680 likes | 858 Views
BEM-VINDOS À 17ª semana COMUM! Festa de Santo Afonso Maria de Ligório. Êxodo 40,16-21.34-38. Salmo 83. Mateus 13,47-53. CANTO DE ENTRADA:
E N D
BEM-VINDOS À 17ª semana COMUM! Festa de Santo Afonso Maria de Ligório Êxodo 40,16-21.34-38 Salmo 83 Mateus 13,47-53
CANTO DE ENTRADA: 1- Me Chamastes para caminhar na vida contigo. Decidi, para sempre, seguir-te, não voltar atrás. Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma. É difícil agora viver sem lembrar-me de Ti. Te amarei, Senhor! Te amarei, Senhor! Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de Ti. (BIS)
2- Eu pensei, muitas vezes, calar e não dar nem resposta. Eu pensei, na fuga, esconder-me, ir longe de Ti. Mas Tua força venceu e, ao final, eu fiquei seduzido(a). É difícil agora viver sem saudades de Ti. Te amarei, Senhor! Te amarei, Senhor! Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de Ti. (BIS)
ACOLHIDA: (Boas-Vindas) Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém! PRESIDENTE: A graça de Nosso Senhor,... esteja convosco. TODOS:Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo!
ATO PENITENCIAL: 1- Senhor, tende piedade, dos corações arrependidos! Tende piedade de nós! (4x) 2- Jesus, tende piedade, dos pecadores tão humilhados! 3- Senhor, tende piedade, intercedendo por nós ao Pai.
PRESIDENTE: Deus, Pai misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS:Amém!
HINO DE LOUVOR: Glória! Glória! Ao Pai, Criador, ao Filho, Redentor e ao Espírito, glória! (2x) - Ao Pai, Criador do mundo,/ ao Filho, Redentor dos homens,/ e ao Espírito de amor, demos sempre: GLÓRIA! (2x)
ORAÇÃO DO DIA: PRESIDENTE: Ó Deus, que suscitais continuamente em vossa Igreja novos exemplos de virtude, dai-nos seguir de tal modo os passos do bispo Santo Afonso Maria, no zelo pela salvação de todos, que alcancemos com ele a recompensa celeste. Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS:Amém!
l i t u r g i a D a P a l a v r a Êxodo 40,16-21.34-38 Salmo 83 Mateus 13,47-53
1ª Leitura: (Êxodo 40,16-21.34-38) Leitura do Livro do Êxodo. Naqueles dias, Moisés fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, o santuário foi levantado.
Moisés levantou o santuário, colocou as bases e as tábuas, assentou as vigas e ergueu as colunas. Estendeu a tenda sobre o santuário, pondo em cima a cobertura da tenda, como o Senhor lhe havia mandado.
Depois, tomando o documento da aliança, depositou-o dentro da arca e colocou sobre ela o propiciatório. E, introduzindo a arca no santuário, pendurou diante dela o véu de proteção, como o Senhor tinha prescrito a Moisés.
Então a nuvem cobriu a Tenda da Reunião e a glória do Senhor encheu o santuário. Moisés não podia entrar na Tenda da Reunião, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor tomava todo o santuário.
Em todas as etapas da viagem, sempre que a nuvem se elevava de cima do santuário, os filhos de Israel punham-se a caminho; E nunca partiam antes que a nuvem se levantasse.
Pois, de dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o santuário, e de noite aparecia sobre ela um fogo, que todos os filhos de Israel viam, em todas as suas etapas. Palavra do Senhor. TODOS:Graças a Deus!
salmo responsorial: (83) Quão amável, ó Senhor, é vossa casa! (Bis)
salmo responsorial: (83) 1- Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo! Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!
salmo responsorial: (83) 2- Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar; vossos altares, ó Senhor Deus do universo! Vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor! Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!
salmo responsorial: (83) 2- Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo! Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!
salmo responsorial: (83) 3- Felizes os que habitam em vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, caminharão com um ardor sempre crescente. Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!
salmo responsorial: (83) 4- Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores! Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: (Mateus 13,47-53) Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Abre-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus!
