E N D
1. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS
2. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS
PORQUE?
TODOS DEVEM SER PASTOREADOS - JO:21:15, MC 16:15, MT 18:14.
TODOS PECAMOS – SL 51:5
PERMANECEM FIRMES – 2 TM 3: 14, 15.
QUEM:
PAIS – GN 18:19, SL 78:2-7, EX 12:26-28, I SM 3:13,14, DT 6:1-9, DT 11:19, DT 31:12,13
IGREJA - 2 CR 20:13, 2 RS 23:2, I SM 3:1.
3. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Características básicas de um bom professor:
Se faz necessário que tenha o batismo com o Espírito Santo e a certeza da sua salvação;
Deve depender do Espírito Santo, da Palavra de Deus e da oração;
Ter dedicação;
Amar e compreender as crianças;
Ter visão da necessidade de levar as crianças à Jesus;
Ter senso de responsabilidade (não faltar, ser pontual);
Separar tempo para a preparação da sua aula;
Não desanimar facilmente, enfrente todos os obstáculos com fé e determinação;
Desejar ver resultados na vida das crianças.
4. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Características básicas de um bom professor:
Deve atuar neste ministério por amor, assumindo um compromisso com Deus para obedecer a sua ordem (Mc. 16.15). Quando temos certeza de quem nos deu a ordem e nos chamou, e para que nos chamou, não há lugar para dúvidas nem inconstâncias.
O trabalho com crianças vai muito além da técnica e do conhecimento, embora ambos sejam fundamentais para os eu desenvolvimento com excelência. Ele é muito mais abrangente e profundo. As necessidades das crianças vão muito além do que podemos imaginar. É preciso primeiramente comunhão com Deus, dependência Dele, muito amor, visão e desejo de aprender a apascentar seus cordeirinhos.
5. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS O professor Sábio
Há uma grande diferença em ter muita informação, e comunicar o conteúdo pelo próprio caráter e pelo ensino criativo. Quais as qualidades que destinguem o "conhecedor" do "sábio"? É simples, a sábio preocupa-se com a comunicação criativa de um conteúdo que transforma o caráter.
A Bíblia nos mostra, no livro de Eclesiastes 12:9-11 exemplo de três qualidades essenciais a todos que se dispõem a ensinar outros. Podemos resumir essas qualidades assim:
1) Conteúdo (A Palavra de Deus);
2) Comunicação criativa;
3) Caráter condizente.
6. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Comunicador com Criatividade
Preocupa-se não somente com o que ensina, mas também como ensina. Isso implica no uso de analogias (semelhanças), comparações, histórias, audiovisuais, etc.
Não é coincidência que o maior Mestre de todos os tempos, O Senhor Jesus, também ensinava assim. A Bíblia nos diz que "sem parábolas (histórias) Jesus não lhes ensinava nada (Mt 13:34)".
7. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Comunicação por meio do Caráter
Conhecimento e conteúdo não são suficientes para influenciar positivamente a vida das pessoas. Você já deve ter tido um professor que, pela sua maneira de ensinar, e a sua transparência em demonstrar através das atitudes e comportamento, o quanto amava aquela arte, tornou-se para vocÊ um referencial. Certamente que sim. As vezes as crianças ouvem muitas histórias Bíblicas, mas pelo fato de terem sido passadas como meras informações, elas não são capazes de extrair, um ensino prático para as suas vidas. O livro de Eclesiastes termina enfatizando a importância do caráter no ensino e na vida (Ec 12:13-14). Não adianta ensinarmos princípios morais, se deixarmos a impressão de que a criança será capaz de cumprir-los por si mesma. Somente a graça de Deus, através do espírito Santo, nos capacita a viver a vida cristã.
8. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Comunicação por meio do Caráter
Por exemplo:
Se fizermos um estudo com as crianças sobre Pv. 15.1 "A resposta branda desvia o furor, mas palavras duras suscita a ira". Iríamos exortá-las a não ficarem iradas, a sempre falarem palavras suaves, a não provocarem seus colegas. Perfeito; mas o que falta? Falta um esclarecimento, de que, sem Jesus ninguém é capaz de desenvolver palavras brandas, que Ele toma conta das nossas palavras, e fala através de nós, basta que venhamos pedir a ajuda Dele. Mas, para isso é preciso que primeiro a tia viva essa palavra.
9. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS O professor Organizado
O preparo e uso de um bom plano de aula, contribuem para revolucionar o ensino de milhares de educadores.
O plano de aula traz muitas vantagens para o educador e suas crianças.
Facilita o avanço da aula em direção ao alvo (a criança).
Proporciona economia e maior controle do tempo.
Lembra ao professor de elementos essenciais à aula (material necessário, tarefas, métodos, etc.)
Incentiva o preparo prévio da aula.
Preserva o procedimento da aula num arquivo para uso futuro.
É uma ferramenta que nos proporciona desenvolver nossa criatividade.
10. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Planejando a aula:
Comece com antecedência - leia a passagem bíblica que você irá ensinar uns 15 a 10 dias antes da aula várias vezes e até em traduções diferentes da Bíblia. Prepare o roteiro 7 a 5 dias antes. Assim você tem tempo de comprar e preparar o material necessário e ensaiar e repassar a história.
Comunique-se - se você trabalha com um assistente ou professor auxiliar, passe o que você programou para ele, numa reunião e por escrito. Ou ainda melhor, programe junto com seu auxiliar o trabalho - diz o ditado que "Duas cabeças pensam melhor que uma!"
Prepare um roteiro básico - em geral ele deve indicar:
Objetivo: Qual a mensagem / verdade bíblica que quero transmitir?Texto: Qual passagem Bíblica usar?
Como: Qual material didático ou método vou usar? Quais serão as actividades de fixação?
11. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Planejando a aula:
Tempo: Qual o tempo disponível? O que programei cabe neste tempo?Em seguida faça o Plano de Aula completo, que deve conter, por escrito cada passo da
Aula: quem faz o que, o tempo previsto para cada atividade, o material necessário, o resumo da história que você ira contar... Atenha-se ao objectivo em todas as etapas. As músicas, o versículo para memorizar, as atividades com as crianças, tudo deve transmitir a mesma mensagem.
Ensaie - depois de ter feito o roteiro da sua aula, ensaie. Ensaie o texto, como o irá dizer e a sequência dos acontecimentos. Pegue o material que irá usar e ensaie com ele (por exemplo, coloque as figuras do flanelógrafo em ordem de uso; ensaie entradas e saídas dos fantoches, a altura do braço, expressões; etc..).Tente em frente ao espelho, assim você tem uma idéia melhor do que seus alunos verão.
12. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Planejando a aula:
Teste as atividades - A tinta e papel escolhidos para as crianças pintarem são atóxicas? O papel resiste à tinta ou desmancha? Quanto tempo o papel machê leva para secar? Quanta sujeira a argila faz na mesa, preciso forrá-la com plástico ou jornal basta? Seja lá o que for que você decida apresentar para as crianças fazerem, teste antes em casa.
Ore sempre! - antes e depois da leitura, do preparo do roteiro, dos ensaios, das conversas e da aula!
Sorria, confie em Deus e divirta-se com suas crianças!
13. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS
15. VAMOS POR EM PRÁTICA
16. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 3 A 6 anos FÍSICO:
Estão a crescer muito depressa;
Tem necessidade física mexer-se o tempo todo, mesmo durante o tempo de ensino;
São tão ativas, se cansam rapidamente;
Precisam de muitas oportunidades de movimento, mas também precisam de pausas para descanso.
Assim o professor tem que planejar métodos de ensino ativos. Exemplo: Elas podem fazer gestos que estão ligados à história. Você pode quebrar o ensino em segmentos e intervalar com canções com gestos e atividades rítmicas. Depois de cerca de 20 minutos, devem descansar. O tempo de descanso deve começar com uma canção calma.
17. MENTAL:
Prestam atenção por um curto período de tempo – cerca de 2 minutos;
Planear muitas e diferentes atividades para mantê-las interessadas;
Cada segmento deve ser muito curto com muitas atividades para elas participarem;
Os versículos devem ser curtos ainda somente 5 ou 6 palavras a não ser que estejam associadas a uma canção, então talvez consiga ensinar 10 a 12 palavras;
Estas crianças PRECISAM brincar; foi assim que Deus as fez, por isso, o professor deve procurar formas de ensinar as crianças através de brincadeiras. Exemplos: fazer gestos como se fossem a pessoa descrita na história. Usar o teatro de dedos para descrever a ação da história. Se estiver a ensinar um versículo, podem bater os pés ou mãos em cada sílaba das palavras. Estas crianças aprendem mais por fazerem do que por ouvirem. É por isso que as peças de drama ou os gestos podem ser tão eficazes.
