1 / 12

Simetrias

0. Simetrias. Falar de simetrias é falar sobre simetrias de figuras. Analisar a simetria de uma figura é averiguar se existe alguma isometria que a transforma nela própria, isto é, se há isometrias que a deixam invariante.

aloha
Download Presentation

Simetrias

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 0 Simetrias Falar de simetrias é falar sobre simetrias de figuras ... Analisar a simetria de uma figura é averiguar se existe alguma isometria que a transforma nela própria, isto é, se há isometrias que a deixam invariante. Portanto, a simetria de uma figura é uma particularidade dessa figura. Não fará sentido questionar se as duas borboletas são simétricas.... Mas podemos perguntar se a figura, neste caso uma borboleta, tem simetria. Existe uma simetria para cada um dos quatro tipos de isometrias já abordados: • Simetria de reflexão (ou simetria axial) • Simetria de translação • Simetria de Rotação (ou simetria rotacional) • Simetria de reflexão deslizante

  2. 0 Simetria de Reflexão SIMETRIAS DE REFLEXÃO Uma figura tem simetria de reflexão quando essa figura coincide com a sua imagem por uma reflexão. Como reconhecer se existe uma simetria de reflexão? Por exemplo, • Dobrar a figura de tal modo que as duas partes obtidas se sobreponham exatamente; • Colocar um espelho sobre a figura de modo a que a junção da parte refletida com a parte não refletida coincida exatamente com a figura.

  3. 0 Simetria de Reflexão Mais exemplos de simetrias de reflexão

  4. 0 Simetria de Rotação SIMETRIAS DE ROTAÇÃO Uma figura tem uma simetria de rotação se existir uma rotação de ângulo com amplitude maior que 0º e menor que 360º que deixe a figura invariante. Como reconhecer se existe uma simetria rotacional? Tentar girar a figura em torno de um ponto fixo, de modo que a imagem resultante, através da rotação, coincida com a figura original. A figura tem 4 simetrias de rotação de centro em O de amplitudes, 90º, 180º, 270º e 360º

  5. 0 Simetria de Rotação Mais exemplos de simetrias de Rotação

  6. 0 Simetria de Translação SIMETRIAS DE TRANSLAÇÃO Uma figura tem uma simetria de Translação de vetor se o transformado da figura pela translação associado ao vetor é a própria figura. Como reconhecer se existe uma simetria de translação? Tentar movimentar a figura segundo uma determinada distância e uma determinada direção, de acordo com o vetor associado, de tal modo que o seu transformado coincide com a própria figura.

  7. 0 Simetria de Translação Mais exemplos de simetrias de Translação

  8. 0 Simetria de Reflexão Deslizante SIMETRIAS DE REFLEXÃO DESLIZANTE Uma figura tem uma simetria de reflexão deslizante se o transformado da figura por uma dada reflexão deslizante é a própria figura.

  9. 0 Simetria de Reflexão Deslizante Mais exemplos de simetrias de Reflexão Deslizante

  10. 0 Rosáceas, Frisos e Padrões

  11. 0 Rosáceas, Frisos e Padrões

  12. 0 Rosáceas, Frisos e Padrões

More Related