460 likes | 615 Views
Por que classificar as substâncias ?. A existência de grande quantidade de substâncias diferentes (naturais ou artificiais) torna muito difícil o estudo individualizado das mesmas. É necessário , portanto , agrupá-las. Adotando critérios de classificação.
E N D
Porqueclassificar as substâncias? A existência de grande quantidade de substâncias diferentes (naturais ou artificiais) torna muito difícil o estudo individualizado das mesmas.
Adotandocritérios de classificação Para distinguirgrupos de substâncias ,várioscritériospodem ser adotados. Porexemplo, entre outros, ...
Utilizandoindicadores Um critériomuitousadopelaQuímica e bastanteútil no laboratório, é o comportamento das substâncias a seremagrupadasnapresença de indicadores.
O quesãoindicadores? Indicadoressãosubstânciascapazes de mudar de corconforme o meio, oumelhor, conforme as substânciaspresentesnessemeio.
Indicadoresnanatureza Um casobastanteinteressante, e queilustrabem o queestamosfalando, é a corapresentadaporflores de hortênsia, conforme o tipo de solo (ácidooualcalino).
Indicadoresnanatureza As hortências, emmeioácidosãolilasesouazuis; emmeioalcalinooubásico, brancasourosas.
Acidez do solo O que é um solo ácidopara a Química? E alcalinooubásico? Há solos quenãosãoácidosnembásicos?
Acidez do solo Aodizer solo ácido, solo básico, ounenhumnemoutro, estamosclassificando (agrupando) os solos.
Acidez do solo As diferenças entre elessãodevidasàsdiferentessubstânciaspresentes. Essassubstânciaspodem ser indicadaspelamudanças de cor de suassoluções.
A Químicaimita a natureza A Química se aproveitadessaidéiaparaclassificarsubstânciasemlaboratório, quandoemsoluçõesespecialmenteaquosas.
A Químicaimita a natureza Seusindicadoressãomuitos e especiais, mas se baseiamtambémemmudanças de cor. Vejacomoficam as cores de algunsindicadores.
INDICADOR ÁCIDO NEUTRO BÁSICO Fenolftaleína incolor incolor magenta Amora* vermelho rosa verde Repolho** vermelho roxo verde metilorange vermelho laranja laranja Algunsexemplos de indicadoresácido-base *suco das frutas **água de repolhoroxo
Tornassol Fotografia de indicadorescomuns de laboratóriosendousados: fenolftaleína, indicador universal, papeltornassol (azul e vermelho). metilorange fenolftaleína
Fotografia de indicadorrepolhoroxo: daesquerdapara a direita, ácido – neutro – alcalino.
Indicadores no laboratório Utilizandoindicadorescitados, um aluno de Químicarealizou testes, visando a classificação de substânciascotidianasemácidas, neutras e alcalinasoubásicas.
vinagreáguasalmouraamoníaco 1.º teste: com papeltornassolvermelho Os dados foramanotadosnumatabela, comoveremos a seguir.
vinagreáguasalmouraamoníaco 2.º teste: com papeltornassolazul Os dados foramanotadosnumatabela, comoveremos a seguir.
vinagreáguasalmouraamoníaco 3.º teste: com fenolftaleína Os dados foramanotadosnumatabela, comoveremos a seguir.
vinagre água salmoura amoníaco 4.º teste: com metilorange Os dados foram anotados numa tabela, como veremos a seguir.
Teste Substância 1.º 2.º 3.º 4.º vinagre vermelho azul incolor vermelho água vermelho azul incolor laranja salmoura vermelho azul incolor laranja amoníaco azul vermelho magenta laranja Dados coletadospeloaluno 1.º teste: pedaço de papeltornassolvermelho 2.º teste: pedaço de papeltornassolazul 3.º teste: duasgotasfenolftaleína 4.º teste: duasgotasmetilorange
Analisandoos dados podemosinferir: 1. O primeirotesteindica-nosquehápelomenosdoisgrupos de substâncias(duas cores sãoobservadas); 2. O segundotesteconfirmaquerealmentehádoisgrupos, masporexclusão, apontapara um teceirogrupo;
Analisandoos dados podemosinferir: 3. O terceirotesteconfirma-nosquehá um terceirogrupo de substâncias (umacor de diferenciação). Note queágua e salmouranãomudam de cor; 4. O quarto testeconfirmatambémqueágua e salmouraconstituem um grupo.
Portanto, hátrêsgrupos. Cadagrupopode ser classificadocomo. . .
1. SOLUÇÕES ÁCIDAS OU SIMPLESMENTE ÁCIDOS 2. SOLUÇÕES BÁSICAS OU SIMPLESMENTE BASES 3. SOLUÇÕES NEUTRAS OU SIMPLESMENTE NEUTROS * OU ALCALINAS
Cada um dessesgrupos de substâncias-soluçõescostuma ser denominado FunçãoQuímicaInorgânica
Presença no cotidiano Os ácidosestãomuitopresentesemnossocotidiano . . . Ácido de bateria (ácidosulfúrico), ácidocítrico, ácidofosfórico, ácidomalêico . . .
Presença no cotidiano As bases também . . . Hidróxido de sódio.
Outros exemplos de bases . . . Hidróxido de cálcio, hidróxido de amônio, hidróxido de magnésio
Exemplos de substânciasneutras . . . Água e cloreto de sódio.
Medindo a acidez É possívelmedir a acidezou a alcalinidade de umasolução? A resposta é sim.
Medindo a acidez Utiliza-se paraissouma escala de pH, idealizadapelodinamarquêsSörensen. Sörensen, 1868 - 1939
Porenquantobasta-nossaberqueessaescalapodevariar de zero a catorze e que : - quantomaisperto de zero, maisácido. - maisperto de catorze, básico. - nasituaçãointermediáriaousete, neutro.
A escala de pOH A alcalinidadetambémpode ser medidanumaescala de pOH. Os princípios de mediçãosãoosmesmosdamedida de pH. Por costume opta-se pelaescala de pH.
Instrumentos de medida de pH Para medir pH podemosutilizaraparelhosdenominados “peagâmetros” quenosdãobastanteprecisãonasmedidas.
Instrumentos de medida de pH No laboratório, porém, é muitocomum a utilização dos chamadosindicadores (geralmenteumamistura deles), quemudam de coremvaloresbemdefinidos.
Fotografia de um “peagâmetro”. Seufuncionamento se baseianacondutividadeelétrica das soluções.
Exemplos de indicadores com suasmudanças de corou “viragem”.
Umafita de papelimpregnada de um mistura de indicadoreschamadapapelindicador universal, poroutrolado, permite-nosfazerumaestimativabemmelhor do pH de umasolução.
Concluindo Quandodefinimos a acidez, neutralidadeou a alcalinidade de soluções de maneiraprática, comofoi a presenteabordagem, dizemosque se trata de definiçãooperacionalparaácido, base, neutro.