390 likes | 598 Views
pDCs play off scratch. Gustavo Garcia Luiz Gustavo Gardinassi Thais Herrero. Modelo de desenvolvimento das células dendríticas. Função das células dendríticas. Subpopulações de Células Dendríticas. CD45 +. LC- células de Langerhans IDEC- células dendríticas epidermal inflamadas.
E N D
pDCs play off scratch Gustavo Garcia Luiz Gustavo Gardinassi Thais Herrero
LC- células de Langerhans IDEC- células dendríticas epidermal inflamadas. PDC- células dendríticas plasmocitóides CD123- cadeia alfa do receptor da IL-3
Importância da produção dos IFNs do tipo 1 Nature Reviews Immunology 8, 259-268 (April 2008)
pDC são população de células circulantes • Ausentes na pele normal, porém migram para pele inflamada • Expressam TLR7 e TLR9 • Produz grande quantidade de interferons tipo 1
Controle da infecção/lesão Autoimunidade
Objetivo: Avaliar o papel das células dendríticasplasmocitóides (pDCs) durante a lesão da pele e no processo de cicatrização
Derme Quantificação das células dérmicas Digestão com 1mg/ml de colagenase por 2h Lesão da pele normal induz infiltração e ativação das pDCs?
Lesão da pele normal induz infiltração e ativação das pDCs? Assim, lesões na pele induz uma infiltração rápida e robusta de pDCs paralela à infiltração por neutrófilos no local da lesão.
Análise da expressão gênica por Real-time PCR Pele total (0, 6, 24, 48 e 72h) Lesão da pele induz uma ativação de pDCs para produzir IFNs do tipo I? As pDCs são a principal fonte de IFN-α/β na lesão, enquanto as citocinas inflamatórias IL-6 e TNF são produzidas por outros tipos celulares que não as pDCs.
48hs 48hs 2 Acs (PDCA1 e mAb 927) ou IgG como controle antes da lesão Acs (anti-Ly6C) ou IgG como controle antes da lesão 24hs 24hs Lesão da pele induz uma ativação de pDCs para produzir IFNs do tipo I? 24h Demonstrando que a pele danificada induz uma rápida infiltração e ativação de pDCs.
MyD88 -/- Análise da expressão gênica por Real-time PCR Pele total (24h) Lesão IRS 954 (0, 1, 10 ou 100μg) Análise da expressão gênica por real-time PCR Pele total (24h) Lesão Os TLRs estariam envolvidos na ativação pDCs e produção de INF-α/β?
pDCs do baço • DNA • CRAMP • CRAMP+DNA • scCRAMP+DNA • scCRAMP Overnight Análise da expressão de catelecidina (CRAMP) por Real-time PCR Pele total (0, 6, 24, 48 e 72h) As catelicidinas são induzidas neste modelo de injúria de pele? ELISA Sugere-se um potencial papel das catelicidinas na quebra da tolerância inata para ácidos nucléicos próprios.
As catelicidinas estariam também envolvidas com a quebra da tolerância inata contra ácidos nucléicos in vivo? • FACs • Real-time PCR CRAMP scCRAMP Salina Pele total (0, 24 e 48h) Sim, CRAMP é suficiente para quebrar a tolerância inata e induzir a ativação de pDCs e produção de IFNs na pele in vivo.
As catelicidinas são necessárias para a ativação das pDCs na pele danificada? CRAMP -/- Análise da expressão gênica por Real-time PCR Com ou sem lesão Pele total (24h) Assim, as cetelicidinas são suficientes, mas não necessárias para a quebra da tolerância inata a ácidos nucléicos e induz a produção de IFN-α/β pelas pDCs na pele danificada.
2 Acs (PDCA1 e mAb 927) ou IgG como controle antes da lesão Estes resultados demonstram que as pDCs infiltrantes, desenvolvem um papel importante na indução da resposta imune inflamatória na pele danificada, e em particular a indução de IL-6 e citocinas Th17 As pDCs induzem uma resposta inflamatória na pele danificada? Citocinas inflamatórias por Real-time PCR Com ou sem lesão Pele total (24h)
As pDCs teriam um papel na reepitelização da pele danificada? Análise da expressão de Keratina 6 (K6) Pele com lesão Imunofluorescência Estes resultados indicam que a infiltração das pDCs na pele danificada desenvolvem um papel importante na pele danificada promovendo uma rápida reepitelização da lesão.
