1 / 43

AUTO DA BARCA DO INFERNO

AUTO DA BARCA DO INFERNO. TRILOGIA DAS BARCAS, DE GIL VICENTE 1517 – AUTO DA BARCA DO INFERNO 1518 – AUTO DA BARCA DO PURGATÓRIO 1519 – AUTO DA BARCA DA GLÓRIA. RIDENDO CASTIGAT MORES RINDO SE CASTIGAM OS COSTUMES. GIL VICENTE, CONSIDERADO O CRIADOR DO

jagger
Download Presentation

AUTO DA BARCA DO INFERNO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AUTO DA BARCA DO INFERNO

  2. TRILOGIA DAS BARCAS, DE GIL VICENTE 1517 – AUTO DA BARCA DO INFERNO 1518 – AUTO DA BARCA DO PURGATÓRIO 1519 – AUTO DA BARCA DA GLÓRIA

  3. RIDENDO CASTIGAT MORES RINDO SE CASTIGAM OS COSTUMES

  4. GIL VICENTE, CONSIDERADO O CRIADOR DO TEATRO PORTUGUÊS É UM DOS MAIORES GÊNIOS DA DRAMATURGIA MUNDIAL, APRESENTA NESSA PEÇA UM PAINEL CRÍTICO DA SOCIEDADE E SUA ÉPOCA.

  5. DUAS BARCAS UMA CHEFIADA POR UM ANJO A OUTRA CHEFIADA PELO DIABO E SEU COMPANHEIRO. OS PERSONAGENS SE APRESENTAM COMO SE FOSSE UM DESFILE. CADA UM ENFRENTARÁ O SEU DESTINO.

  6. PERSONAGENS: TIPOS SOCIAIS. SEM CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS PARTICULARES. DETERMINA O COMPORTAMENTO DE SETORES DA SOCIEDADE DA ÉPOCA. POR ISSO, PERSONAGENS ALEGÓRICOS.

  7. TEATRO CENOGRÁFICO EMPREGO DOS MOMOS

  8. PERSONAGENS ANJO – ARRAIS – NAVEGANTE DA BARCA CELESTE DIABO E SEU COMPANHEIRO –BARCA INFERNAL FIDALGO – NOBRES OCIOSOS DE PORTUGAL ONZENEIRO – SIMBOLIZA O PECADO DA USURA

  9. PARVO – POVO PORTUGUÊS, RUDE, IGNORANTE, BOM. FRADE – MAUS SACERDOTES. BRÍSIDA VAZ – CAFETINA, FEITICEIRA. JUDEU – INFIÉIS, ALHEIOS À FÉ CRISTÃ.

  10. CORREGEDOR E PROCURADOR: ENCARNAM A BUROCRACIA JURÍDICA. ENFORCADO: SÍMBOLO DA FALTA DE FÉ, PERDIÇÃO. QUATRO CAVALEIROS: REPRESENTAM AS CRUZADAS CONTRA OS MOUROS, FÉ CATÓLICA.

  11. TRIPLO MOVIMENTO DA MAIORIA DAS PERSONAGENS: BARCA DO INFERNO BARCA CELESTIAL BARCA DO INFERNO

  12. O PRIMEIRO – FIDALGO “QUEM REZE SEMPRE POR TI?... HI-HI-HI-HI-HI-HI!... E TU VIVESTE AO TEU PRAZER, CUIDANDO CÁ GUARECER (ENCONTRAR ABRIGO, SALVAÇÃO) PORQUE REZAM LÁ POR TI? EMBARCA!, OU EMBARCAI!, (FINAL) MANDAI METER A CADEIRA QUE ASSIMPASSOU VOSSO PAI”.

  13. ONZENEIRO (AGIOTA) TRAZ CONSIGO UMA BOLSA, SÍMBOLO DE SUA GANÂNCIA. PARVO – POVO PORTUGUÊS – CHULO - INOCENTE

  14. “FURTA CEBOLAS! HIU!HIU! EXCOMUNGADO DAS IGREJAS! BURRELA, CORNUDO SEJAS! TOMA O PÃO QUE TE CAIU, A MULHER QUE TE FUGIU PERA ILHA DA MADEIRA! RATINHO DA GIESTEIRA, O DEMO QUE TE PARIU!”