18. MENTAL:
Dê às crianças coisas que elas possam tocar. Exemplo: Elas podem cheirar as flores que Deus fez; podem beber a água que Deus deu aos filhos de Israel quando eles tinham sede. Elas podem pegar em tábuas como aquelas que os soldados pegaram para fazer uma cruz para Jesus. Etc. As crianças pré-escolares gostam muito da repetição, e precisam disso para aprender. O professor pode continuar a mesma lição ou a mesma idéia durante duas semanas, ou até mesmo, som alguma variedade, durante todo o mês. É também importante rever os versículos (palavras da Bíblia) e canções, dizendo ou cantando vez após vez. As crianças pré-escolares raramente se cansam disto.
O professor pode repetir determinadas frase ao longo da história, pois estas crianças gostam muito da repetição e do ritmo de uma conversa.
Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 3 A 6 anos
19. MENTAL:
As crianças pré-escolares não compreendem muito bem os símbolos. Geralmente pensam em termos muito literais, acreditando em cada palavra que o professor diz, em termos concretos. Exemplo: Se um professor disser que Jesus é a porta, elas pensam em Jesus como sendo uma porta física, feita de madeira e com maçaneta. É melhor não entrar neste tipo de ensino e de versículos que usam simbologia. Por outro lado, as histórias bíblicas que mostram como Jesus é e como Deus é ajudam-nas a compreender o caráter de Deus. Quando elas vêm Jesus ser amoroso e simpático, elas compreendem que Ele é amoroso e simpático. Etc. É óbvio que as crianças pré-escolares, não tendo ainda frequentado a escola , ainda não saibam ler nem escrever. Por isso, cartões com palavras não ajudam nada, mas os cartões com figuras sim. A referência do versículo (onde se encontra escrito) não tem importância para elas. É suficiente chamar ao versículo “palavras da Bíblia”. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 3 A 6 anos
20. MENTAL:
As gravuras devem ser realistas e não como desenho animado ou simbólicas. As figuras de pessoas devem mostrar o corpo todo da pessoa, não somente o coração ou a mão, por exemplo.
Os fundo de cenário não precisam ser complicados. Os detalhes desnecessários devem ser retirados da figura. Objetos como pedaços de madeira ou peças de metal devem ser colados nas figuras para fazer figuras tipo “toca e sente”.
Estas crianças gostam de cores vivas como vermelho, verde, amarelo e azul. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 3 A 6 anos
21. EMOCIONAL:
As crianças pré-escolares são geralmente muito medrosas. Se alguma coisa na classe as assusta, retire isso, se possível.
Não use máscaras nem roupas das quais elas possam ter medo. Fale com elas com palavras suaves e calmas, nunca num de voz exaltado. O professor não deve mostrar medo, mas não deve ridicularizar as crianças que sentirem medo. As suas emoções podem mudar muito rapidamente, por isso, muitas vezes, ajuda muito ignorar o medo delas e tentar distraí-las com outra atividade.
Estas crianças farão tudo para agradar ao professor. Por isso, é importante não ser insistente no que diz respeito a aceitar Jesus. Claro que o professor nunca se deve recusar a ajudar uma criança que mostre desejo de receber Jesus, como vai suceder. Mas não enfatizar este assunto de forma a que elas respondam ao convite só para agradar ao professor. Tal resposta não a é salvação real e pode confundir a criança mais tarde. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 3 A 6 anos
22. EMOCIONAL:
As crianças pré-escolares gostam das palavras “eu, meu, para mim… etc”, elas usam estas palavras constantemente pois faz parte da maneira de ser delas.
Estas crianças estão simplesmente a começar a perceber que há outras pessoas no mundo para além delas e os seus papás e mamãs.
As lições com as quais estas crianças melhor se relacionarão, serão as que falam de pessoas que lhe são familiares – a família de Moisés, Jesus com a Sua mãe Maria e o Seu pai José em casa, etc. Elas percebem sobre família. Reis, profetas e guerreiros são coisas muito difíceis para elas.
Durante o tempo de oração, não se esqueça de incluir a família delas. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 3 A 6 anos
23. EMOCIONAL:
As crianças pré-escolares compreendem as coisas que vêm, sentem e tocam – as coisas que são reais e concretas.
É difícil para elas compreenderem que Deus é espírito, mas mais facilmente compreendem Jesus, por causa da sua humanidade.
Elas conseguem compreender algumas características de Deus vendo em histórias o que Deus (ou Jesus) FEZ e DISSE.
Estes são os anos de preparação para muitas crianças. A maior parte das crianças farão a sua decisão para Jesus na fase seguinte a esta, durante os seus anos de primária. Contudo, se alguma criança estiver preparada para se decidir para Jesus durante os anos pré-escolares, especialmente se os pais estão regularmente a ensinar-lhes a Palavra de Deus em casa. Devemos fazer um bom trabalho em ensinar-lhes as verdades fundamentais: quem Jesus é, o que é a Bíblia, o que é o pecado, o que é que Jesus fez por nós. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 3 A 6 anos
24. EMOCIONAL:
O professor deve ajudar estas crianças a desenvolverem o conceito do certo e errado. Muitas vezes, as crianças pensam no BEM como tudo o que faz a sua família ou o seu professor feliz. Elas pensam no MAL como sendo algo que lhes traz castigo ou lhes dá problemas, algumas coisas que a mamãe não gosta. Ensinar que Deus através da sua palavra nos ensina o que é BEM ou MAL.
Se elas são amadas na sua família, elas podem perceber que Deus as ama. Você deve ensinar muito acerca do amor de Deus. Ensine que Deus no ama, pecadores. Ele gosta de nós apesar de fazermos coisas mal feitas. Nunca ensine que Deus VAI GOSTAR DE NÓS SE FIZERMOS TUDO BEM! Esta afirmação não é correta, e não é bíblica. A Bíblia é clara ao dizer que Deus nos ama, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5:8) As crianças pré-escolares não precisam se preocupar com doutrinas pois são difíceis de entender. As doutrinas profundas devem ser deixadas para anos posteriores. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 3 A 6 anos
25. ESPIRITUAL:
As crianças pré-escolares compreendem as coisas que vêm, sentem e tocam,
É difícil para elas compreenderem que Deus é espírito, mas mais facilmente compreendem Jesus, por causa da sua humanidade,
Conseguem compreender as características de Deus e Jesus em histórias sobre o que fizeram, Estes são os anos de preparação para muitas crianças, a maior parte das crianças farão a sua decisão para Jesus na fase seguinte,
Devemos fazer um bom trabalho em ensinar-lhes as verdades fundamentais: quem Jesus é, o que é a Bíblia, o que é o pecado, o que é que Jesus fez por nós.
O professor não deve investir muito para que a criança se decida para Jesus, mas deve estar preparado se a criança mostrar desejo. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 3 A 6 anos
26. ESPIRITUAL:
O professor deve ajudar estas crianças a desenvolverem o conceito do certo e errado. Muitas vezes, as crianças pensam no BEM como tudo o que faz a sua família ou o seu professor feliz. Elas pensam no MAL como sendo algo que lhes traz castigo ou lhes dá problemas, como algumas coisas que a mamãe não gosta.
Ensine-lhes que só Deus nos pode dizer o que é BOM ou MAU. Isto ajuda –as a compreender o que é o pecado. Se elas são amadas na sua família, elas podem perceber que Deus as ama. Você deve ensinar muito acerca do amor de Deus. Ensine que Deus nos ama, pecadores. Ele gosta de nós apesar de fazermos coisas mal feitas.
Nunca ensine que Deus VAI GOSTAR DE NÓS SE FIZERMOS TUDO BEM! Esta afirmação não é correta, e não é bíblica. A Bíblia é clara ao dizer que Deus nos ama, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5:8) Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 3 A 6 anos
27. FÍSICO:
Estas crianças cansam-se facilmente pois estão sempre em movimento, fazendo, fazendo, fazendo. Elas cansam-se, mas não gostam de parar e descansar.
É importante proporcionar a diferentes atividades, que incluam muito movimento, seguidas de tempos de descanso, usando canções calmas.
Usar sempre exercícios rítmicos de qualquer tipo que utilizem os músculos.
Durante o ensino, devem representar a história. Podem fazer gestos como um grupo. Pode começar a distribuir diferentes partes ao grupo, que cada criança pode representar, fazer jogos com elas.
Mesmo sendo capazes de escrever e colorir, elas não são, muitas vezes, boas nestas atividades por que só se usam os músculos finos que ainda não estão bem desenvolvidos. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 7 A 9 anos
28. MENTAL:
Podem escutar atentamente o ensino por mais tempo do que as pré-escolares, mas ainda não por muito tempo. O ensino não deve exceder os 7 a 10 minutos. O professor pode dividir a lição em duas partes de 4 a 5 minutos cada e cantar algumas canções no intervalo das duas partes.
Precisam de muita revisão, mas não tanto como as crianças pré-escolares. O professor deve ensinar uma lição por semana, mas reservar um tempo para revisão cada domingo. Elas devem também rever o versículo da semana anterior, repetindo-o ou cantando duas vezes, mas também ensinando um novo versículo cada semana (Dizendo-o ou cantando-o pelo menos 6 vezes).
