140 likes | 585 Views
Palavras Chave: “Serviço, Trabalho, Guerra, Jornadas.” A MENSAGEM: Os redimidos, 1. São salvos para servir 2. Devem combater a incredulidade. O LIVRO DE NÚMEROS. NOME.
E N D
Palavras Chave: “Serviço, Trabalho, Guerra, Jornadas.” A MENSAGEM: Os redimidos, 1. São salvos para servir 2. Devem combater a incredulidade O LIVRO DE NÚMEROS
NOME Números é o nome pelo qual, geralmente, é conhecido o quarto livro de Moisés. È, assim chamado porque registra os dois censos de Israel: um, em Sinai, cap. 1 e outro, em Moab cap. 26. No original hebráico seu nome é “B’ midbar,” e significa: - “no deserto,” título mais adequado aos relatos do livro, que põem em evidência as viagens, peripécias e experiências dos israelitas no deserto. È o livro do deserto.
caráter Parte do livro tem caráter histórico, e parte tem caráter legislativo. É o livro da peregrinação, da guerra, do serviço, e, infelizmente, das faltas.
mensagem O livro tem uma tríplice mensagem: Um dos pensamentos pricinpais é “serviço”. E é a mensagem que encontramos bem à sua entrada. O povo do Senhor é salvo para servir. Notemos quanto têm de significativo na ordem das mensagens dos quatro primeiros livros da Bíblia: em Gênesis, o homem arruinado, caido; em Êxodo, já redimido para, em Levítico, adorar e, assim, em Números, poder servir. É esta a ordem divina, somente uma alma salva, e que adora ao Senhor, está qualificada para Seu serviço. Na segunda mensagem, o pensamento central é “ordem”. Ordem, indispensável, no serviço e no viver! A ordem é a primeira lei do céu. Notamos, aqui, a organização do acampamento e do serviço do Tabernáculo. E nessa ordem, Deus desejava que o Seu povo sempre andasse! Temos, então, a terceira mensagem. A falta do povo de Deus, assume graves proporções ao lermos essas páginas. Falta oriunda da incredulidade! Por isso, este livro clama ao redimidos: “Acautelai-vos da incredulidade. Mas, graças a Deus nem tudo foi falta. Na última, secção do livro, Israel surge, vitorioso, restaurado ao favor de Deus.