EVANGELHO: (Mateus 13,47-53) PADRE: O Senhor esteja convosco. TODOS:Ele está no meio de nós! PADRE: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS:Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
“O Reino dos Céusé ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
Assim acontecerá no fim dos tempos: Os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isso?”
Eles responderam: “Sim”. Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.
Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali. Palavra da Salvação. TODOS:Glória a vós, Senhor!
“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo.
ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA: Escutai nossa prece, Senhor!
1- Para que a Igreja esteja sempre aberta para acolher os que a buscam, rezemos: Escutai nossa prece, Senhor! 2- Para que procuremos ser fiéis à aliança que Deus firma conosco, rezemos:
3- Para que nosso agir se oriente para a busca incessante do bem, rezemos: Escutai nossa prece, Senhor! 4- Para que saibamos o que preservar e em que avançar na nossa prática religiosa, rezemos:
5- Para que os pais consigam discernir entre o que é bom e o que é prejudicial aos filhos, rezemos: Escutai nossa prece, Senhor!
LITURGIA EUCARÍSTICA
PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS: 1- A mesa santa, que preparamos, mãos que se elevam a Ti, Ó Senhor. O pão e o vinho, frutos da terra, duro trabalho, carinho e amor: Ô,ô,ô, recebe, Senhor! Ô,ô, recebe, Senhor!
2- Flores, espinhos, dor e alegria, pais, mães e filhos diante do altar. A nossa oferta, em nova festa, a nossa dor, vem, Senhor, transformar. Ô,ô,ô, recebe, Senhor! Ô,ô, recebe, Senhor!
3- A vida nova, nova família, que celebramos, aqui tem lugar. Tua bondade, vem, com fartura. É só saber, reunir, partilhar. Ô,ô,ô, recebe, Senhor! Ô,ô, recebe, Senhor!
4- E nós unidos, participamos da construção de um mundo melhor./ Com os dons colhidos, que apresentamos, bendito seja Deus Pai Criador! Ô,ô,ô, recebe, Senhor! Ô,ô, recebe, Senhor!
PADRE:Orai, irmãos e irmãs, para que este nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso. TODOS:Receba o Senhor, por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a Santa Igreja!
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS: PADRE: Inflamai os nossos corações, Deus de bondade, com o fogo do Espírito Santo, vós que concedestes a Santo Afonso Maria celebrar este mistério, oferecendo-se a si mesmo como vítima santa. Por Cristo, Nosso Senhor. TODOS:Amém!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA (II) - Prefácio dos Pastores) PADRE: O Senhor esteja convosco! TODOS:Ele está no meio de nós! PADRE: Corações ao alto! TODOS:O nosso coração está em Deus! PADRE: Demos graças ao Senhor, nosso Deus! TODOS:É nosso dever e nossa Salvação! PADRE: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e Salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, por Cristo, Senhor Nosso.
PADRE: Vós nos concedeis a alegria de celebrar a festa de Santo Afonso Maria e fortaleceis a vossa Igreja com o exemplo de sua vida, o ensinamento de sua pregação e o auxílio de suas preces. Enquanto a multidão dos anjos e dos Santos se alegra eternamente na vossa presença, nós nos associamos a seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:
S A N T O - Santo! Santo! Santo! Senhor Deus do universo! O Céu e a terra proclamam a vossa glória! Hosana nas alturas! - Bendito O que vem, em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : ( II ) PADRE: Na verdade, ó Pai, vós sois Santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. TODOS:Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
ANAMNESE: PADRE: Eis o Mistério da fé! TODOS:Salvador do mundo, salvai-nos, Vós, que nos libertastes pela Cruz e Ressurreição!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : ( II ) PADRE: Celebrando, pois, a memória da Morte e Ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o Pão da vida e o Cálice da Salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui em vossa presença e vos servir. TODOS:Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: ( II ) PADRE: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e do Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo. TODOS:Fazei de nós um só corpo e um só Espírito!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : ( II ) PADRE: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o Papa, N..., com o nosso Bispo, N... e todos os ministros do vosso povo. TODOS:Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : ( II ) PADRE: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós, na luz da vossa face. TODOS:Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA : ( II ) PADRE: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com os Santos Apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos, por Jesus Cristo, vosso Filho. TODOS:Concedei-nos o convívio dos eleitos!