320 likes | 633 Views
AUTO DA BARCA DO INFERNO. RIDENDO CASTIGAT MORES RINDO SE CASTIGAM OS COSTUMES. GIL VICENTE, CONSIDERADO O CRIADOR DO TEATRO PORTUGUÊS É UM DOS MAIORES GÊNIOS DA DRAMATURGIA MUNDIAL, APRESENTA NESSA PEÇA UM PAINEL CRÍTICO DA SOCIEDADE E SUA ÉPOCA. DUAS BARCAS
E N D
AUTO DA BARCA DO INFERNO
RIDENDO CASTIGAT MORES RINDO SE CASTIGAM OS COSTUMES
GIL VICENTE, CONSIDERADO O CRIADOR DO TEATRO PORTUGUÊS É UM DOS MAIORES GÊNIOS DA DRAMATURGIA MUNDIAL, APRESENTA NESSA PEÇA UM PAINEL CRÍTICO DA SOCIEDADE E SUA ÉPOCA.
DUAS BARCAS UMA CHEFIADA POR UM ANJO A OUTRA CHEFIADA PELO DIABO E SEU COMPANHEIRO. OS PERSONAGENS SE APRESENTAM COMO SE FOSSE UM DESFILE. CADA UM ENFRENTARÁ O SEU DESTINO.
PERSONAGENS: TIPOS SOCIAIS. SEM CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS PARTICULARES. DETERMINA O COMPORTAMENTO DE SETORES DA SOCIEDADE DA ÉPOCA. POR ISSO, PERSONAGENS ALEGÓRICOS.
TEATRO CENOGRÁFICO EMPREGO DOS MOMOS
PERSONAGENS ANJO – ARRAIS – NAVEGANTE DA BARCA CELESTE DIABO E SEU COMPANHEIRO –BARCA INFERNAL FIDALGO – NOBRES OCIOSOS DE PORTUGAL ONZENEIRO – SIMBOLIZA O PECADO DA USURA
PARVO – POVO PORTUGUÊS, RUDE, IGNORANTE, BOM. FRADE – MAUS SACERDOTES. BRÍSIDA VAZ – CAFETINA, FEITICEIRA. JUDEU – INFIÉIS, ALHEIOS À FÉ CRISTÃ.
CORREGEDOR E PROCURADOR: ENCARNAM A BUROCRACIA JURÍDICA. ENFORCADO: SÍMBOLO DA FALTA DE FÉ, PERDIÇÃO. QUATRO CAVALEIROS: REPRESENTAM AS CRUZADAS CONTRA OS MOUROS, FÉ CATÓLICA.
TRIPLO MOVIMENTO DA MAIORIA DAS PERSONAGENS: BARCA DO INFERNO BARCA CELESTIAL BARCA DO INFERNO
O PRIMEIRO – FIDALGO “QUEM REZE SEMPRE POR TI?... HI-HI-HI-HI-HI-HI!... E TU VIVESTE AO TEU PRAZER, CUIDANDO CÁ GUARECER (ENCONTRAR ABRIGO, SALVAÇÃO) PORQUE REZAM LÁ POR TI? EMBARCA!, OU EMBARCAI!, (FINAL) MANDAI METER A CADEIRA QUE ASSIMPASSOU VOSSO PAI”.
ONZENEIRO (AGIOTA) TRAZ CONSIGO UMA BOLSA, SÍMBOLO DE SUA GANÂNCIA. PARVO – POVO PORTUGUÊS – CHULO - INOCENTE
“FURTA CEBOLAS! HIU!HIU! EXCOMUNGADO DAS IGREJAS! BURRELA, CORNUDO SEJAS! TOMA O PÃO QUE TE CAIU, A MULHER QUE TE FUGIU PERA ILHA DA MADEIRA! RATINHO DA GIESTEIRA, O DEMO QUE TE PARIU!”
DEPOIS DO PARVO SEGUE O SAPATEIRO. LEVA FERRAMENTAS, SÍMBOLO DE SEU OFÍCIO E DE SUA MANEIRA DE GANHAR DINHEIRO DA NECESSIDADE ALHEIA. POR CONFESSAR OS PECADOS, CRÊ NA SALVAÇÃO. CONDENADO POR HIPOCRISIA, UMA VEZ QUE EXPLORAVA SEUS CLIENTES.
O FRADE: SE APRESENTA COM SUA AMANTE (FLORENÇA) UMA DAS PERSONAGENS MAIS RIDICULARIZADAS DA PEÇA, PELO DIABO E PELO PARVO. BRÍSIDA VAZ (ALCOVITEIRA) APETRECHOS: HÍMENS POSTIÇOS, PEÇAS DE ENCANTAR OS HOMENS, ARTIGOS DE FEITIÇARIA, CHAMA O ANJO DE BARQUEIRO, MANO, MEUS OLHOS.
