1 / 19

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã. UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL. ESTUDOS DA CNBB/97. 2.1. Jesus Cristo, ministério de Deus. A Igreja proclama que a chave, o centro e o fim de toda história humana se encontra em seu Senhor e Mestre.(GS 10,2). MEDIADOR ABSOLUTO E DEFINITIVO DO REINO.

yosef
Download Presentation

Iniciação à Vida Cristã

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Iniciação à Vida Cristã UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL. ESTUDOS DA CNBB/97

  2. 2.1. Jesus Cristo,ministério de Deus A Igreja proclama que a chave, o centro e o fim de toda história humana se encontra em seu Senhor e Mestre.(GS 10,2)

  3. MEDIADOR ABSOLUTOE DEFINITIVO DO REINO Jesus = Reino de Deus MISTÉRIO REVELADO ENTRE NÓS.

  4. É PRECISO MERGULHARNO JESUS HISTÓRICOE EM SUA PRÁTICA. PARA ENTENDER ESSE REINO

  5. 2.2 O MISTÉRIO ESTÁ NO CENTRO DA FÉ “A vós é confiado o mistériodo Reino de Deus”(Mc 4,11; Mt 13,11 e Lc 8,10)Ser cristão é participar deste mistério e se comprometer com ele.Requer uma mudança de vida.É fruto da experiência, não apenas do conhecimento.

  6. MISTÉRIO?O QUE É? MERGULHOS NO MISTÉRIO DE DEUS E DA VIDA. PALAVRA DESÍGNIO DIVINO DE SALVAÇÃO

  7. 2.3 INICIAÇÃO:MERGULHO NO MISTÉRIO O mistério é um segredoque se manifestasomente aos iniciados. • Para ter acesso aos divinos mistériosa pessoa precisa, de uma maneira ou de outra,ser iniciadaa essas realidades maravilhosas através de experiências que marcam profundamente. • PROCLAMAR E FAZER EXPERIMENTAR O MISTÉRIO, • MAS NÃO BANALIZAR O ACESSO AO SAGRADO.

  8. A partir dos discípulos o processo de transmissão da fé tornou-se iniciático em sua metodologia. • Para participar do mistério de Cristo Jesus é preciso passar por umaexperiência empataste de • transformação pessoale deixar-se envolver pela ação do Espírito. O QUERIGMA É PARA TODOS OS MISTÉRIOS (SACRAMENTOS) SÓ PARA OS INICIADOS NA FÉ

  9. 2.4 CATECUMENATO:UM CAMINHO ANTIGO E EFICIENTE 1° Experiência do mistério do Cristo e da Igreja2° Explicação numa vivência marcada pelo rito, através de uma catequese chamada “mistagógica” (que inicia no mistério) CATECÚMENO: aquele que deve ser iniciado na fé O rito, ao envolver a pessoa por inteiro, marca mais profundamente do que uma simples instrução e interioriza o que foi aprendido e proclamado, realçando a dimensão do compromisso.

  10. 2.5 A INICIAÇÃO COMO DADO ANTROPOLÓGICO INICIAÇÃOÉ um tempo de aproximação e imersão em novo jeito de ser; sinaliza uma mudança de vida, de comportamento, com a inserção num novo grupo. Um conjunto de ritos e ensinamentos orais, visando realizar uma transformação do estatuto religioso e social do iniciado.No final do período de provas, o iniciado goza de uma existência totalmente diferente da que possuía antes:TRANSFORMA-SE NOUTRA PESSOA.

  11. Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora. Impõem-se a tarefa irrenunciável de oferecer uma modalidade de iniciação cristã, que além de marcar o que, dê também elementos para o quem, o como e o onde se realiza.  (DA 287) 2.6 REVALORIZAR HOJE ESSE CAMINHO • Aquilo que os ritos de iniciação representam para a vida sócio cultural de um grupo, a catequese deveria representar para a vida cristã.(Com adultos, catequese adulta, n. 102-103) NECESSIDADE URGENTE DE REVISÃO PROFUNDA DA NOSSA PRÁTICA ECLESIAL, PARA RESTABELECER,NA SUA FUNÇÃO PRIMORDIAL, A INICIAÇÃO CRISTÃ.

  12. 2.7 A IMPORTÂNCIA E O LUGAR DOS SACRAMENTOS Uma parte essencial da iniciação cristã, coroamento do processo iniciático,é a catequese mistagógica, porque revela, torna presente, para cada crente e para todos os crentes, de qualquer época, a plena realidade da obra da salvação realizada uma vez por todas por Jesus Cristo, através da liturgia.

  13. 2.9 MAS IDENTIFICAMOS UM PROBLEMA NESSE PROCESSO A CATEQUESE DEVE LEVAR AO SACRAMENTO.MAS SÓ UM BOM PROCESSO DE INICIAÇÃO PODE DAR AO SACRAMENTO O LUGAR QUE LHE CABE, QUE NÃO FAÇA DELE UM LUGAR DE CHEGADA SEM PROSSEGUIMENTO DO CAMINHO.

  14. 2.9 UMA INICIAÇÃO QUE LEVE A UMA REAL PARTICIPAÇÃO PROCESSO RETOMAR A DIMENSÃO MÍSTICA, CELEBRATIVA DA CATEQUESE

  15. 2.10 NATUREZA DA INICIAÇÃO CRISTÃ Unidade indissolúvel É OBRA DO AMOR DE DEUS GRAÇA BENEVOLENTE E TRANSFORMADORA DESENVOLVE-SE DENTRO DO DINAMISMO TRINITÁRIO:

  16. REALIZA-SE NA IGREJA E PELA MEDIAÇÃO DA IGREJA REQUER A DECISÃO LIVRE DA PESSOA. As pessoas são iniciadas no mistério de Cristo e na vida da Igreja, não na devoção particular de qualquer pessoa ou de um grupo. No processo de iniciação a pessoa é envolvida inteiramente em todas as esferas e dimensões do ser. Chamados a ter uma relação filial com Deus. Caminhada para Deus que irrompe em sua vida e caminha com ele.

  17. NÚCLEO E CORAÇÃO DAINICIAÇÃO CRISTÃ VIDA NOVA PARTICIPAÇÃO NANATUREZA DIVINA (O iniciado morre ao pecado e começa nova existência.)

  18. 2.11 UMA VISÃO DE CONJUNTO DA VIDA CRISTÃ Longo processo vital de introdução dos cristãos ainda não iniciados nos diversos aspectos essenciais da vida cristã. Questionamentos:1. O que de novo esta parte do documento nos apresenta? 2. Que mudanças devem ocorrer em nossa prática catequética a partir das propostas do documento?

More Related