1 / 16

REM KOOLHAAS

REM KOOLHAAS.

zanna
Download Presentation

REM KOOLHAAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REM KOOLHAAS

  2. Não obstante, existem arquitetos que se destacam entre os outros, como houve há muitos séculos atrás. Os mais diversos estilos surgiram ao longo da história da humanidade, o que reforça a busca do ser humano pelo conforto, beleza e praticidade. Rem Koolhaas, foi um destes arquitetos, que, com seu estilo inovador, buscou (des) construir, quebrar paradigmas, contribuindo para o embelezamento e a harmonia em diversos lugares onde deixou sua marca. Este trabalho cita suas obras, biografia, prêmios, destacando-o como um grande arquiteto desconstrutivista.

  3. Desconstrutivismo O desconstrutivismo foi considerado a ‘quebra da caixa’. Muitos arquitetos começaram a desmontar e remontar edifícios convencionais para imbuí-los de novo significado ou simplesmente para seguir mais uma nova e empolgante moda. E nas mãos de grandes arquitetos, tais edifícios tornaram-se jogos altamente refinados, experimentos corajosos e até mesmo eletrizantes; e nos piores, foram projetos de baixo nível, vítimas da moda e um tanto maçante. O pós-modernismo historicista teve fôlego curto e logo cedeu lugar à avalanche desconstrutivista. Mas o que é, afinal, o desconstrutivismo? Os pilares se desmodulam, as vigas fogem dos apoios, as paredes resistem à verticalidade, as lajes se dobram e desdobram para não serem mais planas e a ortogonalidade dos espaços é radicalmente banida. Os eixos, esses são explícitas referências ante-cartesianas e sempre estão presentes na composição arquitetônica, em alguma direção tomada somente para assegurar que nada combine a 90o. As formas desconstrutivistas, ao contrário das modernistas, não têm mais compromisso com a racionalidade construtiva, a lógica estrutural e a organização espacial hierárquica. Essa radical autonomia da forma é a estetização da arquitetura levada ao extremo. E a conclusão se distingue através do que o movimento moderno conseguiu somar, com rara felicidade, a dimensão funcional, a dimensão tecnológica e retirar dessa soma um novo código estético, em estreita harmonia com a subjetividade que despontava no Século XX.

  4. Biografia Rem Koolhaas nasceu na cidade de Rotterdam, Holanda, em 1944. Depois de ter vivido na Indonésia entre 1952 e 1956, foi jornalista e escritor de enredos cinematográficos em Amsterdã. Em 1968 partiu para Londres para estudar arquitetura na Architectural AssociationSchool, onde estudou de 1968 a 1972. Em 1972 recebeu uma bolsa Harkness para investigação nos Estados Unidos tendo estudado na Universidade de Cornell e sido professor convidado no Instituto de Arquitetura e Estudos Urbanos de NewYork, onde fascinado por NewYork começou a analisar a cultura metropolitana na arquitetura e publicou Delirious New York, um manifesto retroativo de Manhattan. Depois da aplicação teórica passou para a prática e decidiu voltar para a Europa. Em 1975, já em Londres, criou com Elia, Zoe Zenghelis e MadelonVriesendrop, o OMA, Office for Metropolitan Architecture, com os objetivos de definição de tipos de relações, tanto teóricas como práticas, entre a arquitetura e a situação cultural contemporânea.

  5. Em 1978 abriram uma nova sede em Rotterdam, que emprega 85 arquitetos e design, onde se desenvolviam as atividades do OMA. Ao mesmo tempo criou a GrosztstadtFoundantion. . Em 1995 Rem Koolhas também trabalhava como professor na HarvardUniversity. Foi premiado em 2000 com o PritzkerPrize de arquitetura.Em 2003 com o Japan Premio Imperiale. É vencedor do RoyalGoldMedal de 2004, premiação organizada pelo RoyalInstituteofBritishArchitects (RIBA). Prêmio que é aprovado pessoalmente por Elisabeth II, Rainha da Inglaterra

  6. NETHERLANDS DANCE THEATRE O teatro de dança da Holanda foi concebido em 1980 e concluído em 1987, com extensão de um teatro em Scheveningen.

  7. Educatorium Utrecht University, at Utrecht, Netherlands. O educandário é concebido com um novo centro de gravidade para o campus da Universidade Uithof.

  8. VILLA dall´AVA Situada em uma colina em direção a Seine, cidade de Paris. Uma área residencial de Saint Cloud. O cliente quis uma casa de vidro.

  9. MAISON A BOUDEAUX Situada em Boudeaux. O cliente comprou uma montanha com uma visão panorâmica da cidade.

  10. LILLE GRAND PALAIS Uma mistura de congresso, sala de exposição e sala de concerto. Inserido na formação Lille, entre um centro histórico e a periferia.

  11. NETHERLANDS EMBASSY A nova embaixada da Holanda está localizada em Rolandufer, o povoado mais perto de Berlin.

  12. CASA DA MÚSICA Obra em construção, com data marcada para inauguração em Abril de 2005. Deverá custar 99 milhões de euros, 4 vezes mais do que o valor previsto em fase de concurso.

  13. HISTÓRIA DA ARQUITETURA III PROFESSORA ARQUITETA: SOLANGE SMOLAREK DIAS

  14. ANA CAROLINA FONTANA

  15. JAQUELINE JORIS

  16. THARINÊ DALLAGNOL

More Related