O JUDEU: APARECE COM UM BODE, POR NÃO SER CRISTÃO, NÃO COMPREENDE O QUE ESTÁ ACONTECENDO, INICIALMENTE, AMBOS OS BARQUEIROS O REJEITAM. O DIABO O LEVA, MAS A REBOQUE. ANTISSEMITISMO DA ÉPOCA.
CORREGEDOR E PROCURADOR: CHEGAM COM LIVROS E PROCESSOS, SÃO CORRUPTOS EFALAM EM UMA LINGUAGEM REBUSCADA, CHEIA DE CITAÇÕES LATINAS, QUASE SEMPRE ERRADAS, SÃO DESPREZADOS PELO PARVO. SÃO MANDADOS À BARCA DO INFERNO, CADA VEZ MAIS CHEIA.
CORREGEDOR: Ó ARRAIS DOS GLORIOSOS, PASSAI-NOS BESTE BOTE! ANJO: OH PRAGAS, PERA PAPEL PERA ALMAS ODIOSAS COMO VINDES PRECIOSOS, SENDO FILHO DA CIÊNCIA!
CORREGEDOR: OH HABETATES, CLEMÊNCIA EPASSAI-NOS COMO VOSSO! PARVO: HOU HOMEM DOS BREVIÁRIOS! RAPINASTIS COELHORUM ET PERNIS PERDIGOTORUM E MIJAIS NOS CAMPANÁRIOS!
O ENFORCADO: ESPERAVA ENCONTRAR SALVAÇÃO, UMA VEZ QUE FORA LUDIBRIADO, POIS DISSERAM-LHE QUE IRIA PARA O CÉU, SE ABRISSE MÃO DA VIDA.
O AUTO SE ENCERRA COM QUATRO CAVALEIROS TRAZENDO UMA CRUZ, INDICANDO QUE MORRERAM NAS CRUZADAS, DEFENDENDO A FÉ CRISTÃ. “QUEM MORRE POR JESUS NÃO NUMA BARCA COMO ESSA”. VÃO PARA A BARCA CELESTE.
TEMPO E ESPAÇO SEM DEFINIÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO. DIMENSÃO MÍTICA. ÀS MAGENS DO RIO DA MORTE, O RIO LETES. POR SE TRATAR DE OBRA ALEGÓRICA.
ANJO: EU NÃO SEI QUEM TE CÁ TRAZ... BRÍSIDA: PEÇO-VOS DE JOELHOS CUIDAI QUE TRAGO PIOLHOS ANJO DE DEOS, MINHA ROSA!? EU SO AQUELA PRECIOSA QUE DAVA AS MOÇAS A MOLHOS
A QUE CRIAVA AS MENINAS PERA OS CÔNEGOS DA SÉ... PASSAI-ME, POR VOSSA FÉ, MEU AMOR, MINHAS BONINAS, OLHOS DE PERLINHAS FINAS! E EU SOM APOSTOLADA, ANGELADA E MARTELADA, E FIZ COUSAS MUI DIVINAS. SANTA ÚRSULA NOM CONVERTEU TANTAS CACHOPAS COMO EU (...)
RESPONDA ÀS PERGUNTAS EM FOLHA SEPARADA. 1 EXPLIQUE A FRASE: “RINDO SE CASTIGAM OS COSTUMES”. 2 COMO OS PERSONAGENS SE APRESENTAM NA PEÇA? 3 O QUE SÃO PERSONAGENS ALEGÓRICOS? 4 O QUE SÃO MOMOS?
5 ESCREVA SOBRE O QUE REPRESENTAVAM PERSONAGENS: FIDALGO: ONZENEIRO: PARVO: BRÍSIDA:
FRADE: CORREGEDOR E PROCURADOR: JUDEU: 6 QUAL ATITUDE DOS BARQUEIROS REVELA QUE O JUDEU É O PERSONAGEM MAIS REPUDIADO?
7 QUAIS PERSONAGENS TIVERAM A SALVAÇÃO E POR QUÊ? 8 EXPLIQUE A TRIPLA MOVIMENTAÇÃO NA PEÇA DE GIL VICENTE:
9 POR QUE O SAPATEIRO CRÊ NA ABSOLVIÇÃO? 10 LEIA A ESTROFE A ATRIBUA, POR MEIO DA LINGUAGEM, O NOME DA PERSONAGEM E A QUEM ELEREPRESENTA.
“FURTA CEBOLAS! HIU!HIU! EXCOMUNGADO DAS IGREJAS! BURRELA, CORNUDO SEJAS! TOMA O PÃO QUE TE CAIU, A MULHER QUE TE FUGIU PERA ILHA DA MADEIRA! RATINHO DA GIESTEIRA, O DEMO QUE TE PARIU!” NOME E REPRSENTAÇÃO: