1 / 23

O Livro de Judas

O Livro de Judas . TEXTO BASE: Judas vv. 1,2 “...aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados”. O Livro de Judas . A tradição cristã, baseando-se em Mateus 13.55 , afirma que Judas era um dos meio-irmãos de Jesus. .

addison
Download Presentation

O Livro de Judas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Livro de Judas TEXTO BASE: Judas vv. 1,2 “...aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados”.

  2. O Livro de Judas A tradição cristã, baseando-se em Mateus 13.55, afirma que Judas era um dos meio-irmãos de Jesus.

  3. O Livro de Judas “...Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs?...” Mateus 13.55,56.

  4. O Livro de Judas Ele mesmo se apresenta como irmão de Tiago: “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago” – v. 1.

  5. O Livro de Judas Somente após a Ressurreição do Senhor Jesus, Judas torna-se uma testemunha radicam em favor do Reino de Deus.

  6. O Livro de Judas Judas, então, começa exortando o os irmãos a batalharem, diligentemente, pela Fé que uma vez por todas fora entregue aos Santos – v. 3.

  7. O Livro de Judas Judas mostra que os falsos mestres agiam como se fossem “irmãos na fé”, pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, demonstrando o cuidado que a igreja deve ter, também, nos dias atuais.

  8. O Livro de Judas Judas, então, mostra que os “dissimuladores”, da igreja, homens ímpios, transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor Jesus Cristo – v. 4.

  9. O Livro de Judas Judas, adverte, então, que os dissimuladores (enganadores, mentirosos) foram antecipadamente pronunciados para esta condenação – v. 4.

  10. O Livro de Judas Cumprir-se-á o que se encontra em Apocalipse 20.15 e Apocalipse 21.8, ou seja, os dissimuladores (enganadores, mentirosos) serão lançados no lago de fogo e enxofre.

  11. O Livro de Judas Judas, então, trêsfiguras ilustrativas, da Bíblia, para despertar o sentimento de fidelidade, para com Deus, a saber:

  12. O Livro de Judas A primeira ilustração bíblica: o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram – v. 5. ou seja, os judeus no deserto foram destruídos devido à sua incredulidade.

  13. O Livro de Judas A segunda ilustração bíblica: os anjos decaídos, que não guardaram o seu estado original, abandonaram o seu próprio domicílio estão sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia – v. 6. ou seja, os anjos decaídos foram aprisionados devido à sua desobediência.

  14. O Livro de Judas A terceira ilustração bíblica: como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição – v. 7. ou seja, Sodoma e Gomorra fora queimadas por causa de sua imoralidade e rebeldia.

  15. O Livro de Judas Judas continua advertindo-nos, quanto ao perigo do caminho de Caim (da revolta), da ganância de Balaão e da revolta de Corá– v. 11. Dentre várias comparações (metáforas) ele conclui com as “estrelas errantes”, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas para sempre – v. 13.

  16. O Livro de Judas Devemos buscar nossa orientação na resplandecente “estrela da manhã”, a raiz e a geração de Davi, o Senhor Jesus – Apocalipse 22.16.

  17. O Livro de Judas Judas traz, também, uma importantíssima lição para nós: nossa suficiência vem de nossa dependência (total) do Senhor, a exemplo do arcanjo Miguel quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo do Moisés, não se atreveu a proferir juízo difamatório contra o diabo: ele disse - o Senhor te repreenda – v. 9.

  18. O Livro de Judas Judas, traz a nossa lembrança, as palavras apostólicas quanto ao cuidado com os escarnecedores dos últimos dias, da igreja. Atos 20.29,30 – 1 Timóteo 4.1 – 2 Timóteo 3.1 – 2 Pedro 3.3 – 1 João 2.18-30.

  19. O Livro de Judas O Apóstolo Paulo, dentre outros, chamava à atenção, dos irmãos primitivos, quanto à possibilidade da entrada de “lobos” no meio do rebanho, lembrando do cuidado que ele exerceu, durante três anos, de dia e de noite, admoestando, com lágrimas, a cada um dos irmãos – Atos 20.29-31.

  20. O Livro de Judas Judas traz um primeiro chamamento – edificando-vos na vossa Fé santíssima – v. 20. Ou seja, por meio de nossa Fé santíssima utilizaremos as armas de nossa milícia que são poderosas, em Deus, para demolir fortalezas, derrubar raciocínios contra o conhecimento de Deus e levar cativo todo pensamento à obediência a Cristo, II Coríntios 10.3-5.

  21. O Livro de Judas Judas traz um segundo chamamento – guardai-vos no amor de Deus – v. 21. Ou seja, estaremos dentro da esfera do amor de Deus quando guardarmos os seus mandamentos, “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço” – João 15.10,11.

  22. O Livro de Judas Judas traz um terceiro chamamento – compadecei-vos de alguns que estão na dúvida – v. 22. Ou seja, devemos, por meio de nossa veia evangelística, buscar salvá-los, em Cristo, arrebatando-os do fogo. A Compaixão foi a atitude primordial no ministério, terreno, de Cristo. Nós, como seus seguidores, devemos fazer o mesmo: ter compaixão pelas almas perdidas.

  23. O Livro de Judas MEDITAÇÃOFINAL – Judas traz, ao final, a DOXOLOGIA (forma litúrgica de louvor ao nosso Deus) ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, a Ele, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todososséculos, Amém.

More Related