  15. DEPOIS DO PARVO SEGUE O SAPATEIRO. LEVA FERRAMENTAS, SÍMBOLO DE SEU OFÍCIO E DE SUA MANEIRA DE GANHAR DINHEIRO DA NECESSIDADE ALHEIA. POR CONFESSAR OS PECADOS, CRÊ NA SALVAÇÃO. CONDENADO POR HIPOCRISIA, UMA VEZ QUE EXPLORAVA SEUS CLIENTES.

  16. O FRADE: SE APRESENTA COM SUA AMANTE (FLORENÇA) UMA DAS PERSONAGENS MAIS RIDICULARIZADAS DA PEÇA, PELO DIABO E PELO PARVO. BRÍSIDA VAZ (ALCOVITEIRA) APETRECHOS: HÍMENS POSTIÇOS, PEÇAS DE ENCANTAR OS HOMENS, ARTIGOS DE FEITIÇARIA, CHAMA O ANJO DE BARQUEIRO, MANO, MEUS OLHOS.

  17. O JUDEU: APARECE COM UM BODE, POR NÃO SER CRISTÃO, NÃO COMPREENDE O QUE ESTÁ ACONTECENDO, INICIALMENTE, AMBOS OS BARQUEIROS O REJEITAM. O DIABO O LEVA, MAS A REBOQUE. ANTISSEMITISMO DA ÉPOCA.

  18. CORREGEDOR E PROCURADOR: CHEGAM COM LIVROS E PROCESSOS, SÃO CORRUPTOS EFALAM EM UMA LINGUAGEM REBUSCADA, CHEIA DE CITAÇÕES LATINAS, QUASE SEMPRE ERRADAS, SÃO DESPREZADOS PELO PARVO. SÃO MANDADOS À BARCA DO INFERNO, CADA VEZ MAIS CHEIA.

  19. CORREGEDOR: Ó ARRAIS DOS GLORIOSOS, PASSAI-NOS BESTE BOTE! ANJO: OH PRAGAS, PERA PAPEL PERA ALMAS ODIOSAS COMO VINDES PRECIOSOS, SENDO FILHO DA CIÊNCIA!

  20. CORREGEDOR: OH HABETATES, CLEMÊNCIA EPASSAI-NOS COMO VOSSO! PARVO: HOU HOMEM DOS BREVIÁRIOS! RAPINASTIS COELHORUM ET PERNIS PERDIGOTORUM E MIJAIS NOS CAMPANÁRIOS!

  21. O ENFORCADO: ESPERAVA ENCONTRAR SALVAÇÃO, UMA VEZ QUE FORA LUDIBRIADO, POIS DISSERAM-LHE QUE IRIA PARA O CÉU, SE ABRISSE MÃO DA VIDA.

  22. O AUTO SE ENCERRA COM QUATRO CAVALEIROS TRAZENDO UMA CRUZ, INDICANDO QUE MORRERAM NAS CRUZADAS, DEFENDENDO A FÉ CRISTÃ. “QUEM MORRE POR JESUS NÃO NUMA BARCA COMO ESSA”. VÃO PARA A BARCA CELESTE.

  23. TEMPO E ESPAÇO SEM DEFINIÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO. DIMENSÃO MÍTICA. ÀS MAGENS DO RIO DA MORTE, O RIO LETES. POR SE TRATAR DE OBRA ALEGÓRICA.

  24. ANJO: EU NÃO SEI QUEM TE CÁ TRAZ... BRÍSIDA: PEÇO-VOS DE JOELHOS CUIDAI QUE TRAGO PIOLHOS ANJO DE DEOS, MINHA ROSA!? EU SO AQUELA PRECIOSA QUE DAVA AS MOÇAS A MOLHOS

  25. A QUE CRIAVA AS MENINAS PERA OS CÔNEGOS DA SÉ... PASSAI-ME, POR VOSSA FÉ, MEU AMOR, MINHAS BONINAS, OLHOS DE PERLINHAS FINAS! E EU SOM APOSTOLADA, ANGELADA E MARTELADA, E FIZ COUSAS MUI DIVINAS. SANTA ÚRSULA NOM CONVERTEU TANTAS CACHOPAS COMO EU (...)

