130 likes | 354 Views
Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina: 3211 - Pesquisa em Ciência da Informação -2006 Prof. Ursula Blattmann. Paloma Zimmer - palomazimmer@yahoo.com.br Paula Sanhudo Silva - paulasanhudos@yahoo.com.br
E N D
Universidade Federal de Santa CatarinaPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoDisciplina: 3211 - Pesquisa em Ciência da Informação -2006 Prof. Ursula Blattmann Paloma Zimmer - palomazimmer@yahoo.com.brPaula Sanhudo Silva - paulasanhudos@yahoo.com.br Sulamita M.S.Morini - buanna@cwb.matrix.com.br
FLUXO DA INFORMAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
Se conheces bem a si mesmo tanto quanto ao inimigo não temas a batalha; Já se conheces a si mesmo, mas não conheces o inimigo para cada vitória terá uma derrota; agora se não conheces a si mesmo nem ao inimigo foges do campo de batalha pois não terás a mínima chance. ( A Arte da Guerra, Sun Tzu)
Informação é conhecimento. (LE COADIC, 1996) • Informação é a matéria prima da qual se extrai o conhecimento, ou seja, não existe conhecimento sem informação. (McGARRY, 1999)
Conhecimento é a afirmação mais valiosa e, consequentemente, mais difícil de gerenciar. É valiosa precisamente porque alguém deu a informação um contexto, um significado, uma interpretação; alguém refletiu sobre o conhecimento, acrescentou a ele sua própria sabedoria, considerou suas implicações mais amplas. Em suma, a informação propicia o conhecimento necessário para a evolução. (DAVENPORT, 1998)
A busca de informação é processo pelo qual o indivíduo procura obter informações com um propósito, definido, de modo de mudar o seu nível de conhecimento. (CHOO, 2003)
Documento Comunicação DOCUMENTAÇÃO C Seleção Geração de informação Processamento da informação DIFUSÃO (Disseminação) Saída Produtos/ Serviços de Informação A Armazenamento e Recuperação Memória Uso Receptor Assimilação B Retroalimentação Fluxo Tradicional da Informação(BARRETO, 1998)
CRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO Fatos, idéias e Imagens se Transmutam da mente do autor para Uma inscrição de informação REALIDADE Assimilação apropriada da Informação pelo indivíduo I K SISTEMA DE ARMAZENAMENTO, RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO SELEÇÃO, ENTRADA, CLASSIFICAÇÃO, ARMAZENAMENTO, RECUPERAÇÃO E USO Fluxo Interno e Fluxo Externo da Informação(BARRETO, 2002)
Produtos/serviços de informação Distribuição de informação Modelo Processual de Administração da informação (CHOO, 2003) Organização e armazenamento de informação Necessidade de Informação Uso da Informação Comportamento adaptativo Aquisição de Informação
ADMINISTRAÇÃO • Dixon (2000) – para o surgimento do conhecimento, para algumas organizações, é necessário apenas uma base de dados contendo muitas informações. • Planejamento (missão, metas e objetivos) • Organização (definir, determinar, delegar) • Controle (padrões, informações, ação corretiva)
Organização do Fluxo da Informação Fluxo de informação Usuários/clientes Tratamento da informação Armazenamento U.I. Receber e captar informação Seleção e avaliação Recuperação e Disseminação Legenda: U.I. Unidade de Informação
Referências BARRETO, A. de A. as tecnologias do saber: redes interligando o conhecimento. DataGramaZero, v. 6, n. 6, dez. 2005. Disponível em: http://www.dgzero.org/dez05/Art_01.htm . Acesso em: 10 maio 2006. CHOO,Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac, 2003.
GIBSON, J. L.; IVANCEVICH, J. M.; DONNELLY JÚNIOR, J. H. Organizações: comportamento, estrutura, processos. São Paulo: Atlas, 1981. REZENDE, Y. Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 1, p. 75-83, jan./abr. 2002. ROBREDO, J. Organização dos documentos ou organização da informação: uma questão de escolha. DataGramaZero, v. 5, n. 1, fev. 2004. Disponível em: http://www.dgz.org.br/fev04/Art_05.htm . Acesso em: 10 maio 2006.