E N D
Não obstante, existem arquitetos que se destacam entre os outros, como houve há muitos séculos atrás. Os mais diversos estilos surgiram ao longo da história da humanidade, o que reforça a busca do ser humano pelo conforto, beleza e praticidade. Rem Koolhaas, foi um destes arquitetos, que, com seu estilo inovador, buscou (des) construir, quebrar paradigmas, contribuindo para o embelezamento e a harmonia em diversos lugares onde deixou sua marca. Este trabalho cita suas obras, biografia, prêmios, destacando-o como um grande arquiteto desconstrutivista.
Desconstrutivismo O desconstrutivismo foi considerado a ‘quebra da caixa’. Muitos arquitetos começaram a desmontar e remontar edifícios convencionais para imbuí-los de novo significado ou simplesmente para seguir mais uma nova e empolgante moda. E nas mãos de grandes arquitetos, tais edifícios tornaram-se jogos altamente refinados, experimentos corajosos e até mesmo eletrizantes; e nos piores, foram projetos de baixo nível, vítimas da moda e um tanto maçante. O pós-modernismo historicista teve fôlego curto e logo cedeu lugar à avalanche desconstrutivista. Mas o que é, afinal, o desconstrutivismo? Os pilares se desmodulam, as vigas fogem dos apoios, as paredes resistem à verticalidade, as lajes se dobram e desdobram para não serem mais planas e a ortogonalidade dos espaços é radicalmente banida. Os eixos, esses são explícitas referências ante-cartesianas e sempre estão presentes na composição arquitetônica, em alguma direção tomada somente para assegurar que nada combine a 90o. As formas desconstrutivistas, ao contrário das modernistas, não têm mais compromisso com a racionalidade construtiva, a lógica estrutural e a organização espacial hierárquica. Essa radical autonomia da forma é a estetização da arquitetura levada ao extremo. E a conclusão se distingue através do que o movimento moderno conseguiu somar, com rara felicidade, a dimensão funcional, a dimensão tecnológica e retirar dessa soma um novo código estético, em estreita harmonia com a subjetividade que despontava no Século XX.
Biografia Rem Koolhaas nasceu na cidade de Rotterdam, Holanda, em 1944. Depois de ter vivido na Indonésia entre 1952 e 1956, foi jornalista e escritor de enredos cinematográficos em Amsterdã. Em 1968 partiu para Londres para estudar arquitetura na Architectural AssociationSchool, onde estudou de 1968 a 1972. Em 1972 recebeu uma bolsa Harkness para investigação nos Estados Unidos tendo estudado na Universidade de Cornell e sido professor convidado no Instituto de Arquitetura e Estudos Urbanos de NewYork, onde fascinado por NewYork começou a analisar a cultura metropolitana na arquitetura e publicou Delirious New York, um manifesto retroativo de Manhattan. Depois da aplicação teórica passou para a prática e decidiu voltar para a Europa. Em 1975, já em Londres, criou com Elia, Zoe Zenghelis e MadelonVriesendrop, o OMA, Office for Metropolitan Architecture, com os objetivos de definição de tipos de relações, tanto teóricas como práticas, entre a arquitetura e a situação cultural contemporânea.
Em 1978 abriram uma nova sede em Rotterdam, que emprega 85 arquitetos e design, onde se desenvolviam as atividades do OMA. Ao mesmo tempo criou a GrosztstadtFoundantion. . Em 1995 Rem Koolhas também trabalhava como professor na HarvardUniversity. Foi premiado em 2000 com o PritzkerPrize de arquitetura.Em 2003 com o Japan Premio Imperiale. É vencedor do RoyalGoldMedal de 2004, premiação organizada pelo RoyalInstituteofBritishArchitects (RIBA). Prêmio que é aprovado pessoalmente por Elisabeth II, Rainha da Inglaterra
NETHERLANDS DANCE THEATRE O teatro de dança da Holanda foi concebido em 1980 e concluído em 1987, com extensão de um teatro em Scheveningen.
Educatorium Utrecht University, at Utrecht, Netherlands. O educandário é concebido com um novo centro de gravidade para o campus da Universidade Uithof.
VILLA dall´AVA Situada em uma colina em direção a Seine, cidade de Paris. Uma área residencial de Saint Cloud. O cliente quis uma casa de vidro.
MAISON A BOUDEAUX Situada em Boudeaux. O cliente comprou uma montanha com uma visão panorâmica da cidade.
LILLE GRAND PALAIS Uma mistura de congresso, sala de exposição e sala de concerto. Inserido na formação Lille, entre um centro histórico e a periferia.
NETHERLANDS EMBASSY A nova embaixada da Holanda está localizada em Rolandufer, o povoado mais perto de Berlin.
CASA DA MÚSICA Obra em construção, com data marcada para inauguração em Abril de 2005. Deverá custar 99 milhões de euros, 4 vezes mais do que o valor previsto em fase de concurso.
HISTÓRIA DA ARQUITETURA III PROFESSORA ARQUITETA: SOLANGE SMOLAREK DIAS