1 / 11

A crise de 1929

A crise de 1929. Durante a Primeira Guerra Mundial, os EUA viveram um grande desenvolvimento industrial. A produção foi ainda mais acelerada para abastecer a Europa, envolvida no conflito. De uma forma ou de outra , todos vendiam ou compravam dos EUA .

ajay
Download Presentation

A crise de 1929

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Acrise de 1929

  2. Durante a Primeira Guerra Mundial, os EUA viveram um grande desenvolvimento industrial. A produção foi ainda mais acelerada para abastecer a Europa, envolvida no conflito. De uma forma ou de outra, todos vendiam ou compravam dos EUA. O crescimento econômico norte-americano durante a guerra fora extraordinário, assumindo a liderança econômica mundial.

  3. Por volta de 1920, manifestou-se uma breve crise de superprodução. Após a guerra, os países europeus estavam se reconstruindo e diminuíram consideravelmente o seu consumo.

  4. A forma encontrada para que a superprodução não paralisasse o progresso econômico americano foi a seguinte: • no plano interno, estimulou-se o aumento do consumo de mercadorias de vendas a prazo. • o crédito permitiria a aquisição de produtos em quantidade. • A indústria poderia continuar no mesmo ritmo e os produtos agrícolas continuariam a ser produzidos em excesso e estocados por financiamento bancário. • no plano exterior, os investimentos norte-americanos na Europa, arrasada pela guerra, estimulavam as importações de seus produtos.

  5. Tal processo consistiu, assim, em outra válvula de escape para o excesso de produção. Havia a impressão de que nenhuma crise abalaria o progresso econômico dos Estados Unidos, que passaram a viver da euforia do “americanwayoflife”. Por essa razão, o movimento financeiro da Bolsa de Nova York passou a ser uma espécie de termômetro, capaz de registrar a situação econômica mundial.

  6. O otimismo do minava todas as camadas sociais. Subitamente, uma crise abateu-se sobre a economia, alastrando-se rapidamente por todo o mundo liga do à economia americana. A diminuição rápida do valor das ações na Bolsa de Nova York, em outubro de 1929, afetou todas as atividades econômicas americanas. Desempregados norte-americanos em frente à Bolsa de Valores.

  7. O crack na Bolsa repercutiu sobre todo o mundo capitalista. A prosperidade americana tinha passado, iniciando-se um período de tropeços econômicos.

  8. Quebra da Bolsa de Nova York: de 1920 a 1929, os americanos compraram ações de diversas empresas. De repente o valor das ações começaram a cair. Os investidores quiseram vender as ações, mas ninguém queria comprar. Esse quadro desastroso culminou na famosa “Quinta-Feira Negra” (24/10/1929 – dia que a Bolsa sofreu a maior baixa da história). A quebra da bolsa trouxe medo, desemprego e falência. Milionários descobriram, de uma hora para outra, que não tinham mais nada e por causa disso alguns se suicidaram. O número de mendigos aumentou.

  9. Em 1930, a crise se agravou. Em 1933, Roosevelt foi eleito presidente dos EUA e elaborou um plano chamado New Deal. O Estado passou a vigiar o mercado, disciplinando os empresários, corrigindo os investimentos arriscados e fiscalizando as especulações nas bolsas de valores.

  10. Soluções para a crise • Política econômica: pleno emprego, estabilidade de preços, crescimento econômico e equilíbrio na balança de pagamentos BETTMANN/CORBIS/LATINSTOCK Distribuição de alimentosem Nova York, 1931

  11. O New Deal Novo acordo ou nova transação: programa de recuperação econômica proposto pelo governo do presidente Roosevelt, nos Estados Unidos, entre 1933 e 1945 Baseado nas ideiasdo economistaJohn Maynard Keynes Na foto, o cotidiano de uma mãe faminta com os filhos em Nipomo, Califórnia, em 1936

More Related