  26. RESPONDA ÀS PERGUNTAS EM FOLHA SEPARADA. 1 EXPLIQUE A FRASE: “RINDO SE CASTIGAM OS COSTUMES”. 2 COMO OS PERSONAGENS SE APRESENTAM NA PEÇA? 3 O QUE SÃO PERSONAGENS ALEGÓRICOS? 4 O QUE SÃO MOMOS?

  27. 5 ESCREVA SOBRE O QUE REPRESENTAVAM PERSONAGENS: FIDALGO: ONZENEIRO: PARVO: BRÍSIDA:

  28. FRADE: CORREGEDOR E PROCURADOR: JUDEU: 6 QUAL ATITUDE DOS BARQUEIROS REVELA QUE O JUDEU É O PERSONAGEM MAIS REPUDIADO?

  29. 7 QUAIS PERSONAGENS TIVERAM A SALVAÇÃO E POR QUÊ? 8 EXPLIQUE A TRIPLA MOVIMENTAÇÃO NA PEÇA DE GIL VICENTE:

  30. 9 POR QUE O SAPATEIRO CRÊ NA ABSOLVIÇÃO? 10 LEIA A ESTROFE A ATRIBUA, POR MEIO DA LINGUAGEM, O NOME DA PERSONAGEM E A QUEM ELEREPRESENTA.

  31. “FURTA CEBOLAS! HIU!HIU! EXCOMUNGADO DAS IGREJAS! BURRELA, CORNUDO SEJAS! TOMA O PÃO QUE TE CAIU, A MULHER QUE TE FUGIU PERA ILHA DA MADEIRA! RATINHO DA GIESTEIRA, O DEMO QUE TE PARIU!” NOME E REPRSENTAÇÃO:

  32. DIÁLOGO ENTRE AS OBRAS O AUTO DA COMPADECIDA – ARIANO SUASSUNA JULGAMENTO DAS PERSONAGENS APÓS A MORTE ENCOURADO (DEMÔNIO) COMPADECIDA (CONDUZIRÁ AO PARAÍSO) ÊNFASE NAS VIRTUDES E NOS VÍCIOS.

  33. DIÁLOGO ENTRE AS OBRAS JOANE, O PARVO – O BOBO DAS VIRTUDES DE SER BOBO, CLARICE LISPECTOR: “O BOBO POR NÃO SE PREOCUPAR COM AMBIÇÕES, TEM TEMPO PARA VER, OUVIR E TOCAR O MUNDO”.

  34. BOBO TEM OPORTUNIDADE DE VER COISAS QUE OS ESPERTOS NÃO VEEM. OS ESPERTOS ESTÃO SEMPRE ATENTO ÀS ESPERTEZAS ALHEIAS QUE SE DESCONTRAEM DIANTE DOS BOBOS, E ESTES OS VEEM COMO SIMPLES PESSOAS HUMANAS. O BOBO GANHA UTILIDADE E SABEDORIA PARA VIVER.

  35. OS BOBOS, COM TODAS AS SUAS PALHAÇADAS, DEVEM ESTAR TODOS NO CÉU. SE CRISTO TIVESSE SIDO ESPERTO NÃO TERIA MORRIDO NA CRUZ. A DESCOBERTA DO MUNDO.

  36. “FURTA CEBOLAS! HIU!HIU! EXCOMUNGADO DAS IGREJAS! BURRELA, CORNUDO SEJAS! TOMA O PÃO QUE TE CAIU, A MULHER QUE TE FUGIU PERA ILHA DA MADEIRA! RATINHO DA GIESTEIRA, O DEMO QUE TE PARIU!” NOME E REPRSENTAÇÃO:

  37. “FURTA CEBOLAS! HIU!HIU! EXCOMUNGADO DAS IGREJAS! BURRELA, CORNUDO SEJAS! TOMA O PÃO QUE TE CAIU, A MULHER QUE TE FUGIU PERA ILHA DA MADEIRA! RATINHO DA GIESTEIRA, O DEMO QUE TE PARIU!” NOME E REPRSENTAÇÃO:

  38. “FURTA CEBOLAS! HIU!HIU! EXCOMUNGADO DAS IGREJAS! BURRELA, CORNUDO SEJAS! TOMA O PÃO QUE TE CAIU, A MULHER QUE TE FUGIU PERA ILHA DA MADEIRA! RATINHO DA GIESTEIRA, O DEMO QUE TE PARIU!” NOME E REPRSENTAÇÃO:

More Related