150 likes | 226 Views
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES. OBJETIVOS
E N D
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES OBJETIVOS Ao final desta semana, você deverá ter clareza sobre algumas concepções de linguagem e ter vislumbrado a multiplicidade de formas de linguagem em suas realizações referenciais, lúdicas e artísticas, no contexto individual, social e pedagógico.
Registre, no espaço abaixo, suas reflexões sobre: o seu entendimento do que seja linguagem; as distintas formas de uso da linguagem; as manifestações concretas que podem revelar cada uma das possíveis linguagens; as manifestações envolvendo as distintas formas de linguagem em interação.
(...) TRABALHANDO Para que possamos experienciar as concepções sobre as quais iniciamos esse processo de reflexão, convidamos você a assistir ao episódio Rapsódia em Azul, integrante da produção da Disney Fantasia 2000 ( disponível no pólo) e a elaborar um texto síntese a partir da tarefa.
CONTEXTUALIZANDO O vídeo a que você vai assistir é um dos segmentos apresentados na Fantasia 2000 da Disney. Fantasia 2000 traz uma nova versão da antiga produção realizada pela Disney em 1940. Esta nova versão apresenta sete novos segmentos e traz a volta de O Aprendiz de Feiticeiro.
Quanto ao episódio – Rapsódia em Azul – os críticos salientam que é um desenho feito claramente para adultos, onde se pode acompanhar os conflitos pessoais de quatro personagens nova-iorquinos. O episódio conta com a música de George Gershwin e com a inspiração visual ao artista Al Hirschfeld.
DICA Antes de assistir ao vídeo, leia com atenção as questões que lhe apresentamos como roteiro de observação. É importante que você assista, no mínimo, duas vezes ao vídeo para poder ter elementos mais completos para posterior discussão com os colegas e para a elaboração de um texto síntese. Faça apontamentos a partir de suas observações.
ROTEIRO PARA ANÁLISE Por meio de que elementos o cenário é construído e forma uma imagem na nossa mente? Qual é o cenário que serve de pano de fundo para a história? Embora sem palavras, é possível identificar as emoções, estados e sentimentos de cada um dos personagens? Como se pode percebê-los?
Quais são as frustrações e problemas dos personagens? O que permite fazer essa leitura? Como as histórias dos personagens se entrecruzam? Que elementos permitem perceber esse entrecruzamento? Que elementos permitem a identificação dos sonhos dos personagens? Por meio de que elementos pode-se perceber a concretização desses sonhos?
Qual o papel das cores na expressão de cada personagem e de cada situação? Qual a função da música na construção e progressão da história? Atente para as tonalidades e ritmos musicais e suas variações. Como se dá a construção do sentido da história? Que elementos estão associados e estabelecem a progressão do enredo? Que o efeito o vídeo produziu em você? A que você atribui isso?
(...) Como você deve ter percebido, as cores, o movimento, a música, os efeitos de expressão e os gestos, as manifestações corporais, entre outros elementos, constroem um quadro de sentido que seria impossível através unicamente de palavras. Cada detalhe, desde a construção da cidade pelo traçado até as variações de ritmo e tom das melodias, nos permitem perceber os contextos de vida de cada personagem, e promovem, entre outras efeitos, a progressão da história. Sem contar todo os efeitos de tecnologia que foram necessários para dar forma a toda essa construção.
(...) Em síntese, manifesta-se no vídeo aquilo a que podemos denominar de multiplicidade de linguagens; linguagens que, na interação, permitem a concretização de sua função de expressão, interação e comunicação.
REGISTRANDO O nosso dia-a-dia está marcado por essa multiplicidade de linguagens apesar de, na maioria das vezes, não estarmos atentos a essas manifestações. Pois bem, convidamos você a elaborar um texto apresentando a caracterização das diferentes manifestações de linguagem na sua rotina diária com sua família, amigos e alunos. Considere, nessa caracterização, os mundos dos sujeitos que participam dessa rotina.
(...) FINALIZANDO Agora que já promovemos algumas reflexões sobre a linguagem, ou se você preferir, sobre as linguagens e seu lugar na nossa vida; agora que você se situou nesse mundo permeado por linguagem, consideramos importante que você reflita sobre o assunto do ponto de vista de seu papel como professor(a).
Para isso, solicitamos que você pense o mundo da linguagem na escola e que você, como produção final desta semana de estudos, possa apontar que linguagens estão presentes no mundo escolar, especialmente nas séries iniciais do ensino fundamental, e no que seu trabalho daqui por diante pode mudar diante desse novo quadro.
DICA - Retome o registro inicial com as suas concepções prévias sobre linguagem antes de realizar o trabalho. - Reflita sobre as mudanças que ocorreram na suas concepções ao longo do estudo desta semana.