230 likes | 420 Views
INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM CURSO BIETÁPICO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO ANIMAL. Enriquecimento ambiental para o grupo da espécie “ Lemur catta ” residente no “Monte Selvagem - Reserva Animal”. Liliana Garcia. OBJECTIVO:.
E N D
INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM CURSO BIETÁPICO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO ANIMAL Enriquecimento ambiental para o grupo da espécie “Lemur catta” residente no “Monte Selvagem - Reserva Animal” Liliana Garcia
OBJECTIVO: Estudar a influência de determinados itens de EA no comportamento dos Lémures de Cauda Anelada, numa tentativa de contribuir para o seu bem-estar e promover aos visitantes a oportunidade de observar animais com um comportamento o mais aproximado possível do natural.
A implementação de programas de EA, é de grande relevância para a actividade dos parques zoológicos contemporâneos, porque: -Aumentam a complexidade do ambiente e das oportunidades comportamentais em cativeiro. O comportamento fornece informações relativamente ao grau de adaptação dos animais a ambientes de cativeiro (Duncan & Poole, 1990)
A observação do comportamento e a sua adequada interpretação é: -indicador do bem-estar animal; -útil para a monitorização e avaliação das estratégias de EA adoptadas.
O QUE É O ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL? Sheperdson, 1994, in Young (2003), define-o pela “forma como os ambientes dos animais em cativeiro podem ser modificados em benefício dos seus habitantes”.
OBJECTIVOS DO EA: -aumentar a diversidade comportamental; -reduzir a frequência de comportamentos anormais; -aumentar a gama (amplitude) e o número dos padrões de comportamento normais (i.e. naturais); -aumentar a utilização positiva do ambiente; -aumentar a capacidade de adaptação aos desafios de uma forma mais natural.
DUAS VERTENTES DO EA: TIPOS DE EA: -a naturalística; -a engenharia comportamental. -Social; -Ocupacional; -Físico; -Sensorial; -Nutricional.
BEM-ESTAR ANIMAL E EA O que é o bem-estar? • Físico; - Mental; - “Natureza”.
Um ambiente pobre em estímulos diminui o bem-estar dos animais!! Quando os animais se encontram devidamente estimulados exibem um repertório de comportamentos com muitas componentes idênticas às existentes no meio natural!!
“Lemur catta” • Quadrúpedes terrestres e arbóreos • - Diurnos • - Gregários (até 24 elementos) • - 20/25 anos de idade
HABITAT -Vegetação esparsa e temperatura bastante alta.
ALIMENTAÇÃO -Árvore de Tamarindo.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL -Grupos multi-machos/multi-fêmeas; -Fêmeas permanecem toda a vida e são dominantes no grupo; -Machos vão mudando de grupo após atingirem a maturidade sexual; -Deslocam-se em grupo (6Km/dia), à procura de comida.
COMUNICAÇÃO -Vocalizações; -Expressões faciais; -Visualmente; -Odores das glândulas.
REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO maturidade sexual ♀ 2,5/3 ♂ 2,5 época reprodutiva agosto/setembro abril/junho Gestação/140 dias 1 cria/ frequente gémeos • bebés/agarram-se à barriga e costas da mãe; • - 3smns/ primeiros passos; • 2m/ comer sólidos; • 6m/desmame; • - 7m/independência.
Macho Femêa 1 Femêa 2 Um macho adulto jovem Uma cria 2 Um junior Uma cria 1 CARACTERIZAÇÃO DO GRUPO EM ESTUDO
RECOLHA DE DADOS - ad libitum; - registo focal; - registo “scanarizado”; - registo de comportamento. - registo continuo; - registo temporizado: -registo instantâneo; -registo um-zero. Este trabalho tem três fases: - observações preliminares; - estudo piloto; - observações sistemáticas.
ESTUDO PILOTO -Testar o método de amostragem escolhido; -Habituar o observador às condições de observação; -Testar o efeito e eficácia dos itens de EA.
OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS -Todos os itens de EA: • - apresentados dia sim, dia não; • durante dois períodos de observação/dia • (de manhã e à tarde). -Os dados recolhidos: - tratamento estatístico, sendo resultados obtidos enquadrados, em termos teóricos, com a informação técnico-científica/pesquisa bibliográfica.
CONSIDERAÇÕES FINAIS -O trabalho de estudo está nas observações preliminares; -Nesta fase, o observador tenta também distinguir individualmente os animais; -Desde o início, procede-se a uma pesquisa bibliográfica da história natural e comportamentos desta espécie em meio natural e estudos feitos em cativeiro.
A aplicação deste trabalho de investigação, está inserida no Projecto Pedagógico e Científico do Monte Selvagem Muito obrigada pela atenção!