520 likes | 626 Views
Patrimônio da Humanidade. BRASIL. Patrimônio da Humanidade. BRASIL.
E N D
Patrimônio da Humanidade BRASIL
Patrimônio da Humanidade BRASIL • Um local denominado patrimônio mundial é reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como de mundial importância para a preservação dos patrimônios históricos e naturais de diversos países. • Até a 30.ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Julho de 2006, os 17 sítios ou conjuntos de sítios considerados Patrimônio Mundial no Brasil eram : • Cidade Histórica de Ouro Preto (1980) • Centro Histórico de Olinda (1982) • Missões Jesuíticas Guarani, em São Miguel das Missões (1983) (Fronteira com a Argentina) • Centro Histórico de Salvador (1985) • Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (1985) • Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (1986) • Plano Piloto de Brasília (1987) • Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (1991) • Centro Histórico de São Luís do Maranhão (1997) • Centro Histórico de Diamantina (1999) • Reservas de Mata Atlântica do Sudeste (1999) • Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento (1999) • Parque Nacional do Jaú (2000) • Áreas Protegidas do Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense e RPPNs próximas (2000) • Centro Histórico de Goiás (2001) • Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas (2001) • Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas (2001) • Fonte : Unesco – A ultima arca de Noé - Wikipédia FIM
1980 Cidade histórica de Ouro Preto - Fundada no final do século XVII, Ouro Preto era o principal ponto na corrida pelo ouro e “Época do Ouro do Brasil” no século XVIII. Com a exaustão das minas de ouro no século XIX, as influências de Ouro Preto declinaram, mas muitas igrejas, pontes e fontes remanesceram como testemunho à sua prosperidade no passado e também o excelente talento do escultor barroco- Aleijadinho.
1982 Centro Histórico da Cidade de Olinda – Fundado no século XVI pelos portugueses, sua história é ligada à indústria de cana de açúcar. Reconstruída depois de ser saqueada pelos holandeses, sua principal estrutura de construção urbana data do século XVIII. O balanço mantido entre as construções, jardins, as vinte igrejas barrocas, conventos e numerosos pequenos passos dão a Olinda uma atmosfera particular.
1984 Missões Jesuíticas dos Guarani - Localizadas no coração de uma floresta tropical, as ruínas de São Miguel das Missões e as de San Ignacio Mini, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa María la Mayor, na Argentina, são remanescentes impressionantes das cinco missões jesuítas, construídas nas terras dos guaranis nos séculos 17 e 18, sendo cada uma delas caracterizadas por uma disposição específica e um estado diferente de conservação.
1985 Centro Histórico de Salvador - Bahia – Como a primeira capital do país, de 1549 a 1763, a cidade de Salvador na Bahia testemunhou a mistura da cultura européia, africana e americana. Também foi o primeiro comércio de escravos no Novo Mundo, com escravos chegando em 1558 para trabalharem nas plantações de açúcar. A cidade tem conseguido preservar muitos excelentes exemplos da arquitetura renascentista. Uma característica da velha cidade é o brilho das casas policromadas, que são frequentemente decoradas com estuque de alta qualidade.
1985 Santuário de Bom Jesus de Congonhas – Construído na Segunda metade do século XVIII, o santuário consiste em uma igreja com um suntuoso rococó interno, de inspiração italiana, uma escadaria externa decorada com estátuas dos profetas e sete capelas ilustrando as Estações da Cruz, que nas esculturas policromadas de Aleijadinho estão os exemplos estritamente originais, moção e expressiva arte barroca.
1986 Parque Nacional do Iguaçu – O Parque divide com o Parque Nacional do Iguaçu da Argentina uma das maiores e mais impresionantes quedas d’água do mundo, tendo extensão por volta de 2.77 metros de comprimento. Muitas espécies raras e ameaçadas da flora e da fauna são abrigadas no parque, destacando-se, entre outras, a lontra gigante e o tammanduá gigante. As nuvens de gotejos produzidas pela queda de água levam ao crescimento de abundante vegetação.
1987 Plano Piloto de Brasília – Brasília, a capital criada no centro do país em 1956, é uma referência na história do planejamento de cidades. Foi planejada por Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemayer.