IFNAR -/- Qual seria o papel dos IFN-α/β neste processo? Quantificação da Keratina 6 (K6) e análise da expressão das citocinas inflamatórias por Real-time PCR Pele com lesão Estes resultados sugerem que a capacidade das pDCs dispararem uma rápida resposta inflamatória e promoverem o reparo do tecido esta relacionado a ativação dos TLR mediada por ácidos nucléicos e produção de IFN-α/β.
E na pele humana? As pDCs apresentam a mesma capacidade? 7 voluntários Imunoistoquímica para BDCA2 (marcador específico de pDCs humana) e Real-time PCR Biópsias antes e 24h depois da lesão • Fita adesiva Sim, similar aos resultados obtido no modelo murino, as pDCs foram ativadas e produziram IFN-α na pele danificada.
E na pele humana? As pDCs apresentam a mesma capacidade? 7 voluntários Imunoistoquímica para BDCA2 (marcador específico de pDCs humana) Biópsias antes e 24h depois da lesão • Lauril sulfato de sódio (SLS) Assim como no modelo de lesão mecânica, o modelo de lesão química induziu uma rápida infiltração de pDCs e uma significante indução da expressão de mRNA de IFN-α na pele danificada.
Conclusão Controle da infecção/reparo tecidual
Objetivo: Investigar o papel das pDCsnainflamçãodapele de indivíduossuscetíveis a doençaautoimune
Lesão da pele normal induz infiltração e ativação das pDCs e Neutrófilos? Linhagem 129 24h Tape stripping Citometria de fluxo
Lesão da pele normal induz infiltração e ativação das pDCs e Neutrófilos? Linhagem 129 24h Tape stripping Imunomarcação Após a inflamção, pDCs e neutrófilosinfiltram-se napele, ondepDCsproduzem IFN- e neutrófilosproduzem NETs.
Os IFN tipo I atuamnaindução de genes pró-inflamatóriosnapelelesionada? INFAR-/- ou WT 24h Naive/Tape stripping Real Time PCR
A indução de genes pró-inflamatóriosnapelelesionadaenvolve a sinalização via TLR? MyD88-/- ou WT 24h Naive/Tape stripping Real Time PCR O requerimento de MyD88 naindução de genes pró-inflamatóriosdemonstra um importantepapeldasinalização via TLR.
Os TLR7 e TLR9 estãoenvolvidosnaindução de genes pró-inflamatóriosnapelelesionada? IRS 954 24h Naive/Tape stripping Real Time PCR Sim, a sinalização via TLR 7 e TLR 9 é necessáriaparamudançasnaexpressão de genes pró-inflamatóriosnapeledanificada.
pDC e Neutrófilossãonecessáriospara a indução de genes pró-inflamatóriosnapelelesionada? 24h Anti-120G8 Anti-GR1-Ly-6G WT Naive/Tape stripping Real Time PCR pDC e Neutrófilossãorequeridospara a indução de genes pró-inflamatórios, porémpromovemrespostasinflamatóriasdiferentes.
Quais as característicasdarespostainflamatória de (NZBXNZW)F1napelelesionada? 1, 4, 20d (NZBxNZW)F1 C57/BL6 129 Real Time PCR Quant. Lesão aberta Histologia Tape stripping
Quais as característicasdarespostainflamatória de (NZBXNZW)F1napelelesionada? Após a inflamação, (NZBXNZW)F1 desenvolvemlesõescrônicasnapele, semelhantes a lesõesobservadasem CLE de humanos.
pDCs e a sinalização via TLR7 e TLR9 sãorequeridasparainiciar e manterlesõescutâneas? (NZBxNZW)F1 15-23d Quant. Lesão aberta Anti-120G8 ou IRS 954 Tape stripping
pDCs e a sinalização via TLR7 e TLR9 sãorequeridasparainiciar e manterlesõescutâneas? (NZBxNZW)F1 4d 15-23d Quant. Lesão aberta Histologia IRS 954 Tape stripping As pDCs e a sinalização via TLR7 e TLR9 sãorequeridas, pois a depleção de pDC e a inibição dos receptorestanto antes, quantodurante a inflamação, resultamemumamelhoradacicatrização.
Conclusão ? Controle da infecção/reparo tecidual Autoimunidade Exacerbação da lesão Doença