742 likes | 1.73k Views
Uma história sobre a essência da lideran ça. O Monge e o Executivo:.
E N D
Uma história sobre a essência da liderança O Monge e o Executivo:
Uma história sobre a essência da liderança: ideias principais“As ideias que defendo não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, roubei-as de Chesterfield, furtei-as de Jesus. E se você não gostar das ideias deles, quais seriam as ideias que você usaria?” DaleCarnegie
Ouviré uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher desenvolver.
Sempre que uma ou mais pessoas se reúnem com um propósito, há uma oportunidade de exercer a liderança.
Exercer influência sobre os outros, que é a verdadeira liderança, está disponível a todos, mas requer uma enorme doação pessoal.
Liderançaé a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
PODER:é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
AUTORIDADE: é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.
Há vezes em que se deve exercer o poder. Seja para colocar limites em nossa casa ou para demitir um empregado. Sempre que precisamos recorrer ao poder é porque nossa autoridade foi quebrada.
As qualidades de pessoas que têm autoridade reconhecida pelos demais a são: honestidade, bom exemplo, cuidado, compromisso, bom ouvinte, capacidade de conquistar a confiança das pessoas, tratamento respeitoso com as pessoas, capacidade para encorajar as pessoas, atitude positiva e entusiástica e gostar das pessoas.
Liderança é executar a tarefa enquanto se constroem os relacionamentos
Arte de ouvir.Quando você interrompe as pessoas no meio de uma frase, está enviando mensagens negativas/desrespeitosas:
1-Se você me interrompeu, é porque não estava prestando muita atenção ao que eu dizia, já que sua cabeça estava ocupada com a resposta.2- Se você se recusa a me ouvir, não está valorizando minha opinião. 3- Você deve acreditar que o que tem a dizer é muito mais importante do que o que eu tenho a dizer. E os sentimentos devem se expressar através das ações.
Velho Paradigma PapaGeneral Cardeais Coronéis Bispos Capitães e Tenentes Padres Sargentos Leigos e Leigasengajados Soldados (Tropas) Povo Inimigo
Povo Inimigo Leigos e Leigasengajados Soldados (Tropas) PapaGeneral Padres Sargentos Bispos Capitães e Tenentes Cardeais Coronéis Novo Paradigma
Hierarquia das necessidadeshumanas de Maslow Autorrealização Autoestima Pertencimento e Amor Segurança e Proteção Comida, água e moradia
“Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir.” Jesus Cristo.
“Nem sempre posso controlar o que sinto a respeito de outra pessoa, mas posso controlar como me comporto em relação a outras pessoas”.
Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos CorintiosCapítulo 13, 1-7
Para ser um líder servidor, essas qualidades são necessárias e podem ser adquiridas com dedicação e vontade própria.
3 - Humildade:ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância.
4 – Respeito: tratar as pessoas como se fossem importantes.
5 – Generosidade:satisfazer as necessidades dos outros, mesmo que isso implique sacrificar suas próprias necessidades e vontades.
O líder deve estar preocupado em criar um ambiente saudável para as pessoas crescerem e terem sucesso.“Todos estão sempre observando o que o líder faz”.“Tudo o que o líder faz envia uma mensagem”.
O líder pode fornecer todas as condições para as pessoas mudarem, mas são as pessoas que devem fazer as próprias escolhas.
As qualidades construtoras de caráter: paciência, habilidade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade, compromisso. São os hábitos que precisamos desenvolver e amadurecer para nos tornar líderes de sucesso.
“Amar aos outros, doar-nos e liderar com autoridade nos forçam a quebrar nosso muros de egoísmo e ir ao encontro das pessoas. Quando negamos as nossas próprias necessidades e vontades e nos doamos aos outros, crescemos. Tornamo-nos menos autocentrados e mais conscientes dos outros. A alegria é uma conseqüência dessa doação”.
“Uma jornada de duzentos quilômetros começa com um simples passo.” (Provérbio chinês)
Os métodos de administração de Jesus. Bob BrinerEditora Nexo