1 / 12

ENGENHARIA DE AGRIMENSURA

ENGENHARIA DE AGRIMENSURA. DIAGNÓSTICO QUALI-QUANTITATIVO DO CURSO. Coordenador do curso de Engenharia de Agrimensura Prof. João Gonçalves Bahia jbahia@ufrrj.br www.agrimensura.ufrrj.br. 1 – BREVE HISTÓRICO DO CURSO. CRIAÇÃO DO CURSO: No Departamento de Engenharia 30/07/99

abiola
Download Presentation

ENGENHARIA DE AGRIMENSURA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ENGENHARIA DE AGRIMENSURA DIAGNÓSTICO QUALI-QUANTITATIVO DO CURSO Coordenador do curso de Engenharia de Agrimensura Prof. João Gonçalves Bahia jbahia@ufrrj.br www.agrimensura.ufrrj.br

  2. 1 – BREVE HISTÓRICO DO CURSO CRIAÇÃO DO CURSO: • No Departamento de Engenharia 30/07/99 • No Conselho Departamental do IT 03/08/99 • No CEPE Deliberação 139 de 11/08/99 • No CONSU Deliberação 16 de 17/08/99 Total de alunos ingressos: 218 Número de alunos formados: 38 Número de alunos cursando: 112 Número de alunos trancados/desligados/transferidos:68 Dentre os alunos formados, destacam-se: ● 5 atuam no exterior; ● 3 fizeram mestrado, sendo 2 atualmente cursam doutorado e 1 é professor efetivo da UFAC; ● 4 cursam mestrado; ● 4 trabalham em grande estatais como a PETROBRAS, INCRA e FURNAS e outros trabalham em médias e grandes empresas do país, na coordenação de equipes de campo, projetos e consultorias. De 2000 a 2008: 1 entrada anual – 1° semestre (20/25 alunos) Após adesão ao REUNI: 2 entradas anuais (25+25 alunos) Quadro atual de professores: 6 efetivos + 5 substitutos Necessidade com o REUNI: novos 12 professores efetivos e infra-estrutura

  3. 2 – LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA PROCURA NO VESTIBULAR E DINÂMICA DE OCUPAÇÃO DAS VAGAS APÓS A DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DOS VESTIBULARES DOS ÚLTIMOS 05 ANOS (2002 A 2006)

  4. 3 - PERFIL DO EGRESSO ATUAL E SEU PAPEL SOCIAL O engenheiro agrimensor pode atuar como profissional liberal, funcionário de empresas públicas ou privadas, além de exercer a docência e a pesquisa. Dentre essas atuações do engenheiro agrimensor, pode-se citar: - Topografia, Geodésia e Batimetria; - Cartografia e Aerofotogrametria; - Sensoriamento Remoto; - Avaliações e perícias; - Georreferenciamento; - Projeto e execução de loteamento e arruamentos; - Projeto e execução de redes de água e esgotos destinadas ao parcelamento do solo; - Projeto e execução de rodovias e ferrovias (exceto as grandes estruturas); - Cadastro técnico municipal multifinalitário; - Cadastro imobiliário para fins de registros. Dado o avanço tecnológico, hoje pode-se ter um produto final de melhor qualidade cartográfica, resultado da obtenção de dados mais precisos e mais rápidos, o que gera segurança, bem-estar e economia à sociedade.

  5. 4 - IMPORTÂNCIA SÓCIO-ECONÔMICA-CULTURAL DO CURSO NA ATUALIDADEA produção de material cartográfico com qualidade e precisão cada vez melhor contribui com segurança e rapidez de informação para o desenvolvimento do país.A organização fundiária do país é hoje uma das principais contribuições da agrimensura para o país.

  6. 5 - DEMANDA SOCIAL Alta demanda social, visto que nosso país possui dimensões continentais e esta é a profissão responsável por gerar todas as informações relacionadas ao posicionamento plano e altimétrico de todos os objetos e feições de sua superfície, além da topografia subterrânea a batimétrica. Ainda deve zelar pela qualidade dos dados obtidos e a sua representação para as múltiplas finalidades em que possam ser empregados.

  7. 6 - EMPREGABILIDADE Dado ao momento de crescimento da economia brasileira, e o número insuficiente desse profissional no mercado, hoje, há uma grande demanda de trabalho. Atualmente, todos os recém-formados encontram-se empregados ou em cursos de pós-graduação.

  8. 8 - AVALIAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR ATUAL E SEU CONFRONTO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de engenharia de Agrimensura, dividem a grade curricular em três blocos. O primeiro bloco é constituído de Disciplinas de formação básica e Visa dar uma formação sólida na base necessária ao engenheiro, principalmente em física, Cálculo e Mecânica (cerca 30%). O segundo bloco é formado por disciplinas de formação profissional e têm como objetivo preparar o aluno com conceitos que visam a uma formação específica a sua profissão. Esse bloco deve compreender cerca de 15% dos créditos do curso. O terceiro bloco deve ser formado por disciplinas que irão constituir o perfil do profissional, o qual deve estar preparado para atender profissionalmente, em suas necessidades, a região em que está inserido o curso. Dessa forma, o conjunto de disciplinas que irão compor esse bloco, deve ser dinâmico ao longo do tempo e devem dar conhecimento aprofundado ao aluno de tal forma que ele possa solucionar problemas gerais ou específicos. Esse bloco deve perfazer 55% dos créditos do curso.

  9. 9 - PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS DO CURSO Pontos fortes: - boa formação profissional; - facilidade para estágios; - bom relacionamento professor/aluno. Pontos fracos: - profissão pouco conhecida; - corpo docente insuficiente; - falta de infra-estrutura: salas de aulas equipadas, biblioteca, laboratórios, instrumentação e etc.

  10. 10 - AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA PARA O FUNCIONAMENTO DO CURSO E DA COORDENAÇÃO DO CURSO. Infra-estrutura precária: Faltam espaço físico, laboratórios, sala de aula, sala de professores, sala para os técnicos, biblioteca setorial, material didático, bebedouros (número insuficiente), banheiro condizente com o número de alunos (precário), limpeza, sala de convivência para alunos, sala para o diretório acadêmico, dentre outros.

  11. 11 - RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO POR DISCIPLINA E CARGA HORÁRIA DOCENTE POR DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO

  12. OBRIGADO

More Related