1 / 23

Na raiz , temos: = b

A radiciação é a operação inversa da potenciação. Ex. Na raiz , temos: = b. RADICAL. O número n é chamado índice ; O número a é chamado radicando ; O número b é chamado raiz . Radiciação.

zayit
Download Presentation

Na raiz , temos: = b

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A radiciação é a operação inversa da potenciação. Ex. Na raiz , temos: = b RADICAL O número n é chamado índice; O número a é chamado radicando; O número b é chamado raiz.

  2. Radiciação Raiz quadrada de um número positivo “a” é o número positivo que elevado ao quadrado dê “a”. Exemplos: 2

  3. A Raiz Enézima de a Radical Índice Raiz enézima de a Radicando

  4. Propriedades da Radiciação

  5. Propriedades dos radicais: Se     

  6. Radicais Semelhantes Dois ou mais radicais são semelhantes, quando possuem o mesmo índice e mesmo radicando

  7. RADICIAÇÃO Observe as seguintes igualdades:                  ou    Igualmente podemos transformar uma potência com expoente fracionário em um radical.                  De modo geral, definimos:                    , com a    IR,m,n,   IN, a >0, n>0, m>0 Podemos também transformar um radical com expoente fracionário, isto é,vale também a volta. Potência com expoente racional O exercício que foi resolvido anteriormente na multiplicação, pode também agora ter esta resolução:

  8. RADICIAÇÃO Potência com expoente racional Propriedade das potências com expoentes racionais As propriedades das potências com expoentes racionais são as mesmas para os expoentes inteiros. Sendo a e b números reais e positivos e os expoentes números racionais, temos que:

  9. Simplificando Radicais Simplificar um radical é reduzir o radicando à sua expressão mais simples. Exemplos:

  10. RADICIAÇÃO  Processo prático:    “Introdução” de um fator no radical

  11. RADICIAÇÃO Exemplo 1:Efetue: Resolução: Os três radicais são semelhantes, pois possuem o mesmo índice 2 e o mesmo radicando 3. Adicionando algebricamente os coeficientes, podemos escrever: Exemplo 2:Efetue: Resolução: Os três radicais aparentemente não são semelhantes, mas se os simplificarmos, perceberemos que eles são verdadeiramente semelhantes. Simplificando cada um dos radicais, teremos: Operações com Radicais: Adição e Subtração

  12. RADICIAÇÃO Exemplo 3:Efetue: Resolução: Os três radicais aparentemente não são semelhantes, mas se os simplificarmos, perceberemos que eles são semelhantes dois a dois. Simplificando cada um dos radicais, teremos: Operações com Radicais: Adição e Subtração

  13. RADICIAÇÃO Exemplo 2: Efetue: Exemplo 1: E simplificando o radical teremos: Resolução:Os dois são homogêneos, pois possuem o mesmo índice 2. Multiplicando os radicandos e conservando o índice, podemos escrever: Resolução: Os três radicais são heterogêneos, pois possuem índices diferentes. Reduzindo-os ao mesmo índice, teremos: Operações com Radicais: Multiplicação

  14. RADICIAÇÃO Operações com Radicais: Divisão

  15. RADICIAÇÃO Operações com Radicais: Divisão

  16. RADICIAÇÃO  Logo,  Logo, Operações com Radicais: Potenciação De modo geral, para se elevar um radical a um dado expoente, basta elevar o radicando àquele expoente.

  17. RADICIAÇÃO Logo,  Logo,   ou Operações com Radicais: Radiciação De modo geral, satisfeitas as condições de existência dos radicais envolvidos, podemos indicar a radiciação de um radical assim:

  18. RADICIAÇÃO     Expressões

  19. RADICIAÇÃO    Desenvolvendo Produtos Notáveis

  20. RADICIAÇÃO Em alguns cálculos, você pode se deparar com raízes no denominador da fração, o que a torna irracional. Para que você possa prosseguir com os cálculos, é conveniente que você elimine essas raízes do denominador, esse processo chamado de racionalização de denominadores. Isto é, transforma-se um denominador irracional em racional, para que assim possamos trabalhar com tranquilidade com a fração que agora teremos    o denominador    é um número irracional e deve ser eliminado. Atenção: o importante é eliminar a raiz (que pode ser quadrada, cúbica, etc), mantendo uma fração "equivalente", ou seja, que representa o mesmo valor.Uma dica é multiplicar tanto o numerador (parte de cima), quanto o denominador pelo mesmo número, o que não interfere na igualdade. Se a fração anterior for multiplicada em cima e em baixo por    ficará:Note que     é igual a 1, logo a multiplicação de um número por 1 não o altera. Racionalização de Denominadores

  21. RADICIAÇÃO Racionalização de Denominadores Prosseguindo: Como se pode notar o denominador agora é um número racional (3).

  22. RADICIAÇÃO ou é o fator racionalizante de     Racionalização de Denominadores Raízes não-quadradas Para eliminar raízes cúbicas, ou de outros índices diferentes de 2 (lembre-se: raiz quadrada é, na verdade, uma raiz de índice 2), é necessário utilizar um artifício. Multiplique, no numerador e no denominador, por uma raiz de mesmo radicando (o número dentro da raiz) e cujo índice seja equivalente ao índice da raiz original, e o expoente do radicando seja o valor do índice menos um. Por exemplo:

  23. RADICIAÇÃO Veja: Deve-se multiplicar por Isso porque a multiplicação de          por          é, na verdade, a multiplicação de (a + b). (a - b), um produto notável, cujo resultado é (a2 - b2), isto é, os radicais somem!  é o fator racionalizante de    é o fator racionalizante de      é o fator racionalizante de Racionalização de Denominadores Soma de raízes no denominador

More Related