190 likes | 332 Views
Q ue a Roda ancestral de energias em cada orixas e contida nas comunidades de Terreiro reforce o nosso sentido de territorialidade e coletividade ,e os Ytãns (histórias) orikis (cantigas) dos nossos, Orixas , Ynkices , Voduns alicercem a nossa epistemologia negra.
E N D
Que a Roda ancestral de energias em cada orixas e contida nas comunidades de Terreiro reforce o nosso sentido de territorialidade e coletividade ,e os Ytãns(histórias) orikis (cantigas) dos nossos,Orixas, Ynkices , Voduns alicercem a nossa epistemologia negra.
Que Exu, Orixá que tem a função mítica de mensageiro; promotor da dialética entre mulheres e homens no AYÉ e ORUN, valoriza ás junções dos saberes POPULAR e CIENTÍCO, promova as mudanças necessárias na caminhada negra em busca de uma nova intervenção nas favelas.becos e vielas e comunidade, principal entrecruzamento de abandono social que precisam de direcionamento políticos e diálogos constantes, bem como aberturas para o auto-desenvolvimento.
Que Ogum, a divindade que brande a espada e forja o ferro, transformando-o no instrumento de luta e constrói caminhos de vitória; por extensão o Orixá que cuida dos conhecimentos práticos, sendo o patrono da tecnologia, das novas descobertas e direcionamento para novas idéias abrindo as estradas para a nossa transformação.
Xangô,representante da Justiça, da administração, do poder e representa a autoridade constituída no poder judiciário, nos auxilia na luta para a aprovação de leis contra todas as formas de intolerância contra o patrimônio material e imaterial das populações negras Dispersas pela ignorância Ocidental
Que Iansã, autêntica guerreira, promotora das idéias cooperativista e socialista, do comércio justo e consumo ético, brande sua espada e sopre seus ventos para espalhar e socializar ás folhas de idéias para construir a autonomia e a cooperação justa entre o povo negro .
Oxossi orixá que trouxe a reflexão sobre o cuidado ao meio Ambiente e proteção da cadeia da vida (Fauna flora) da fartura e garantindo a segurança alimentar , caçador das ilusões e desejos , nós permite realizar , nossos sonhos e ideários , na busca de um devir negro.
Osanhê; cientista que descobriu o segredo das curas pelas plantas e a fitorepia, nos garanta sempre a saúde e a essência da vida para termos força para realizarmos nossas ações e busca de novos conhecimentos científico nas curas das doenças étnicas que assolam o povo negro.
Logum- Edé o ser que contém e está contido, representa a dualidade dos seres e pensamento e expressões, ajude nossa juventude negra expressar seus desejos e ações políticas através das cultura e da música como elementos de agregação e comunhão
OBÁ da psicologia e poder da analise, da escuta sensível e sistêmica, desconstrói os métodos formais de entender o outro e garanta ao para o povo negro espaço de escuta e dialogo no ano continuam
Oxumaré orixá da roda e ciclicidade , onde predomina reformulação dos parâmetros centralizador sobretudo no ato de educar e construir o outro, permita em 2011 a implementação das leis pautadas pelo povo Negro.
Que Omolu/Obaluaê/Xapanã, Senhor da terra. Medico da integralidade do corpo humano, fertilize nosso solo de saúde para que curamos a doença física e social ,trazendo o valor da terra negra, como mantenedora da vida socioeconômica das comunidades rurais e urbanas ,
Que Nossa Mãe Oxum, senhora que alicerçou as discussões de respeito as mulheres e discutiu o ideário de igualdade de gênero nos traga igualdade de oportunidade para as mulheres negras seja Ano Novo o amor, o prazer sexual, a sensualidade em si... A Vida!
Que Nanã, figura feminina que gera a vida traga para o nosso universo real, o respeito ás diferenças e os nossos mais SABEDORE,S OS MAIS VELHOS, par completo, pai e mãe unificados em todos os aspectos sociais, onde ás famílias negras e as famílias de terreiros sejam respeitadas nas suas diferenças;
Que as brincadeiras socio-educativas e coletivas dos Êres e Ybejis, que deram suporte para as metodologias e pedagogias atuais , tragam para as discussões , as diversidades cotidianas silenciadas nos contos infantis e livros didáticos em 2011.
Que Iemanjá, Rainha do Mar, mentora da globalização de idéias e ações , com a junção de todos os oceanos com sua força e determinação, assim como o sentido da amizade e do companheirismo traz no seu arquétipo,o poder de ligação e mudanças, como também o retorno ao umbigo da coletividade , pois atende o princípio cíclico da democracia ,autonomia e transformação
OSAGUIAN- Representa as diferentes etapas da evolução humana e do conhecimento , carrega o mundo nas suas diferentes dimensões, entre os diferentes estágios evolutivo da vida, crianças, jovens e adultos como processo natural da existência .
Que Oxalá, que acopla toas as fazes da evolução, mostre que a vivência, sabedoria, conhecimento e experiência, reforça a continuidade da existência negra.
Que a direção sócio política, ecológica,coletiva,participativa,dialogal, econômica,interativa,diversidade , territorial,que está contida na posição filosófica negra ( histórias, cantigas e na recriação de vida) pós dispersão pelos nossos Ancestrais: Orixás, Inkices, Voduns, Seja sempre o caminho para nossa resistência enquanto Povo Negroguie-nos também no Ano Novo nos caminhos das mudanças e transformações de Mulheres ,homens jovens e sabedores.
Mensagens que estão descritas no meu projeto de Mestrado;Tema Um projeto de Africanidade contida nos Ytãs e cantigas e contos orais dos nossoas ancestrais Orixas,Ynkices e Vuduns,para recriação de uma Episteme Negra. Feliz Ano de continuidade e um 2011 de muito Asé. !Sônia Ribeiro