200 likes | 383 Views
Introdu çã o à estilos e figuras de linguagem. Figura de linguagem é :. Uma forma de express ã o que consiste no emprego de palavras em sentido figurado, isto é , em sentido diferente daquele em que convencionalmente s ã o empregadas. Compara çã o.
E N D
Figura de linguagem é: Uma forma de expressão que consiste no emprego de palavras em sentido figurado, isto é, em sentido diferente daquele em que convencionalmente são empregadas.
Comparação É a figura de linguagem que consiste em aproximar dois seres em razão de alguma semelhança existente entre eles, de modo que as características de um sejam atribuídas ao outro, e sempre por meio de um elememto comparativo expresso: como,tal qual, semelhante a, que nem, etc.
Exemplo: “Meu coração tombou na vida tal qual uma estrela ferida pela flexa de um caçador.” (Cecília Meireles)
É a figura de linguagem queconsiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança, de intersecção entre dois termos.Metáfora É a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança, de intersecção entre dois termos.
Exemplo: “O samba éo pai do prazer, O samba é o filho da dor.”(Caetano Veloso) “Pelos vales de teus olhos de claras águas antigas meus sonhos passando vão.”(Cecília Meireles)
Metonímia É uma figura de linguagem em que consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, de inclusão, de implicação.
Exemplos: Conseguiu sucesso com determinação e suor. (trabalho) Para dar brilho,use bombril.(uma palha de aço) Nunca tive um teto próprio. (casa)
Antítese É a figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que se opõem quanto ao sentido.
Exemplo: “O sonho de um céu e de um mar E de uma vida perigosa Trocando o amargo pelo mel E as cinzas pelas rosas Te faz bem tanto quanto mal Faz odiar tanto quanto querer.”(Charly Garcia)
Paradoxo É a figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que, embora opostas quanto ao sentido, se fundem em um enunciado.
Exemplo: “Amor é fogo que arde sem se ver É ferida que dói e não se sente É um contentamento descontente É dor que desatina sem doer.” (Camões)
Personifição ou prosopopéia É a figura de linguagem que consiste em atribuir linguagem, sentimentos e ações próprios dos seres humanos a seres inanimados ou irracionais.
Exemplo: “Minhas irmãs são belas, são ditosas….Dorme a Ásia nas sombrasvolutuosas Dos haréns do Sutão […] Mas eu, Senhor!…Eu triste, abandonada, Em meio dos desertos esgarrada, Perdida marcho em vão!(Castro Alves)ditosa: feliz, venturosa. Volutuosa: sensual, deleitosa.
Hipérbole É a figura de linguagem que consiste em expressar uma idéia com exagero.
Exemplo:“ Queria querer gritar setecentas mil vezes Como são lindas, como são lindos os burgueses!”(Caetano Veloso)
Eufemismo É a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra ou expressão no lugar de outra palavra ou expressão considerada desagradável ou chocante.
Exemplo: “ Quando a indesejada das gentes chegar, (Não sei se dura ou caroável), Talvez eu tenha medo. Talvez sorria, ou diga:— Alô, iniludível!(Manuel Bandeira)caroável: carinhosa, afetuosa, meiga.iniludível: que não se pode iludir.
Ironia É a figura de linguagem que consiste em afirmar o contrário do que se quer dizer.
Exemplo: “Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo. […] Arre, estou farto de semideuses! Onde é que hágente no mundo?”(Fernando Pessoa)