Estas crianças conseguem compreender as coisas AQUI E AGORA. Elas não são muito boas em entender os outros tempos como o futuro ou o passado, ou outro locais, especialmente locais longínquos e desconhecidos. Não conseguem aprender datas históricas ou cronológicas, ou geografia com muitos pormenores. As lições não precisam de seguir ordem cronológica. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 7 A 9 anos
29. MENTAL:
O professor deve enfatizar a aplicação à vida para que possam começar a entender como aplicar as verdades bíblicas às suas vidas aqui e agora. Elas são muito curiosas. Fazem muitas perguntas. Responder às suas perguntas pode ser um excelente método de ensino, porque foram elas que fizeram a pergunta, e você sabe que elas estão interessadas em saber coisas sobre esse assunto.
A memória delas é muito forte. É muito importante que o professor cumpra tudo o que prometer. Se não é considerado um mentiroso ou infiel. Conseguem aprender quase todos os versículos e até a referência (onde se encontra escrito na Bíblia). Devem memorizar muitos versículos que mostrem o caminho e a necessidade da salvação.
Estas crianças estão a desenvolver-se no seu entendimento, mas ainda não conseguem entender todo o simbolismo. É melhor usar versículos e lições sem linguagem simbólica, quando possível. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 7 A 9 anos
30. MENTAL:
No entanto, há uma questão simbólica que parece ser bem compreeendida por estas crianças. É o Livro sem Palavras, que usa as cores para simbollizar as verdades do Evangelho. A Página dourada representa o céu, a Página preta representa o pecado que nos impede o caminho para o céu, a Página vermelha representa o sangue que Jesus verteu pelos nossos pecados, a Página branca representa –nos limpos do pecado através da fé em Cristo, e a Página verde representa o crescimento depois de recebermos Cristo.
Os que estão a aprender a ler e a escrever, estão desejosos de o mostrar. O professor pode agora, usar os cartões com palavras simples, assim como escrever no quadro ou no chão. Contudo, não se esqueça que estas crianças ainda estão a aprender a ler. Encoraje-as em tudo o que elas fizerem. Peça voluntários para ler. Evite chamar crianças para ler. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 7 A 9 anos
31. MENTAL:
Aqueles que não têm a oportunidade a ir à escola, ou aqueles que têm dificuldade em ler, muitas vezes sentem-se envergonhados. Não os faça sentir mal acerca disso, nem os faça ler em público. Ao utilizar os cartões da Escola dominical, o professor deve aumentar a sua capacidade de leitura. Estas crianças estão a começar a compreender e a usar simples conceitos matemáticos. Elas gostam de jogos bíblicos e de histórias bíblicas que especifiquem números até 10, como os “2 homens cegos” e os “10 leprosos”.
32. EMOCIONAL:
Estas crianças ainda não desenvolveram paciência ou controle sobre as suas emoções. O professor deve falar com elas sempre com calma. Ele deve evitar emoções muito esfuziantes. Elas zangam-se muito rapidamente. Contudo, se o professor não prestar muita atenção, a sua zanga apaga-se depressa. Ainda têm medo de muitas coisas. As lições que mostram o cuidado de Deus podem servir de encorajamento. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 7 A 9 anos
33. SOCIAL:
Estas crianças estão a começar a perceber que existem outras pessoas no mundo. Elas podem identificar-se com outras pessoas, especialmente através de histórias.
Boas lições bíblicas pode ajudá-las a compreender como é que elas podem ajudar outras.
Muitas vezes, é bom juntar todas as crianças, como um grupo de amigos, e irem todos juntos para a Escola dominical.
O professor também pode encorajar os alunos a levarem os seus amigos à Escola Dominical. Os rapazes e meninas podem ser amigos e podem ser ensinados todos juntos, num só grupo.
O professor pode ser homem ou mulher. As crianças são sempre simpáticas para os que estão em autoridade.
Elas seguirão as regras da Escola dominical se elas as conhecerem e compreenderem. A disciplina não é, geralmente, o problema. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 7 A 9 anos
34. ESPIRITUAL:
Estas crianças são muito curiosas acerca da morte. Algumas lições falam acerca de céu e inferno, e como uma pessoa pode ser salva.
Elas querem fazer tudo bem feito. Elas diferenciam o bem do mal, e compreendem o conceito de pecado se lhe for bem explicado.
Esta é uma altura em que elas podem começar a entender como os cristãos devem viver – o que devem fazer e o que devem evitar. Elas sabem o que Deus aprova e o que Deus não aprova. Elas percebem que pecamos quando fazemos algo que deus não aprova. Ainda que elas estejam a começar a aprender o bem e o mal e o conceito do pecado, elas ainda pensam que o mal é tudo o que os pais desaprovarem, e bem aquilo que os pais gostam.
Elas precisam de ensino que mostre a ideia de que a Palavra de Deus nos mostra o que é certo e errado. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 7 A 9 anos
35. ESPIRITUAL:
Elas podem ter uma fé muito forte. Elas crêem que Deus as pode ajudar quando elas oram.
Algumas lições podem mostrar COMO Deus quer que oremos, o que pode IMPEDIR que as nossas orações sejam ouvidas, quais as orações que agradam a Deus, e as formas diferentes como Deus responde às nossas orações (SIM, NÃO, ESPERA, SE, …)
Se forem bem ensinadas, estas crianças podem compreender facilmente o Evangelho. A lição deve incluir um convite para receber Cristo, mas as crianças não devem ser forçadas ou manipuladas para responder. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 7 A 9 anos
36. FÍSICO:
Estas crianças são muito barulhentas e muito ativas.
Elas gostam de falar umas com as outras, e estão a fazê-lo constantemente. O professor deve planejar algumas pausas para conversar com os alunos durante a lição. Ex.: ler o versículo, discussão, representar partes que envolvem falar, cantar etc.
Deve haver, no entanto, uma regra que, todos devem estar calados quando o professor ou outra criança estiver a falar. Elas devem mostrar boa-educação e respeito. Elas precisam de lições que fale de boa educação, e de como os cristãos podem usar as suas bocas para honrar Deus.
Fisicamente são muito fortes. Podem andar muito a pé para cantar num coral noutra vila, e tornam-se bons ajudantes na igreja. Exemplo: Fazer jardinagem, cortar paus, limpar o pátio, varrer a igreja etc. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 10 A 12 anos
37. MENTAL:
Estas crianças seguem com atenção a lição durante 20 minutos, se fôr bem ensinada.
Algumas já lêem bem e conseguem memorizar bem os versículos. Esta é a melhor altura para lhes ensinar os livros da Bíblia e para as encorajar a comprar a sua própria Bíblia.
Se os versículos bíblicos forem escritos em cartões, no quadro ou no chão, os que leem melhor podem ler para os outros.
Elas conseguem memorizar facilmente os versículos, mesmo os que são longos, mesmo que sejam muitos na mesma passagem.
O professor pode dar à criança uma lista de versículos para aprender em casa Continua a ser muito importante fazer revisão dos versículos que já aprenderam. Elas podem recitar versículos para os adultos ouvirem no tempo de culto. Elas querem aprender muita coisa. É muito importante que o professor ouça cuidadosamente as perguntas que elas fazem. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 10 A 12 anos
38. EMOCIONAL:
Estas crianças não têm medo de nada.
Têm muita coragem e confiança!
Gostam de lições sobre “heróis” – pessoas que mostraram grande coragem. Pode usar histórias de heróis da Bíblia, histórias de missionários ou histórias de africanos cristãos importantes.
As crianças desta idade não têm medo de testemunhar acerca de Jesus e podem tornar-se fortes testemunhas para os seus amigos, família e vizinhos. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 10 A 12 anos
39. SOCIAL:
Nesta idade, os rapazes não gostam muito de meninas, nem a meninas gostam dos rapazes. Se possível, será melhor separá-las por sexo, colocando um homem como professor dos rapazes e uma mulher como professora das meninas.
As crianças gostam de fazer parte do grupo. Elas podem ter muita influência sobre as outras crianças, seja boa ou má.
A Escola Dominical pode ser vista como um clube escolhendo um nome e cooperadores. Se houverem outro tipo de clubes a funcionarem noutra alturas, isso será muito bom.
Elas gostam de competição. O professor pode fazer uso eficaz de concursos e jogos bíblicos. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 10 A 12 anos
40. ESPIRITUAL:
As crianças dos 10 aos 12 anos aceitam Jesus facilmente.
Estes são os anos de ouro para aceitar Jesus. O professor não deve terminar lição nenhuma sem fazer convite, a não ser que o professor tenha a certeza de que não existe ninguém que ainda não tenha aceite Jesus.
