20 likes | 144 Views
BOM GOVERNO EM PAISES EMERGENTES. O Foco no que não deu certo levou a recomendações dos orgãos financiadores com o intuito de proteger seus investimentos. Essas recomendações se enquadram e m tres grupos :
E N D
BOM GOVERNO EM PAISES EMERGENTES O Foco no que nãodeucerto levou a recomendações dos orgãosfinanciadores com o intuito de protegerseus investimentos. Essasrecomendações se enquadram emtresgrupos: 1- Reduzir o tamanho do governo, “downsizing” privatizações, tercerizações; 2- Reduzir do poderdiscricionáriodaburocracia; 3- Aumentar o poderbomdaopiniãopúblicasobreosprestadores de serviçospúblicos.
Tendler (1997) entendeque o foco no maudesempenho dos governos de paisesemergenteslevou a recomendaçõesequivocadassobrecomomelhorar o governo. 1o – O foco no maugovernoinibiu o aprendizadosobremodelos de sucessoempaísesemergentes; 2o – A análise no bomdesempenho tem sidosobremétodosemusoempaisesindustrializados, particularmente do SudesteAsiáticoemboraessesmodelosnemsempresejamadequadosparapaísesouregiõesemergentes; 3o – O bomdesempenho do governoemalgunsórgãosouregiõesespecíficasdeixa de ser observado, umavez o foco é no paíscomo um todo, umaespécie de certificaçãodaqualidade de governo do país; 4o – O sucesso do governo é associado à políticasnãointervencionistas, valorizandoosmecanismos de mercado, semconsiderar as evidênciasqueosgovernos do LesteAsiáticoforamintervencionistas, subsidiando o créditoagropecuário, fixandopreços e dizendoàsempresas o queproduzir; 5o – Evidências do quedacertoemgrandesorganizaçõessãoignoradas. A antigateoria Socio-técnicaapoiadanasreconhecidaspesquisas de Tavistoknão é aceitacomométodocapaz de levaraosucessomedidasgovernamentais de paisesemergentes (ver, Castro e Gusmão, 1997) no que a autorachama de DITLT (Desempenho Industrial e Transformação do Local de Trabalho) 6o – Nãoseriacorreto o focoexclusivonavalorização do cliente, poisessefocorequer um foconos stakeholders daorganizaçãocomo um todo a começarporreforçar a confiança e a autoestima dos servidoresdaorganizaçãoemprimeirolugar. 7o-Porúltimo o bomgovernoexigenovas formas de interação entre o níveloperacional e a gerênciaestabelecendorelaçõescooperativas e informais entre as partes, maiorflexibilidadenasatribuições e descentralizaçãodaexecuçãoe o gerenciamento.