1 / 7

Adjunto Adverbial – Profª Andréa 8º ano – 3º trimestre

Adjunto Adverbial – Profª Andréa 8º ano – 3º trimestre É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.

adonia
Download Presentation

Adjunto Adverbial – Profª Andréa 8º ano – 3º trimestre

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Adjunto Adverbial – Profª Andréa 8º ano – 3º trimestre É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. Observe as frases abaixo: Eles se respeitam muito. Seu projeto é muito interessante. O time jogou muito mal.

  2. Nessas três orações, muito é adjunto adverbial de intensidade. • No primeiro caso, intensifica a forma verbal respeitam, que é núcleo do predicado verbal. • No segundo, intensifica o adjetivo interessante, que é o núcleo do predicativo do sujeito. • Na terceira oração, muitointensifica o advérbio mal, que é o núcleo do adjunto adverbial de modo.

  3. Veja o exemplo abaixo: • Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça. Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias: • amanhã indica _______________; • de bicicleta indica _____________; • àquela velha praça indica ________.

  4. O adjunto adverbial pode ser expresso por: 1) Advérbio: O balão caiu longe. 2) Locução Adverbial: O balão caiu no mar. 3) Oração: Se o balão pegar fogo, avisem-me.

  5. CLASSE MISTA (Carlos Drummond) “Meninas, meninas, do lado de lá. Meninos, meninos, do lado de cá.” Por que sempre dois lados, corredor no meio, professora em frente, e o sonho de um tremor de terra que só acontece em Messina, jamais, jamais em Minas, para, entre escombros, me ver junto de Conceição até o fim do curso? Messina: cidade italiana. escombros: destroços, entulhos, ruínas.

  6. ADJUNTO ADVERBIAL 1. A partir do 5º verso do poema, é o eu lírico quem fala. Nos quatro versos iniciais, as aspas indicam que quem fala é outra pessoa. Quem provavelmente é essa pessoa? Por quê? 2. O eu lírico sonha com um terremoto em Minas. Por quê? Qual é o verdadeiro desejo dele?

  7. ADJUNTO ADVERBIAL 3. O adjunto adverbial tem um papel de destaque na construção desse poema. a) Identifique e reúna os adjuntos adverbiais em dois grupos: os que indicam lugar e os que indicam tempo. b) Qual dos dois tipos de advérbio aparece mais vezes no texto? c) Que relação há entre o desejo do eu lírico de ficar junto de Conceição e o predomínio desse tipo de adjunto adverbial no texto? 4. Antigamente, a maior parte das escolas não misturava meninos e meninas numa mesma sala de aula. O poema provavelmente retrata uma situação vivida pelo poeta quando criança (ele nasceu em 1902). Para os padrões atuais de escola: a) Você acha que essa classe é realmente mista? b) Que parte da sala de aula representa, verticalmente, a divisão entre meninos e meninas?

More Related