460 likes | 637 Views
ABADIA de melk. A pequena e encantadora cidade de Melk é um importante centro espiritual e cultural há quase mil anos, desde a fundação do monastério beneditino em 1089, que faz parte da lista dos patrimônios da humanidade tombados pela Unesco.
E N D
A pequena e encantadora cidade de Melk é um importante centro espiritual e cultural há quase mil anos, desde a fundação do monastério beneditino em 1089, que faz parte da lista dos patrimônios da humanidade tombados pela Unesco
Melk tem sido um centro importante desde as origens do estado austríaco. Já em 996,o primeiro margrave da região, Leopoldo I, ergueu um castelo em Melk para sua residência, e seus sucessores o encheram de relíquias e tesouros. O castelo foi dado aos monges beneditinos de Lambach em 1089, e desde lá tem sido ocupado por eles e adaptado como um mosteiro.
Melk situa-se num dos trechos do rio Danúbio, chamado Wachau, que se estende por 40 km até Krems.
A Abadia de Melk é um enorme complexo arquitetônico que abrange o mosteiro, as escolas, os espaços culturais, a igreja e a biblioteca. Está encravada à beira de uma rocha sobranceira ao rio Danúbio e sobre a cidade de Melk, desfrutando de um panorama privilegiado da região e aumentando com sua própria imponência a beleza da paisagem.
Ela foi cenário do “Nome da Rosa”, filme baseado no livro de Umberto Eco.
Entre 1975 e 2001 o complexo passou por uma grande restauração, e sua renda hoje advém principalmente do turismo cultural. Tem sido sede de importantes exposições de arte e história, representações teatrais e concertos de música.
A maior atração da Abadia de Melk é a sua igreja Barroca. Foi concebida como uma obra da glorificação a Deus através da beleza... sem dúvida o objetivo da sua construção foi alcançado...
Nave central e o Altar mor Sobre o altar-mor está a inscrição Non coronabitur nisi legitime certaveri ("Não há vitória sem um combate legítimo"), que pode ser tomada como o resumo ideal do significado de toda Abadia
Os camarotes laterais onde os imperadores assistiam as missas.
A biblioteca possui 12 salas com um acervo de cerca de 1.888 manuscritos, 750 incunábulos e milhares de obras editadas desde o século XVI, totalizando mais de 100 mil volumes, abrangendo Teologia, Geografia,Direito,História,Léxica e Astronomia com uma seção especial para Bíblias.
O interior tem magnífica talha em madeira e uma escadaria em espiral de grande beleza, além de afrescos alegóricos de Paul Troger.
O Salão de Mármore,onde são realizados atualmente concertos e outros acontecimentos importantes.
Há no complexo um museu sobre a história da abadia, com um precioso acervo de tesouros antigos, e é desenvolvida atividade docente, que atende 900 alunos de ambos os sexos. Consagra-se ainda como centro de 23 paróquias da região.
O museu da Abadia de Melk foi criado recentemente nos antigos apartamentos imperiais, e foi aparelhado com os mais modernos equipamentos expositivos.
Corredor de acesso aos apartamentos imperiais hoje transformado num moderno museu recheado de tesouros medievais
Melk fica a 77 km de Viena e pode ser alcançada por trem em 1hora e 15 minutos, ou de barco pelo Danúbio.
Para conhecer toda a região e as belíssimas construções à beira do rio, como castelos e ruínas, uma boa opção é um passeio de barco.
A região de Wachau é encantadora, e se fores no início do mês de junho, aproveitarás da época de colheita de morangos, baratíssimos... aliás, poderás até colhê-los você mesmo!
O lugar é perfeito para se passear tranqüilamente, principalmente pela avenida que fica logo abaixo da Abadia e onde é proibido o tráfego de automóveis.
A praça central da encantadora cidadezinha de Melk, nas margens do Danúbio
Feira de artesanato da região numa solarenta manhã de Domingo.
Formatação:Waldyr Thiessen Música: Danúbio Azul