Todos os professores oram para que estas crianças saiam do seu grupo de idade para o seguinte já com a decisão por Jesus feita. Estas crianças podem tornar-se crentes fortes. Este tempo é excelente para os ajudar a criar hábitos de leitura Bíblica e de oração, e para lhes dar possibilidades de servir a Deus. Apascentando os CordeirinhosDesenvolvimento infantil de 10 A 12 anos
41. Apascentando os CordeirinhosESPECIAIS
Uma criança deficiente intelectualmente pode aprender num nível muito inferior ao da sua idade. Por vezes, podemos colocá-las em classes de idade inferior.
42. Apascentando os CordeirinhosVAMOS POR EM PRÁTICA
Que idade ou grupo de idade lhe agrada mais? __________________________________
Porquê? __________________________________
Escreva quatro coisas que aprendeu sobre esse grupo de idade e como isto pode ajudar-lhe a ensinar melhor. 1. ____________________________2. _______________________________ 3. ____________________________4. _______________________________
Escreva quatro métodos de ensino que pode usar com o grupo de idade que escolheu. 1. ____________________________2. _______________________________ 3. ____________________________4. _______________________________
Escreva uma ideia que quer experimentar já com este grupo de idade: …………………………………………………………………………………………..
43. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS MÚSICA:
O Cântico é de grande valor:
Através do cântico, a criança aprende a adorar, a reverenciar a Deus e entender as verdades bíblicas. Quando os cânticos são ensinados com gestos, a criança participa ativamente, e constitui um meio para se movimentar e desprender energia. Por intermédio do cântico outras pessoas poderão ser evangelizadas. Escolha os cânticos com antecedência visando o alvo principal da lição.
Para ensinar um cântico o professor deverá seguir os seguintes passos:
Escrever a letra em cartolina, papel cartão ou quadro-negro.
Cantar uma vez só, a música toda.
Explicar o significado das palavras difíceis e a mensagem do cântico.
Cantar novamente sozinho, mas, permitir que algumas crianças tentem acompanhar.
44. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS MÚSICA:
Para ensinar um cântico o professor deverá seguir os seguintes passos:
Não queira que as crianças aprendam o cântico num domingo só e de uma vez.
O máximo que o cântico pode ser repetido é de 4 a 5 vezes, mais do que isto torna-se monótono e cansativo.
Cantar frase por frase com as crianças e repetir partes difíceis até que as dúvidas fiquem esclarecidas.
Repetir o cântico todo, várias vezes, para que as crianças aprendam de cor.
Toda vez que precisar atenção das crianças para um aviso importante, contar a história ou oração, cante cânticos mais lentos para que elas vão se acalmando gradativamente.
Se as crianças estiverem agitadas, cante um cântico movimentado, as faça marchar, bater palmas, fazer gestos, e após passe para os cânticos lentos, dá sempre bom resultado!
45. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS MÚSICA:
Alguns métodos que tornarão o período de cânticos mais atraente:
Ilustre os cânticos, utilizando figuras de peixe, barco, casa, menino orando, frutas, etc., escreva com letra grande o cântico (crianças sabem ler).
Evite escrita preta em cartolina escura, porque dificultará a leitura.
Use letras num tamanho que seja visto pelas crianças da última fila de cadeiras.
Utilize sempre gestos e movimentos assim as crianças assimilam os gestos com mais facilidade.
Ensine somente uma música nova por aula.
Leve CD para que as crianças aprendam o ritmo.
Aprenda bem para ensinar bem. Seja afinado e tenha bom ritmo, isto influenciará na voz infantil que está em desenvolvimento.
46. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS DINÂMICAS
As dinâmicas de recreação servem para tornar as aulas mais dinâmicas e atraentes, despertar o interesse e a curiosidade das crianças, integrar a criança no meio social, desenvolver o conhecimento mútuo e a participação grupai, desenvolve ocupação para o tempo ocioso, desinibir e desbloquear, ajudam as crianças compreenderem de um modo pessoal e a colocar em prática as verdades aprendidas, etc. Tendo em vistas estes objetivos, seguem abaixo algumas dinâmicas que podem ser usadas nas aulinhas. Pedimos, que você tia, não as use de forma mecânica, mas dependa acima de tudo da direção do Espírito Santo.
Deixando a mentira: material: uma bola pequena, um apito
Colocar as crianças em círculo, e pedir se esforçaram para não ficar com a bola, também deverão se esforçar para não mentir, ou seja, não pecar. Versículo: "Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo..." (Ef. 4:25)
47. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS DINÂMICAS
Macaco ou dinheiro: Consiga uma nota de R$ 5,00 e uma gravura de um macaco. Arrume as crianças em círculo. Chame um voluntário para o centro do círculo e pergunte se ele deseja receber cinco reais , mostrando-lhe a nota. Para merecer esta importância, o voluntário deverá responder algumas perguntas, com a resposta "macaco", como por exemplo: Qual é o seu nome? Macaco, deverá ser a resposta. Você gosta de estudar? Macaco, será novamente a resposta. E assim por diante.
Após formular umas cinco ou seis perguntas, você mostra novamente a nota de vinte reais e pergunta ao voluntário: O que você prefere, uma nota de vinte reais ou um macaco? A resposta deverá ser "macaco". Conclua lendo para as crianças o versículo(Lucas 21:36), explique que assim como elas tiveram que tomar cuidado para dizer sempre a palavra "macaco" e o no final ficarem atentas para não dizer, devemos sempre estar atentos, vigiando para não pecar.
48. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS DINÂMICAS
A união - Consiga figuras do tamanho do papel A4 (carro, pessoas, animais, etc.), cortadas em duas ou mais partes. Distribua as figuras cortadas entre as crianças e peca-lhes para procurarem as crianças que estão com as outras partes da figura, e fiquem juntas. Depois que elas encontrarem seus pares, conclua explicando para elas como precisaram uns dos outros para formarem a figura. Todas tiveram que ficar unidas, caso estivessem brigando, jamais conseguiriam realizar a tarefa E assim que Deus gosta, que todos sejamos unidos. No final da brincadeira leia com as crianças o Salmo 133.1.
49. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS DINÂMICAS
O semáforo: Forme duplas entre os participantes, e os arrume em círculo. Durante todo o tempo do jogo deve ficar tocando uma música. Inicia-se a dança. A certa altura, você diz em voz alta: "O semáforo está verde", e todos devem começar à dançar. Quando você disser: "O semáforo está amarelo", a dança deve parar e a música continua. No momento em que você disser: " O semáforo está vermelho", todos os pares devem mudar de parceiros. Quem se enganar, na troca, ou nas ordens, sai do jogo. No final da brincadeira, frisar a importância de estarmos atentos as ordens de Deus, e nos esforçar-mos para obedecer.
50. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS DINÂMICAS
Brincando de ovelha perdida - Uma criança fica de olhos vendados e as outras crianças são as ovelhas espalhadas. A criança tenta achar todas as ovelhas. Depois da brincadeira, a você deve falar sobre o papel do pastor de ovelhas e ler o salmo 23.
Nome e sobrenome - Reuna os participantes em círculo e comece dando o seu nome, seguindo de um adjetivo que comesse coma a primeira letra do nome e que, de alguma forma, descreva a sua pessoa. Por exemplo: Cristina criativa, Fernanda feliz, etc. A pessoa ao lado repete o "nome e sobrenome" das primeiras pessoas, e acrescenta o dela. A atividade prossegue ao redor do círculo com cada pessoa tentando lembrar o "nome e sobrenome" daquelas que a antecederam, para depois acrescentar o seu próprio. Esta dinâmica contribui para que você conheça as crianças, e para integrar a turma. (Indicada para crianças maiores e juniores).
51. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS HISTÓRIAS;
Importância do tempo da história:
Traz contentamento à criança;
Traz emoção e desperta idéia;
Faz com que a criança veja a si mesma nos personagens apresentados, podendo ser usadas para corrigir maus hábitos;
Cultiva o prazer pela arte;
Ajuda na formação de decisões;
Esclarece verdades espirituais e estabelece amizade e simpatia entre o aluno e o professor;
Auxilia a criança na resolução de problemas íntimos e cria o desejo de ser útil a Deus e ao próximo.
52. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS TEMPO ATENÇÃO e TEMAS PREFERIDOS
1 A 2 ANOS: 5 MINUTOS 3 A 4 ANOS: 5 A 8 MINUTOS
5 A 6 ANOS: 10 A 20 MINUTOS 7 A 9 ANOS: 15 A 20 MINUTOS
10 A 12 ANOS: 20 MINUTOS
• 3 a 4 anos – idade do fascínio: Os textos devem ser curtos e atraentes, pode-se usar gravuras de preferência grandes. Histórias que tenham bichos, brinquedos, família e objetos e usem expressões repetitivas.
• 5 a 6 anos – idade realista: Histórias da vida real, falando do lar etc. Os textos devem ser curtos e ter muita ação, o enredo deve ser simples. Até os 6 anos a criança gosta de ouvir a mesma história várias vezes.