1991 Parque Nacional da Serra do Capivara – Os numerosos abrigos de rochas do Parque Nacional da Serra do Capivara são decorados com pinturas de cavernas, sendo que algumas delas têm mais de 25.000 anos. São um excepcional testemunho de uma das mais antigas comunidades humanas da América do Sul.
1997 Centro Histórico de São Luis - O louvado século XVII, o principal dessa cidade histórica, fundada pelos franceses e ocupada pelos holandeses antes de ser Ter o controle tomado pelos portugueses, tem preservado seu padrão de ruuas retangulares na sua totalidade. Graças a um período de estagnação econômica no começo do século XX, um excepcional número de obras históricas de alta qualidade sobreviveram, sendo um excelente exemplo de cidade ibérica colonial.
1999 Centro Histórico da Cidade de Diamantina - Diamantina, uma vila colonial inserida como uma pedra preciosa em um colar de montanhas rochosas hostis, ilustra as aventuras na procura por diamantes no século XVIII e testemunha para nós ascendência cultural e artística sobre o nosso ambiente de vida.
1999 Reservas de Mata Atlântica do Sudeste – Localizadas nos estados do Paraná e de São Paulo, contém alguns dos maiores e melhores exemplos de mata atlântica do Brasil. As 25 áreas protegidas que fazem parte do sítio (por volta de 470.000 ha no total) exibem a riqueza biológica e história da evolução do que resta de mata atlântica. De montanhas cobertas por mata densa, a mangues, ilhas costeiras e dunas, a área compreende um ambiente natural rico de beleza cênica.
1999 Reservas de Floresta Atlântica da Costa do Descobrimento – localizada nos Estados do Bahia e do Espírito Santo, consiste em oito áreas separadas que são protegidas, contendo 112.000 ha de mata atlântica e restingas. As florestas tropicais da Mata Atlântica do Brasil são as mais ricas do mundo em termos de biodiversidade. O sítio contém uma diversidade de espécies com alto nível endêmico e revela um padrão de evolução de grande interesse para a ciência e importância para a conservação.
2000 Complexo de Conservação do Pantanal - Consiste em um grupo de quatro áreas protegidas, num total de 187.818 ha. Localizado no sudoeste do estado do Mato Grosso (no centro-oeste do Brasil), o sítio é uma pequena parte da região do Pantanal brasileiro, um dos maiores ecossistemas de alagados de água doce. As fontes dos rios da região com os dois maiores sistemas viários, rios Cuiabá e Paraguai, estão localizados aqui, e o complexo contém algumas das mais diversas formas de vegetação e vida animal.
2000 Parque Nacional do Jaú - É o maior parque nacional na bacia amazônica, uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade. Estabelecida em 1986 para proteger a bacia do Rio Jaú. O parque tem uma área de 2.272.000 ha. O Rio Jaú é considerado o melhor exemplo de “ecossistema de águas negras” (nome dado pela cor da água, resultante da decomposição de matéria orgânica e a falta de sedimentos terrestres). O parque não apenas protege a bacia hidrográfica do Rio Jaú, como uma grande proporção da biodiversidade associada com o sistema de águas negras.
2001Centro Histórico da Cidade de Goiás : a cidade de Goiás testemunha a ocupação e colonização das terras do Brasil central nos séculos 18 e 19. Toda sua arquitetura, tanto pública quanto particular, formam um todo harmonioso, devido ao uso coerente do material local e técnicas nacionais.
2001 Áreas Protegidas de Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas : os dois sítios possuem flora, fauna e habitats que caracterizam o cerrado, um dos tipos de ecossistemas mais antigos no mundo em termos de diversidade tropical. Esses sítios têm servido de refúgio para várias espécies durante os períodos de mudanças climáticas e será vital para a manutenção da biodiversidade da região do cerrado durante as futuras flutuações climáticas.
2001 Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas: representam grande proporção de ilhas do Atlântico Sul e suas ricas águas são extremamente importantes para a alimentação e criação de atum, tubarões, tartarugas e mamíferos aquáticos. As ilhas abrigam grande concentração de aves tropicais. A Baía dos Golfinhos tem uma população excepcional de golfinhos.