioria dos asteroides do Sistema Solar encontram-se na cintura de asteroides, que se localiza entre Marte e Júpiter. Meteoroides: fragmentos de material celeste que se encontram no espaço (por exemplo um rasto de um cometa). Se o fragmento for suficientemente grande pode atingir a superfície da Terra. Passa então a designar-se por meteorito e pode formar uma cratera de impacto
Terra – um planeta com Vida - Condições que permitiram o aparecimento da Vida na Terra O aparecimento da Vida resultou das características particulares da Terra. Formação da Terra há cerca de 4600 M.a. Formação de uma atmosfera primitiva. A atmosfera primitiva foi importante, pois permitiu: • manter as temperaturas mais constantes à superfície da Terra, devido ao efeito de estufa gerado por alguns gases. • reduzir o impacto de meteoritos, pois os de menor dimensão passaram a desagregar-se ao atravessar a atmosfera.
Terra – um planeta com Vida - Condições que permitiram o aparecimento da Vida na Terra Arrefecimento da Terra. O vapor de água libertado pelos vulcões condensou, originando água no estado líquido. A água acumulou-se em bacias, formando lagos e oceanos. • A água no estado líquido é vital à Vida, pois os organismos são formados por mais de 50% de água. Os primeiros organismos alteraram a composição da atmosfera primitiva (por exemplo, libertaram elevadas quantidades de oxigénio que originou o ozono).
Terra – um planeta com Vida - Como evoluiu a Vida na Terra?
Terra – um planeta com Vida - Como evoluiu a Vida na Terra? • As características que permitiram o aparecimento de Vida na Terra e a sua evolução foram: • Posição no Sistema Solar – permitiu que a Terra recebesse a quantidade ideal de energia solar. • Tamanho do planeta – As dimensões da Terra permitiram a retenção dos gases libertados pelos vulcões, formando uma atmosfera primitiva. • Dinâmica interna – A dinâmica do planeta criou uma crusta sólida aquando do arrefecimento e onde ocorreu vulcanismo. • Camada de ozono – os primeiros organismos fotossintéticos libertaram oxigénio para a atmosfera que se acumulou e formou a camada de ozono. Esta filtra parte dos raios ultravioleta que são prejudiciais aos organismos,facilitando a conquista do meio terrestre.
Terra – um planeta com Vida - Biodiversidade É definida como sendo toda a variedade de seres vivos que existe.
Terra – um planeta com Vida - Biodiversidade A biodiversidade tem variado ao longo do tempo. Quando ocorre uma extinção em massa a biodiversidade diminui. No entanto, após uma extinção em massa o número de espécies aumenta de forma rápida. Número de espécies que conhecemos.
Terra – um planeta com Vida - Biodiversidade Embora a biodiversidade tenha aumentado nos últimos milhões de anos, a ação do Homem levou à sua diminuição nos últimos milénios.
Terra – um planeta com Vida - Célula – Unidade de Vida Todos os organismos são constituídos pela mesma unidade fundamental (a célula) esão formados pelos mesmos compostos químicos, como por exemplo as proteínas, oslípidos e o DNA (material genético). v
Terra – um planeta com Vida - Que tipos de organismos e células existem? • Os organismos podem ser constituídos por: • apenas uma célula – unicelulares • mais do que uma célula – multicelulares.
Terra – um planeta com Vida - Que tipos de organismos e células existem? Membrana plasmática DNA Membrana plasmática Núcleo Núcleo Cloroplasto DNA Citoplasma Mitocôndria Parede celular DNA Vacúolo Célula procariótica Células eucarióticas
Terra – um planeta com Vida - Que tipos de organismos e células existem? Células procarióticas • São as mais simples. • Não possuem núcleo. • O seu DNA está disperso no citoplasma. • Todos os organismos formados por células procarióticas pertencem ao Reino Monera e são unicelulares, nomeadamente as bactérias. Bactérias Bactérias
Terra – um planeta com Vida - Que tipos de organismos e células existem? Células eucarióticas • Possuem membranas internas, que formam um núcleo onde se encontra a maioria do DNA. • Possuem organelos (por exemplo, as mitocôndrias). • Os organismos que pertencem aos Reinos Protista, Fungi, Animalia e Plantae são todos formados por células eucarióticas. (A) – Célulasvegetais (B) – Célulasanimais (C) – Protista
Terra – um planeta com Vida - Que tipos de organismos e células existem? Como as células possuem dimensões muito reduzidas, necessitamos de usar o microscópio para as observar.