• 7 a 9 anos – idade fantástica: Gosta de histórias de personagens que possuem poder, histórias de aventuras, humorísticas e vinculadas à realidade.
• 10 a 12 anos – idade heróica: Narrativas de viagens, explorações, relatos históricos e preocupação com os outros e fábulas.
53. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS COMO CONTAR HISTÓRIAS;
Características de uma boa história:
Tema único e bem definido;
Enredo bem desenvolvido
Estilo: imagens vívidas, sons e ritmo agradáveis;
Caracterização;
Coerente com a fonte;
Apelo dramático;
Apropriado;
Adequado aos ouvintes.
54. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS HISTÓRIAS;
Preparação de uma história ou lição bíblica
Para alcançar bons resultados, devemos orar e nos entregar nas mãos do Senhor, para que Ele possa nos usar conforme a sua vontade. O êxito no trabalho com seus múltiplos resultados, pertence ao Senhor Jesus, mas o preparo é fundamental, no caso da história os principais passos são:
Orar;
Estudar o texto bíblico e o contexto;
Estudar o livro da história (manual ou revista);
Fazer um esboço da lição;
Preparar o material visual com bastante antecedência, treinar e colocar em ordem.
55. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS COMO CONTAR HISTÓRIAS;
Passe segurança! Não se desculpe ao começar, nem em palavras nem com uma
expressão corporal encurvada;
Conte em suas próprias palavras;
Se der branco, continue. Não faça caretas, chingue nem desculpe-se. Continue descrevendo detalhes de cores, locais.. isto estimula a imaginação e ajuda a memória. Ou então faça uma pausa, olhando todos nos olhos, como para levantar suspense (não olhe para o chão). Improvise!
Ensaie e cronometre;
* A introdução é crucial. "Você vai ganhar ou perder nos 3 primeiros minutos dependendo de como você começa“;
Deve haver, na introdução, o indício de que coisas excitantes irão acontecer, incitando a curiosidade, unindo as crianças em antecipação. Não dê tudo na introdução. Sempre mantenha um certo nível de mistério, antecipação e surpresa durante toda a história.
56. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS COMO CONTAR HISTÓRIAS;
Nós adultos tendemos a subestimar a capacidade das crianças de imaginar e fantasiar, e assim, muitas vezes fazemos muitos esforços para explicar ou justificar o "cenário" ou explicar tudo com detalhes. Na verdade o que atrai as crianças é a possibilidade de entender os aspectos implausíveis da história depois; o que é ótimo, você tem a atenção delas e elas ficarão pensando no que você disse;
Nós queremos que a mensagem chegue clara e bem definida. Nosso objetivo é comunicar as verdades da Bíblia de uma maneira pessoal e com uma aplicação clara. Seja qual for a maneira que você conte a história, tenha certeza de ser objetivo! Não assuma que as crianças vão entender. Torne a história o mais real possível. Não conte a história de uma maneira cansada ou mal resumida. Pule dentro da narrativa, com a mesma intensidade que os fatos... escolha UM ponto e conte-o como se fosse a notícia mais interessante do mundo“;
Mantenha simples e direto;
57. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS COMO CONTAR HISTÓRIAS;
Uma vez terminada a história, não fique divagando e corrigindo. Deixe os pensamentos das crianças presos no ponto da história, na mensagem central dela;
Tenha certeza de colocar algum drama, suspense na história. Deve haver uma situação que dirija ao climax e ao final da história. O conflito pode ser introduzido imediatamente ou aos poucos para aumentar o suspense e a intriga. Tente levar os ouvintes a se preocupar junto com os personagens e se envolver com o que acontece;
O professor deve estudar a lição muito bem. Você precisa saber muita coisa para poder ensinar um pouquinho;
Crianças aprendem com seus sentidos. Elas adoram sentir, cheirar, tocar, escutar e ver. Descreva personagens e locais vividamente, ajudando-os a solidarizar-se com os personagens;
Numa audiência mista, tente colocar a história ao nível do mais novo.
58. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS COMO CONTAR HISTÓRIAS;
MÉTODOS:
Para escolher o método analise a história e qual o seu objetivo:
INDICAÇÕES:
Narração: quando a história tem um enredo simples e elementos familiares;
Participação ou cantos: quando você tem partes que se repetem frequentemente e/ou frases engraçadas;
Material visual: quando a história for complicada ou contiver elementos desconhecidos;
Histórias caracterizadas: teatro, fantasias ou um único boneco. Quando o envolvimento ou o teatro ajudam a enfatizar a mensagem da história ou para facilitar a expressão de sentimentos e pensamentos interiores;
Dramatização: quando se quer ilustrar uma aplicação da mensagem ou se tem muitos personagens de igual importância.
59. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS COMO CONTAR HISTÓRIAS;
MÉTODOS:
Para escolher o método analise a história e qual o seu objetivo:
INDICAÇÕES:
Narração: quando a história tem um enredo simples e elementos familiares;
Participação ou cantos: quando você tem partes que se repetem frequentemente e/ou frases engraçadas;
Material visual: quando a história for complicada ou contiver elementos desconhecidos;
Histórias caracterizadas: teatro, fantasias ou um único boneco. Quando o envolvimento ou o teatro ajudam a enfatizar a mensagem da história ou para facilitar a expressão de sentimentos e pensamentos interiores;
Dramatização: quando se quer ilustrar uma aplicação da mensagem ou se tem muitos personagens de igual importância.
60. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Métodos Envolventes
Crianças guardam 60% do que fazem, 30% do que vêem e 10% do que escutam!
História participativa. Como quando um mágico usa alguém da platéia. Coros, cantos e histórias com eco. O professor combina com as crianças uma frase ou atitude a qual elas devem responder com uma palavra ou gesto específico. Ou faça com que as crianças criem os efeitos sonoros de acordo com a história sempre que você indicar. É impressionante a quantidade de coisas que eles memorizam assim.
Pantomima: É especialmente eficaz com grupos pequenos de crianças menores, em que eles "participam" na história ao representar.
Teatralizando: após contar rápida e resumidamente a história deixe as crianças se tornarem os personagens.
Jogo de personificação: cada criança assume um personagem e deve reagir as situações que você apresenta.
61. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Métodos Visuais
Histórias em sequencia: a medida que a história evolui, use uma série de figuras para ilustrá-la. Livros de colorir são boas fontes de material; Cuidado com: temporização (não apresente-as antes do fato), controle o interesse do grupo e não distraia a atenção deles dos pontos importantes.
Quadros de Figuras ou palavras: A chave aqui é o elemento surpresa (o que será acrescentado depois?).
Figuras misteriosas: a medida que a história é contada vá desenhando uma série de linhas e formas sem sentido até que as linhas se formem objetos reconhecidos que dão ênfase a partes da história. (Simplifique o trabalho fazendo os traços a lápis, bem claro, antes. Certifique-se que o quadro e o desenho são grandes o suficiente para ser vistos por todos. Falar e desenhar ao mesmo tempo é mais complicado que parece; conheça bem a história e pratique antes).
62. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Métodos Visuais
Acrósticos: podem ser usados durante a lição preenchendo com as palavras no correr da história. (ex. escreva JESUS no quadro; a medida que a história continua escreva: José no J de Jesus, Esteve no E de Jesus, etc...
Flanerógrafo: Muito útil se a sequencia, movimento e relacionamentos são importantes para a história.
Métodos visuais são especialmente importantes se objetos desconhecidos são parte da história. As vezes é melhor apresentar os objetos antes da história para evitar confusão durante a narrativa.
Outros métodos visuais incluem modelagem, dobraduras, quadros de giz, mapas...
63. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Métodos Dramáticos
Ao contar uma história, lembre-se que suas expressões faciais e gestos são tão importantes como o tom e o som da sua voz. Aprenda a exagerar emoções, desenvolva diferentes vozes e personalidades, conte histórias em "bumerangue", isto é você dialoga com você mesmo.
História narrativa. O professor assume a postura de observador / testemunha, até as vezes usando uma fantasia. Ajude as crianças a "estar lá" com você, ver através dos seus olhos.
Esquetes ou quadros vivos. A história toda ou partes são encenadas.
Entrevista: onde o professor entrevista um personagem convidado (requer 2 pessoas ou você e 1 boneco).
64. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Métodos Dramáticos
Bonecos e fantoches. Existem diversos tipos de fantoches. Os mais simples podem ser feitos a partir de uma meia ou saco de papel ou simplesmente recortando silhuetas e colando-as a palitos de picolé. Cada fantoche deve ter uma personalidade clara (ex. nervoso, tímido, orgulhoso.. ) e também uma voz que não devem mudar durante a história. Não use fantoches apenas para narrar a história, Converse com o boneco ou faça com que atuem. Tome cuidado ao usar fantoches em um teatro, para que eles não caiam da cena, a medida que seus braços cansem e para que sua voz alcance a platéia. Cuidado com movimentos fora de sincronia, diálogos muito complexos e excesso de objetos e cenários. Mantenha contato visual (olhar) entre os fantoches e entre fantoches e crianças.
65. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Métodos Dramáticos
Cuidados gerais: Atente para moralização: Nós estamos tentando comunicar o amor de Deus para pecadores e não morais ou "faças" e "não faças". Não confunda o evangelho com a sabedoria da idade ou conselhos paternais. Atente para possíveis erros de interpretação dos objetivos da lição. Cuide para não pegar as histórias literalmente ou carregá-las com outras conotações em detrimento da mensagem.
66. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Memorização:
O período de memorização de versículo bíblico é muito importante e deve se tornar muito interessante e alegre para as crianças, uma vez que elas gostam de memorizar. A infância é uma idade própria para memorização, por isso devemos aproveitá-la para criar na criança o amor e a reverência pela Palavra de Deus. O Espírito Santo poderá, nesta fase, convencer do perigo do pecado, fortalecer a vida espiritual e preparar os pequeninos para a vida eterna. Para que o professor atinja seu objetivo, ou seja, as memorizações de versículos bíblicos são necessárias que se prepare com antecedência tanto o material a ser usado como a se próprio (o professor), sabendo de cor o versículo a ser usado e seu significado.
67. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Memorização:
Passos que auxiliarão o professor no ensino de versículo bíblico:
Ler diretamente na Bíblia o versículo a ser ensinado.
Entender o significado das palavras.
Entender a mensagem que o versículo contém. Repetir várias vezes até que memorize.
A referência deve ser juntamente com o versículo, no princípio e no fim.
Dividir o versículo em partes, para facilitar a memorização dos menores de 6 anos. Obs.: Tanto os cânticos quanto os versículos devem estar relacionados com a lição.
68. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Momento da Memorização:
Leia o versículo primeiramente na Bíblia.
Explique o significado do verso.
Certifique-se de que as crianças entendem o significado de todas as palavras, principalmente as difíceis, para evitar que memorizem coisas que não entendam ou desenvolvam conceitos errados.
Ajude as crianças a procurar o versículo em suas próprias Bíblias.
Ajude as crianças a fazerem associações de imagens ao versículo, se ele permite isso. (que imagem vem a sua cabeça ao falar a palavra "Nike"? É a marca bem conhecida ou um de seus produtos; isto acontece porque a empresa associou o seu emblema... Associações com imagens, ajudam a Palavra de Deus a permanecer nos corações das crianças).
Mescle o verso com todos os aspectos da história/lição.
Prepare-se como professor: Saiba o verso que você vai ensinar de memória.
69. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Momento da Memorização:
E o coloque em local bem visível a todos na sala (quadro de giz, cartaz, etc..)
Parabenize através de palavras ou prêmios. Psicólogos nos lembram que memorização acontece com maior eficiência se algum tipo de recompensa é dado ao aluno - seja cumprimentos, certificados, troféus, prêmios...
Descubra o que motiva cada uma das crianças a aprender a Palavra de Deus. Para umas, basta desafiá-las a guardar a Palavra de Deus em seu coração; para outras é necessário algum tipo de recompensa palpável.
Para guardar a referência, diga o nome do livro, capítulo e verso antes e depois do verso em sí.
Para todas as idades a chave para a memorização é a repetição. Torne-a divertida! Seja criativo! Versos estudados apenas uma vez são facilmente esquecidos. Revisões ajudam as crianças a guardar o que aprenderam e as ajudam a tornar o verso parte de suas vidas.
70. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Momento da Memorização:
Seja seletivo: é preferível aprender uns poucos versos e sabê-los do que tentar memorizar muitos versos e não consegui-lo bem. go que a criança mesma tenha feito.
Não despreze, não menospreze ou contribua para uma sensação de fracasso naqueles que aprendem mais devagar.
Mande o verso para casa, de alguma forma impressa/escrita. Se possível algo que a criança mesma tenha feito.
Seja criativo! A chave para ensinar a decorar versículos a crianças está na palavras VARIEDADE. Um professor eficiente vai encontrar maneiras diferentes e divertidas de ensinar as Palavras de Deus.
71. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Técnicas de Memorização:
Apague o quadro: Escreva o versículo no quadro negro. Apague uma palavra e peça para as crianças recitarem o versículo todo; apague mais uma palavra e recite o versículo novamente e assim por diante. Quando o versículo for totalmente apagado, as crianças já o terão gravado nas suas mentes e nos seus corações. Você também pode variar cobrindo as palavras com figuras correspondentes a lição, recortadas de revistas ou desenhadas.
Memória nota dez: (ideal para revisar os versículos no final do período). Divida a turma em dois times, e coloque-os frente a frente. Você deverá mencionar um versículo ou referência Bíblica para o primeiro time, quem recitar corretamente ou descobrir a referência, continua no jogo. Se a resposta estiver incorreta, a criança sai, e um membro do outro time terá a chance de responder. A próxima pergunta será feita ao segundo time. O jogo termina quando só um time estiver em campo. Utilize versículos das lições estudadas.
72. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Técnicas de Memorização:
Jogo da velha de versículo: Divida a turma ern dois times ( X e O), trace o jogo da velha no quadro, se não possui trace-o em papel pardo ou cartolina. Cada vez que um componente do time recitar o versículo corretamente, faz-se um X ou O num dos espaços que ele escolher. O time que conseguir alinhar sua marca primeiro é o vencedor.
Versículo Surpresa: Escreva cada palavra ( ou frases curtas) do versículo em tiras de cartolina e cole um pedaço de lixa ou flanela, atrás de cada tira para que fique, presa ao flanelógrafo. Antes da aula esconda alguns pedaços de papel escrito: recite o versículo, quem estiver de vermelho recite o versículo, a classe recite o versículo, etc. A medida que a classe repetir o versículo, chame uma criança para remover uma tira do versículo. Se houver um pedaço de papel escrito atrás, você deverá ler a instrução e efetuá-la conforme estiver escrito. A criança que for à frente, poderá escolher o próximo participante.
73. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Disciplina
Mau comportamento de aluno
Exemplos:
Gritar, levantar e caminhar pela sala, fazer barulho com objetos tipo uma caneta (batendo a caneta na cadeira), conversa, batendo, beliscando ou puxando os outros, falando fora da hora, empurrando a cadeira, fazendo caretas, ignorando o professor e não escutando nada, palhaço da classe, tagarelando ou mexericando, apelidando os outros com insultos, atrapalhando e incomodando as outras crianças.
Razões Comuns do Mau Comportamento dos Alunos:
Atenção, controle, vingança, vítima
Disciplina Preventiva
Sinais de Silêncio: Áudio, visual, toque.
74. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Disciplina
Mau comportamento de aluno
Exemplos:
Gritar, levantar e caminhar pela sala, fazer barulho com objetos tipo uma caneta (batendo a caneta na cadeira), conversa, batendo, beliscando ou puxando os outros, falando fora da hora, empurrando a cadeira, fazendo caretas, ignorando o professor e não escutando nada, palhaço da classe, tagarelando ou mexericando, apelidando os outros com insultos, atrapalhando e incomodando as outras crianças.
Razões Comuns do Mau Comportamento dos Alunos:
Atenção, controle, vingança, vítima
Disciplina Preventiva
Sinais de Silêncio: Áudio, visual, toque.
75. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Disciplina
Habilidades:
Proximidade.
Toque.
Gesto.
Olhar.
Pausa.
Ignorar.
Nome do aluno.
Lide com o problema e não com o aluno.
Situação:
Resposta/Resolução
76. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Disciplina
2 o Impacto: Enquadrando
Definição:
Uma habilidade respondida ao um comportamento depois do 1o impacto ter sido utilizado e o mau comportamento repetido.
Habilidades:
Você faz uma pausa (pára de falar).
Vira na direção do aluno (enquadrando-o).
Fale o mínimo para que o aluno pare (opcional).
Termine com um “Obrigado ou Muito Obrigado”.
Situação:
Resposta/Solução
77. A ATUAÇÃO DE DEUS Não podemos nos esquecer que somos instrumentos chamados para cooperar na lavoura de Deus, e que fomos escolhidos e designados para dar frutos permanentemente (João 15.16).
Sabemos que muitas são as lutas, mas não estamos sozinhos, o Espírito de Deus nos ungiu e está sobre nós (Isaías 61.11), não podemos deixar que o desânimo nos vença, mas, vivamos sempre pela fé em Cristo Jesus e com as nossas mentes e corações firmados Nele. Deus sempre tem uma resposta para cada situação difícil que enfrentamos, basta simplesmente que venhamos viver a Sua Palavra.
78. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS EXEMPLO DA ROTINA DE AULA/CULTO OU REUNIÃO INFANTIL
ABERTURA:
Cumprimentos: diga Bom Dia! e cumprimente as crianças pelo nome, sorria, demonstre prazer em recebê-las.Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de cada criança dizer 'presente', para cada dia você terá um tema "hoje quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor favorita".Ou você pode ter um quadro com os nomes de todas as crianças e assim que elas chegam elas colam um adesivo.
Música: intercale canticos conhecidos com outros novos (se você só usa canticos novos, as crianças se sentem frustradas; se você usa cantos que elas já conhecem e podem participar e ensina um ou dois novos, é mais interativo). Os canticos podem ser relacionados com o tema do dia ou do mês, ou podem ser um canto de boas vindas, tipo "Bom dia, bom dia amigo...“
79. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Oração: é importante que as crianças se habituem a orar. Alterne: as vezes um adulto ora; as vezes uma ou mais crianças oram em voz alta. Faça orações em círculo, de mãos dadas; individuais, cada um na sua; em silêncio ou em voz alta.
DESENVOLVIMENTO:
Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira, uma conversa... Mostre algum objecto que irá aparecer na história, pergunte sobre as experiências das crianças sobre o tema da história (por ex.: quem já foi pescar? no dia em que você vai falar da pesca maravilhosa).
Tema: É muito importante que você escolha uma forma apenas para apresentar o tema: Conte a história ou faça um jogo ou dinâmica, etc... Depois que você aprensentar o tema, dê uma chance as crianças de responderem, assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo. Isso pode ser uma conversa.
80. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Apelo: Nunca esqueça de efetuar o apelo direcionando a criança a buscar a Deus para que o que foi o objetivo apresentado.
Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê oportunidade as crianças de recontar a história nas suas próprias palavras ou de responder ao tema com expressão artística.
ENCERRAMENTO:
Encerramento: com cantico, oração, bênção e envio. Você precisa terminar o dia; é muito importante dar um fim claro às actividades, demonstra respeito, não só a Deus e as actividades que você preparou como às crianças.
Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. É neste momento que você conversa com os pais, diz a eles o que os filhos fizeram durante o dia, elogia um bom comportamento e a participação. Dê uma atenção também as crianças, diga que você gostou que elas vieram e que gostaria de vê-los novamente no próximo domingo. Quem sabe algumas vezes você prepara um suco com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das famílias.
81. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Varie!
Faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos outros;
Traga instrumentos musicais (chocalhos, triângulos e coquinhos);
Traga um CD com o playback das músicas ou com a história do dia;
Conte a história: usando fantoches; usando flanelografo; usando objetos; usando livro; outra só com a sua voz e gestos.
Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou com os pais e avós para contar a história);
Faça uma dinâmica de grupo ou brincadeira que leve as crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o texto bíblico quer dizer (isso funciona melhor com crianças acima dos 8 anos);
Promova uma festa, talvez com os pais junto. Convide as criancas para orarem; Dê diretrizes: cada um vai falar 'obrigada por...' e depois 'Deus abençôe...');
82. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Varie!
Envolva as crianças na bênção: tem inúmeras cantigas simples e versinhos, como: "Deus te abencoe" - cada um coloca a mao sobre a cabeca do vizinho; "Deus te proteja" - cada um coloca a mao sobre os ombros do vizinho; "Deus te de a paz" - as pessoas se abraçam (se estiver fazendo isto em círculo, é só passar o braço na cintura do vizinho e espremer o círculo em direçãoo ao centro).
Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais dificil manter a atenção!) ou para a igreja, ou mesmo para a cozinha .
Vá com calma!Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo dia. Escolha uma para cada encontro, ou escolha uma por mês para experimentar. Use aquelas que você gostar com mais frequência, mas não tenha medo de testar uma ou outra novidade.
83. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Divida o trabalho
Faça um "banco de talento" - descubra o que as pessoas que trabalham com o público infantil gostam de fazer. No nosso grupo de professores, duas são excelentes músicas; outras duas são boas contadoras de histórias; uma terceira tem uma voz doce que sempre acalma aquela criança que está chorando e as mais jovens tem energia para correr e brincar! Faça um rodízio entre as pessoas; se você trabalha em duplas, tente alternar as duplas.
Descubra também outras pessoas que podem ajudar na IGREJA.
Ore, ore, ore...
84. A ATUAÇÃO DE DEUS
85. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS EXEMPLOS DE JOGOS:
Advinhe o que/quem foi: crianças sentadas, uma tem olhos vendados, é apontada uma criança para produzir sons (batida de pé, de mãos, toque na porta, batida num copo, etc.). A criança que tem os olhos vendados tem que descobrir como foi produzido o som. Variação: criança tem que descobrir qual criança está produzindo o som.
Bom dia Fulano: uma criança de olhos vendados no centro as demais rodam num círculo quando a de olhos vendados bater o pé, a roda deverá parar, neste momento ela aponta para direção de uma criança, a que foi apontada dirá “Bom Dia”, a do centro responde “ Bom dia Fulana”, quando acertar troca de lugar coma apontada.
Menino Perdido: crianças formam círculo um fica no centro de olhos vendados, as demais giram, a roda para uma sai da roda depois uma sai da sala, tira-se a venda e tem que descobrir quem saiu.
86. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS 4. Quem está diferente: crianças em círculo, uma sai da sala, em seguida as demais combinam uma posição, uma fica diferente, quando a de fora voltar tem que descobrir quem está diferente. Variação: uma troca de roupa ou muda a roupa, a de fora tem que descobrir o que mudou.
5. Manduca Manda: crianças em frente a professora que dará uma ordem, a ordem só deverá ser obedecida se for precedida da palavra “manduca manda”, se não, não deve ser obedecida, quem errar sai fora.
6. Pescaria: crianças formam uma roda com os braços estendidos na altura do ombro e as mãos para cima, uma criança fica no meio e tenta dar ‘tapinhas” nas mãos estendidas (isto é pescar peixe) as demais se defendem encolhendo os braços.
7. Dança das cadeiras com papel, coloca-se papel no chão e as crianças correm em volta, quando a música para as crianças tem que ficar em cima dos papéis disponíveis que sempre serão em quantidade menor que o número de crianças.
87. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Exemplo de brincadeiras interessantes:
8. Batata quente com atividades- Sempre que alguém é queimado ele tem que escolher entre quatro envelopes iguais por fora, mas diferentes em atividade. são eles:
Perguntas de aulas dadas (coloco umas 20 perguntas) e tem que responder uma.
Mímica coloco nome de historias bíblicas, tipo: Daniel na cova dos leões, Jonas, a ovelha perdida, as duas casas , ou animais da arca de Noé, ou objetos da bíblia.
Lousa tem que desenhar o que estiver escrito: podem ser objetos da bíblia, tipo: “o que foi usado para encontrar a dracma perdida?” (vassoura) (cajado, lâmpada, bandeira, escudo, espada) Ou pode ser animais de historias: leões, jumenta, pomba, corvos, galo, porcos, cabras, ovelhas, camelos. Pode ser insetos: gafanhotos, formigas. Pode ser as próprias historias: a arca de noé, o cajado de Moisés, etc.
88. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS Quem sou? - Três chances para descobrir o personagem: “eu era cobrador de impostos” “era baixinho” “subi numa arvore para ver Jesus” (Zaqueu)
Procure sempre dizer de onde são cada animal, cada objeto, pessoa, de qual historia; deixa-los mais informados é o objetivo.
9. E quem sou eu? - Sobre o cego Bartimeu, faça um circulo de crianças, coloque uma no meio, e fechando seus olhos aponte para outra criança, que irá dizer: “Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim” e a que esta de olhos vendados tem que dizer o “nome” de quem falou. tem 3 chances pra acertar.se acertar vem para o meio quem disse a frase. Sempre deixe cada criança repetir seu nome rapidamente antes de vendar os olhos da criança, assim irão memorizando os nomes uns dos outros.
10. Seu noé posso ir? É a mesma brincadeira acima, só que como já sabem bem o nome uns dos outros, vamos dificultar descobrirem quem é quem. Ao apontarmos a criança ela irá imitar o som de um animal de sua preferência, e o do meio tem que descobrir o nome da criança por traz desse animal.
*memorizando com gestos - escolha um versículo com poucas palavras (ou dependendo da quantidade de crianças da sua turma) para cada palavra deverá ser usado um gesto; por exemplo: escreva na lousa: “o Senhor é meu pastor e nada me faltará”. As crianças deverão estar em círculo ,o primeiro dirá : “ o” e fará o gesto que quizer...tipo:levanta as mãos, o segundo repete o “o” levanta as mãos e continua com a palavra seguinte: “senhor” e faz outro gesto,como: balançar a cabeça...assim vai, até acabar todo versículo,a criança tem que copiar os gestos anteriores e incluir o seu...(brinque assim quando houver poucas crianças,senão será difícil e as deixará frustradas por não lembrarem tudo.)
*com Jesus e sem Jesus – é o antigo: vivo ou morto...
