140 likes | 445 Views
ENGENHARIA DE AGRIMENSURA. DIAGNÓSTICO QUALI-QUANTITATIVO DO CURSO. Coordenador do curso de Engenharia de Agrimensura Prof. João Gonçalves Bahia jbahia@ufrrj.br www.agrimensura.ufrrj.br. 1 – BREVE HISTÓRICO DO CURSO. CRIAÇÃO DO CURSO: No Departamento de Engenharia 30/07/99
E N D
ENGENHARIA DE AGRIMENSURA DIAGNÓSTICO QUALI-QUANTITATIVO DO CURSO Coordenador do curso de Engenharia de Agrimensura Prof. João Gonçalves Bahia jbahia@ufrrj.br www.agrimensura.ufrrj.br
1 – BREVE HISTÓRICO DO CURSO CRIAÇÃO DO CURSO: • No Departamento de Engenharia 30/07/99 • No Conselho Departamental do IT 03/08/99 • No CEPE Deliberação 139 de 11/08/99 • No CONSU Deliberação 16 de 17/08/99 Total de alunos ingressos: 218 Número de alunos formados: 38 Número de alunos cursando: 112 Número de alunos trancados/desligados/transferidos:68 Dentre os alunos formados, destacam-se: ● 5 atuam no exterior; ● 3 fizeram mestrado, sendo 2 atualmente cursam doutorado e 1 é professor efetivo da UFAC; ● 4 cursam mestrado; ● 4 trabalham em grande estatais como a PETROBRAS, INCRA e FURNAS e outros trabalham em médias e grandes empresas do país, na coordenação de equipes de campo, projetos e consultorias. De 2000 a 2008: 1 entrada anual – 1° semestre (20/25 alunos) Após adesão ao REUNI: 2 entradas anuais (25+25 alunos) Quadro atual de professores: 6 efetivos + 5 substitutos Necessidade com o REUNI: novos 12 professores efetivos e infra-estrutura
2 – LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA PROCURA NO VESTIBULAR E DINÂMICA DE OCUPAÇÃO DAS VAGAS APÓS A DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DOS VESTIBULARES DOS ÚLTIMOS 05 ANOS (2002 A 2006)
3 - PERFIL DO EGRESSO ATUAL E SEU PAPEL SOCIAL O engenheiro agrimensor pode atuar como profissional liberal, funcionário de empresas públicas ou privadas, além de exercer a docência e a pesquisa. Dentre essas atuações do engenheiro agrimensor, pode-se citar: - Topografia, Geodésia e Batimetria; - Cartografia e Aerofotogrametria; - Sensoriamento Remoto; - Avaliações e perícias; - Georreferenciamento; - Projeto e execução de loteamento e arruamentos; - Projeto e execução de redes de água e esgotos destinadas ao parcelamento do solo; - Projeto e execução de rodovias e ferrovias (exceto as grandes estruturas); - Cadastro técnico municipal multifinalitário; - Cadastro imobiliário para fins de registros. Dado o avanço tecnológico, hoje pode-se ter um produto final de melhor qualidade cartográfica, resultado da obtenção de dados mais precisos e mais rápidos, o que gera segurança, bem-estar e economia à sociedade.
4 - IMPORTÂNCIA SÓCIO-ECONÔMICA-CULTURAL DO CURSO NA ATUALIDADEA produção de material cartográfico com qualidade e precisão cada vez melhor contribui com segurança e rapidez de informação para o desenvolvimento do país.A organização fundiária do país é hoje uma das principais contribuições da agrimensura para o país.
5 - DEMANDA SOCIAL Alta demanda social, visto que nosso país possui dimensões continentais e esta é a profissão responsável por gerar todas as informações relacionadas ao posicionamento plano e altimétrico de todos os objetos e feições de sua superfície, além da topografia subterrânea a batimétrica. Ainda deve zelar pela qualidade dos dados obtidos e a sua representação para as múltiplas finalidades em que possam ser empregados.
6 - EMPREGABILIDADE Dado ao momento de crescimento da economia brasileira, e o número insuficiente desse profissional no mercado, hoje, há uma grande demanda de trabalho. Atualmente, todos os recém-formados encontram-se empregados ou em cursos de pós-graduação.
8 - AVALIAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR ATUAL E SEU CONFRONTO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de engenharia de Agrimensura, dividem a grade curricular em três blocos. O primeiro bloco é constituído de Disciplinas de formação básica e Visa dar uma formação sólida na base necessária ao engenheiro, principalmente em física, Cálculo e Mecânica (cerca 30%). O segundo bloco é formado por disciplinas de formação profissional e têm como objetivo preparar o aluno com conceitos que visam a uma formação específica a sua profissão. Esse bloco deve compreender cerca de 15% dos créditos do curso. O terceiro bloco deve ser formado por disciplinas que irão constituir o perfil do profissional, o qual deve estar preparado para atender profissionalmente, em suas necessidades, a região em que está inserido o curso. Dessa forma, o conjunto de disciplinas que irão compor esse bloco, deve ser dinâmico ao longo do tempo e devem dar conhecimento aprofundado ao aluno de tal forma que ele possa solucionar problemas gerais ou específicos. Esse bloco deve perfazer 55% dos créditos do curso.
9 - PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS DO CURSO Pontos fortes: - boa formação profissional; - facilidade para estágios; - bom relacionamento professor/aluno. Pontos fracos: - profissão pouco conhecida; - corpo docente insuficiente; - falta de infra-estrutura: salas de aulas equipadas, biblioteca, laboratórios, instrumentação e etc.
10 - AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA PARA O FUNCIONAMENTO DO CURSO E DA COORDENAÇÃO DO CURSO. Infra-estrutura precária: Faltam espaço físico, laboratórios, sala de aula, sala de professores, sala para os técnicos, biblioteca setorial, material didático, bebedouros (número insuficiente), banheiro condizente com o número de alunos (precário), limpeza, sala de convivência para alunos, sala para o diretório acadêmico, dentre outros.
11 - RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO POR DISCIPLINA E CARGA HORÁRIA DOCENTE POR DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO