1 / 16

CALORIMETRIA

CALORIMETRIA. “Em um sistema isolado, as trocas de calor obedecem ao principio de conservação da energia .” “Calor – energia térmica em trânsito, que flui com sentido único e obrigatório, do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.”.

abia
Download Presentation

CALORIMETRIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CALORIMETRIA “Em um sistema isolado, as trocas de calor obedecem ao principio de conservação da energia.” “Calor – energia térmica em trânsito, que flui com sentido único e obrigatório, do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.”

  2. Quantidade de calor Calor sensível Calor latente Trocas de calor

  3. Quantidade de Calor (Q) • Representa a quantidade de energia que é trocada entre dois corpos quando há diferença de temperatura entre eles. • Definição: Caloria é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 g de água de 14,5 °C para 15,5 °C. • No SI (Sistema Internacional), 1 caloria (1 cal) corresponde a 4,186 J.

  4. Curiosidade A “Caloria” utilizada por médicos e nutricionistas, é, na realidade, a quilocaloria (1 kcal = 1000 cal). 1 Caloria = 1000 calorias 1 caloria = 40.000.000 de piscadas

  5. Calor Sensível – quantidade de calor cedido ou absorvido que tem como única finalidade uma variação de temperatura. • Calor Latente - quantidade de calor cedido ou absorvido que tem como única finalidade gerar uma mudança de estado físico no corpo.

  6. CALOR SENSÍVEL Para produzir uma variação de temperatura (∆T) em um corpo de massa (m), observamos que a quantidade de energia é: • Diretamente proporcional à massa m do corpo; • Diretamente proporcional à variação de temperatura; • Dependente do tipo de material. Logo, podemos concluir: Q = m.c.∆T

  7. Q = m.c.∆T • A constantec é uma característica do material e recebe o nome de calor específico; sua unidade usual é cal.g/°C. • Calor específicoé a quantidade de calor necessária para variar de um grau a temperatura de uma unidade de massa.

  8. CuriosidadesBrisa MarítimaO calor específico da água é maior que o da terra. Ou seja, é necessário maior quantidade de calor para elevar de 1° C a temperatura de certa massa de água, do que elevar de 1° C a temperatura da mesma massa de areia.

  9. Exercício Qual a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 500 g de chumbo (c = 0,03 cal / g °C) de 20 °C até 60 °C?

  10. Capacidade Térmica Relação entre a quantidade de calor trocada e a correspondente variação de temperatura. Exemplo: Dois recipientes com água, um com 100 g e outro com 500 g. Ao receberem a mesma quantidade de energia, o de menor massa possuirá maior temperatura final que o outro, devido a sua maior Capacidade Térmica.

  11. Exercício Para aquecer 1 Kg de uma substância de 10 °C a 60 °C, foram necessários 400 cal. Determine: a)  O calor especifico do material. b)  A sua capacidade térmica. a) b)

  12. Mudanças de Fase Toda mudança de fase, em substâncias puras, ocorre em temperatura constante.

  13. Patamares

  14. Calor Latente • Quantidade de calor necessária para a mudança de fase. • Depende da substância e do tipo de mudança de fase.

  15. Exercício Para derreter 1 Kg de gelo (0 °C) são necessários quantos joules de energia? Dados: e

  16. Exercício Têm-se 20 g de gelo a -10o C. Qual a quantidade de calor que se deve fornecer ao gelo para que ele se transforme em água a 20o C? Dado: cgelo = 0,5 cal/g. oC; cágua = 1 cal/g. oC; é LF = 80 cal/g. 3 processos: Aquecer o sólido, derreter o sólido e aquecer o líquido. 1° 2° 3° Total:

More Related