Terra – um planeta com Vida - Que tipos de organismos e células existem? Seres vivos são todos formados por podem ser Células Unicelulares (bactérias, protistas e alguns fungos) Multicelulares (fungos, plantas e animais) podem ser Procarióticas Eucarióticas formadas por são formadas por (entre outras) são Membrana plasmática Menos complexas Membrana plasmática Citoplasma Mais complexas Citoplasma Núcleo Mitocôndrias, vacúolos, cloroplastos
Terra – um planeta com Vida A Terra é um sistema que funciona como um conjunto integrado de elementos com uma função específica. É formada pelos subsistemas terrestres: a biosfera, a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera. Biosfera Inclui todos os organismos vivos terrestres e a matéria orgânica não decomposta. A biosfera ocupa habitats muito variados, desde a superfície terrestre à atmosfera e aos fundos oceânicos. Estão a ser descobertos organismos em fraturas rochosas a vários quilómetros de profundidade, o que expande ainda mais os limites deste subsistema. Camada de gases que rodeia a Terra, desde a superfície até aos 700 km de altitude. É formada essencialmente por azoto e oxigénio. Também possui vapor de água, dióxido de carbono e outros gases, como o metano e o ozono. A atmosfera funciona como barreira ao excesso de energia solar e cria o efeito de estufa, importante para manter a temperatura estável. A camada de ozono funciona como filtro, reduzindo a quantidade de raios ultravioleta que atinge a superfície. Atmosfera Litosfera É a componente sólida do planeta, incluindo as rochas e os produtos da sua alteração. A litosfera, ou geosfera, é o subsistema que serve de suporte físico à Vida na Terra e é fonte demateriais para os seres vivos. O solo faz parte da litosfera. Hidrosfera Incluitoda a águaqueexistena Terra (oceanos, rios, lagos, águasubterrânea, gelo e neve). A águaqueestánosorganismos e o vapor de águanãopertencem à hidrosfera, poisfazem partedos subsistemasbiosfera e atmosfera, respetivamente.
Terra – um planeta com Vida - Principais interações entre os subsistemas terrestres
Terra – um planeta com Vida - Principais interações entre os subsistemas terrestres Atmosfera↔Litosfera– os vulcões emitem muitos gases que se encontravam na litosfera. Estes gases acumulam-se na atmosfera e permitiram criar, no passado, a atmosfera primitiva. Por sua vez, o vento pode ser um agente erosivo, alterando as rochas da litosfera.
Terra – um planeta com Vida - Principais interações entre os subsistemas terrestres Atmosfera↔Biosfera – muitos organismos dependem de gases presentes na atmosfera (por exemplo, do oxigénio). Em resultado da sua atividade, os seres vivos libertam gases para a atmosfera e alteram a sua composição.
Terra – um planeta com Vida - Principais interações entre os subsistemas terrestres Atmosfera↔Hidrosfera– a água do subsistema hidrosfera pode evaporar e fazer parte da atmosfera. Por sua vez, o vapor de água da atmosfera pode condensar e originar precipitação (água, gelo ou neve)
Terra – um planeta com Vida Litosfera↔Biosfera– As plantas e outros organismos absorvem sais minerais do solo e alteram a composição deste. Por sua vez, após a sua morte, a matéria orgânica é decomposta, originando matéria mineral. Muitas rochas são formadas pela acumulação de restos de organismos (a acumulação de restos vegetais pode originar os carvões).
Terra – um planeta com Vida Principais interações entre os subsistemas terrestres Litosfera↔Hidrosfera– a água é um importante componente de algumas rochas, e ao circular na litosfera retira materiais que passam para a hidrosfera.
Terra – um planeta com Vida Principais interações entre os subsistemas terrestres Biosfera↔Hidrosfera– a água presente na hidrosfera é absorvida pelos organismos e é o principal componente destes. Por sua vez, o vapor de água perdido na transpiração dos seres vivos influencia a atmosfera.
Terra – um planeta com Vida As interação dos subsistemas são importantes na definição dos ecossistemas. Estes correspondem aos organismos que habitam uma determinada área e o ambiente que os rodeia, nomeadamente o ar, o solo, a água e a radiação solar, bem como as interações entre todos eles.
Terra – um planeta com Vida • Síntese final • A Terra é o único planeta do Sistema Solar em que se conhece Vida. • As características que permitiram o aparecimento de Vida na Terra e a sua evolução foram: • – Posição no Sistema Solar – permitiu que a Terra recebesse a quantidade ideal de energia solar. • – Tamanho do planeta – as dimensões da Terra permitiram a retenção dos gases libertados pelos vulcões, formando uma atmosfera primitiva. • – Dinâmica interna – a dinâmica do planeta criou uma crusta sólida aquando do arrefecimento, onde ocorreu vulcanismo. • – Camada de ozono – os organismos fotossintéticos libertaram oxigénio para a atmosfera, que se acumulou e formou a camada de ozono. Esta camada filtra parte dos raios ultravioleta, que são prejudiciais para muitos organismos, facilitando a manutenção da Vida. • A célula é a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos (biodiversidade).
Terra – um planeta com Vida • A biodiversidade pode ser vista macroscopicamente nos diferentes ambientes. Também existe uma grande biodiversidade ao nível dos microrganismos que habitam, por exemplo, uma gota de água de um charco. • As células procarióticas não possuem o seu DNA num núcleo, estando disperso pelo citoplasma. Todos os seres formados por células procarióticas são unicelulares e pertencem ao Reino Monera. São os organismos mais primitivos e simples. • As células eucarióticas são mais complexas e possuem o seu material genético num núcleo. Possuem organelos celulares, como por exemplo as mitocôndrias. • As células vegetais possuem parede celular, cloroplastos e, no geral, um vacúolo grande. Estas estruturas não existem nas células animais. • A Terra é um sistema, formado pelos subsistemas atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera, entre os quais ocorrem trocas de matéria e energia.