90 likes | 244 Views
O consumo de sódio não influenciou no ganho de peso interdialítico de pacientes em programa de hemodiálise. Tzanno-Martins CB; Biavo BMM; Uezima CBB; Barros CM; Jorge K; Navarro RB; Furtado MM; Freitas APG; Martins JPLB; Ribeiro Júnior E; Paternez-Colucci ACA. INTRODUÇÃO:.
E N D
O consumo de sódio não influenciou no ganho de peso interdialíticode pacientes em programa de hemodiálise Tzanno-Martins CB; Biavo BMM; Uezima CBB; Barros CM; Jorge K; Navarro RB; Furtado MM; Freitas APG; Martins JPLB; Ribeiro Júnior E; Paternez-Colucci ACA.
INTRODUÇÃO: • Diversos estudos demonstraram a correlação entre a adequação da hemodiálise e ganho de peso interdialítico com a morbidade e mortalidade de pacientes renais crônicos. • Para pacientes em hemodiálise a restrição de sódio é indicada não somente para o controle da pressão arterial, como também para o controle na ingestão de líquidos e, conseqüentemente, do ganho de peso interdialítico. Este ganho não deve ultrapassar 3 a 5% do peso seco. Em geral, quando o balanço de sódio é bem controlado, o mecanismo de sede regula o balanço de água adequadamente.
OBJETIVO: • O objetivo do presente trabalho foi avaliar o ganho de peso interdialítico e o consumo alimentar de sódio por pacientes submetidos a hemodiálise, usuários de uma clínica privada no município de São Paulo.
MÉTODOS: • Estudo transversal, realizado com 97 pacientes [39 (40,2%) mulheres e 58 (59,8%) homens], submetidos à hemodiálise crônica. Foram avaliados dados clínicos (kt/V), aferidos o peso pré diálise, peso pós diálise (“peso-seco”) e a altura para verificar ganho de peso interdialitico e IMC (índice de massa corporal) classificado segundo OMS-1998. A fim de avaliar o consumo alimentar de sódio, foram aplicados três recordatórios de 24 horas, sendo dois referentes à alimentação nos dias em que o paciente não realizava hemodiálise e um no dia de realização da hemodiálise.
RESULTADOS: • Tabela 1: Características da população estudada.
RESULTADOS: • Tabela 2. Distribuição da população estudada segundo o ganho de peso interdialítico (GIPD) em relação à média diária de consumo de líquidos.
RESULTADOS: • Tabela 3. Média e desvio padrão do consumo de energia e nutrientes, segundo sexo.
RESULTADOS: • Tabela 4. Consumo de sódio e Kt/v, segundo % de ganho de peso interdialítico.
CONCLUSÃO: • Foi observado consumo de sódio acima do recomendado, o que não influenciou no ganho de peso interdialítico da população estudada, uma vez que a maioria dela apresentou ganho de peso dentro dos limites de normalidade. Mesmo assim, é de suma importância a ênfase no seguimento de dieta hipossódica, uma vez que o excesso de sódio pode agravar a hipertensão presente na maioria dos nossos pacientes, se não como causa da DRC como conseqüência da mesma.