*varal de versículos - recorte uns dois versículos diferentes, mas bem conhecido por eles, como um quebra cabeça. Faça-os em formato de roupas: calça,camiseta,blusa,meias,shorts,saias; deixe um varal baixinho, e peça para eles “estenderem”na ordem certa...
*telefone sem fio: explique sobre a fofoca. (lv.19.16 / PR11.13 / PR26.20 / cl3.8)
*quem esta sendo imitado? Vire uma criança de costas, para que não veja quem será escolhido, depois escolha outra do circulo para ser o imitado pelos demais. O primeiro gesto será passar a mão na cabeça, os outros serão feitos pela criança escolhida, e todos irão imitá-la; e a que ficou de fora tem que descobrir quem esta fazendo os gestos. (1 corintios11.1)
*jogo da velha- só coloca a peça no tabuleiro quem acertar a resposta da pergunta, se errar, quem coloca é o outro, e no lugar que quem errou havia escolhido.
(estas eu aprendi desde pequena na escolinha, algumas adaptei para hoje, agora a partir destas você pode criar outras, ou pode adaptar antigas, ou pode pesquisar sobre mais.)
89. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS 11. Memorizando com gestos - escolha um versículo com poucas palavras (ou dependendo da quantidade de crianças da sua turma) para cada palavra deverá ser usado um gesto; por exemplo: escreva na lousa: “o Senhor é meu pastor e nada me faltará”. As crianças deverão estar em círculo, o primeiro dirá : “ o” e fará o gesto que quiser ex. levanta as mãos, o segundo repete o “o” levanta as mãos e continua com a palavra seguinte: “senhor” e faz outro gesto, como: balançar a cabeça... assim vai, até acabar todo versículo,a criança tem que copiar os gestos anteriores e incluir o seu... (brinque assim quando houver poucas crianças,senão será difícil e as deixará frustradas por não lembrarem tudo.)
12. Com Jesus e sem Jesus – é o mesmo vivo ou morto.
13. Quem esta sendo imitado? Vire uma criança de costas, para que não veja quem será escolhido, depois escolha outra do circulo para ser o imitado pelos demais. O primeiro gesto será passar a mão na cabeça, os outros serão feitos pela criança escolhida, e todos irão imitá-la; e a que ficou de fora tem que descobrir quem esta fazendo os gestos. (I Cor 11.1).
90. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS 14. Jogo da velha- só coloca a peça no tabuleiro quem acertar a resposta da pergunta, se errar, quem coloca é o outro, e no lugar que quem errou havia escolhido.
91. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS DISCIPLINA EM SALA DE AULA
PROBLEMAS:
Desatenção
Atraso
Falta de respeito com mais velhos
Mau comportamento (conversas, bagunças...)
CAUSAS BÁSICAS DO MAU COMPORTAMENTO
FÍSICA
Arrumação inadequada da sala
Fase de crescimento
SOCIAL
Desejo de brincar / conversar
Desejo de expandir depois do longo período de disciplina e atenção na escola secular. Desejo de atrair a atenção sobre si.
92. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS DISCIPLINA EM SALA DE AULA
Desejo de atrair a atenção sobre si.
INFLUÊNCIA NO LAR
Falta de disciplina no lar
Falta de respeito com os pais
Ausência de influência religiosa
ENSINO INADEQUADO
Trabalho mau organizado e preparado
Falta de amor e de compreensão para com a criança
Atitude negativa: Pouca esperança de que a criança se comporte bem. Elas notam e agem de acordo.
93. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS DISCIPLINA EM SALA DE AULA
PROBLEMAS PSICOLÓGICOS
Complexos de rejeição/inferioridade
Complexo de superioridade
A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR
Ore pela disciplina da sala e pela sua própria preparação
Ame as crianças. Elas sentirão e corresponderão a este amor.
Esteja totalmente preparado - tanto na lição quanto nas outra partes da aula. Apresente o material de ensino de forma tão interessante que elas não tenham tempo para distrações.
Tenha ensino mais dinâmico – mantenha atividades variadas
Visite os lares das crianças e converse com seus pais. Procure saber seus problemas individuais.
94. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS DISCIPLINA EM SALA DE AULA
MEDIDAS PREVENTIVAS
Mantenha as crianças ocupadas
Dê oportunidade para que gastem suas energias
Procure evitar más condições atmosféricas na classe: sala muito quente, abafada, muito vento, etc.
Procure proporcionar lugares confortáveis para todos, com assentos próprios para o tamanho das crianças.
Faça as crianças ficarem de frente para o professor. Evite luz direta nos olhos.
Separe os mais desatentos.
Deixe lugares vagos próximo à porta para os atrasados.
95. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS DISCIPLINA EM SALA DE AULA
MEDIDAS CORRETIVAS
Remova o objeto que esteja causando desordem (devolva no fim)
Para pedir silêncio, pare de falar por uns segundos ou coloque o dedo sobre os lábios: nada de gritaria, pois o desespero não resolve nada.
Olhe firmemente para a criança desatenta. Faça-lhe uma pergunta, chamando-a pelo nome.
Detenha temporariamente um prêmio para a criança desobediente. Converse com as crianças fora da classe sempre que possível e trate-os com amor.
Mandar a criança para fora da sala é o último recurso, só faça isso se depois de conversar com ela não resolver. Seja justo e mantenha sempre a simpatia da classe.
Não fique ameaçando desnecessária e injustamente. Porém se prometer algum castigo, execute-o. Nunca castigue fisicamente. Não envergonhe uma criança diante das outras, se necessário converse com ela fora da sala. Não corrija as crianças se você estiver nervosa, espere a calma para poder falar-lhes com amor. Não prêmie a criança que só quer aparecer e chamar a atenção. Dê responsabilidades àquelas que realmente merecem e que podem correspondê-las.
96. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS DISCIPLINA EM SALA DE AULA
MEDIDAS CORRETIVAS
Nunca castigue fisicamente.
Não envergonhe uma criança diante das outras, se necessário converse com ela fora da sala.
Não corrija as crianças se você estiver nervoso, espere a calma para poder falar-lhes com amor.
Não premie a criança que só quer aparecer e chamar a atenção.
Dê responsabilidades àquelas que realmente merecem e que podem correspondê-las.
97. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS TRABALHOS MANUAIS PARA TODOS:
DIRETRIZES PARA QUALQUER IDADE
Idades de 2-4
Vigorosos esta faixa etária tem pouco controle muscular mas adora desenhar com cores brilhantes. Escolha lápis grandes e de manipulação fácil. Atividades sugestivas: pintura, desenho, modelagem com massinha, pintura a dedo.
Idades de 5-6
Embora os músculos não estejam ainda bem desenvolvidos e sem muita força nas mãos, há entusiasmo para uma variedade de materiais artísticos. Mas a atenção deles é bem curta então um projeto que não possa ser terminado numa sentada provavelmente não será interessante para uma criança de 5-6 anos. Atividades sugestivas: pintura, desenho, modelagem com massinha, colagem, trabalhos com pedrinhas, fazer marionetes, construção com palitos, tecer, mexer com estêncil, fazer máscaras, pintura de blocos, trabalhinhos com panos, escultura com faca de plástico.
98. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS TRABALHOS MANUAIS PARA TODOS:
DIRETRIZES PARA QUALQUER IDADE
Idades de 7-9
Um alto nível de coordenação com um intenso interesse resulta em importantes atividades criativas nesta faixa etária, podem usar uma variedade de ferramentas e materiais, seguem as instruções e realizam projetos sem muita supervisão. Atividades sugestivas: pintura, desenho, escultura modelada, emplastro, fazer marionetes, construção com palitos, panos, pintura em bloco, costura, móbile e mexer com couro.
Idades de 10-12
Grandes agulhas, pincéis e etc. podem ser trocados para o equivalente do tamanho adulto. O trabalho se torna mais detalhado e envolve mais planejamento, estão se tornando menos espontâneos e mais centrados em si mesmos o senso crítico é mais aguçado. Eles geralmente preferem atividades em grupo como murais que mostra o talento de todos.
99. APASCENTANDO OS CORDEIRINHOS TRABALHOS MANUAIS PARA TODOS:
DIRETRIZES PARA QUALQUER IDADE
Atividades sugestivas: pintura, desenho, colagens, cerâmicas, trabalhos com o uso do martelo, escultura em madeira, vime, fazer marionetes, mexer com estêncil, esquete com lápis e tinta, impressão.
Crianças com Necessidades Especiais
Pode aprender das atividades artísticas, muito mais que o orgulho pode alcançar. Atividades criativas desenvolvem as habilidades motoras, encorajam a interação social, constroem a autoconfiança através da produção e do encorajamento, textura e reconhecimento. Atividades sugestivas: pintura, desenho, escultura com massa, papel machê, tecer, pintura com areia, escultura com fio, pintura em bloco, polimento em placas de alumínio, colagem, fazer marionetes e móbiles.