1 / 52

Anatomia da cabeça

Anatomia da cabeça. Crânio. 8 ossos. cabeça. Face. 14 ossos. Ossos do Crânio. O frontal, Os parietais, Os temporais e O occipital. Suturas do Crânio. Fica entre os ossos parietais. Sagital. Fica anteriormente a sutura sagital. Coronal. Fica posteriormente a sutura sagital. Lambdóide.

amber
Download Presentation

Anatomia da cabeça

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos Ossos do Crânio O frontal, Os parietais, Os temporais e O occipital.

  2. Suturas do Crânio Fica entre os ossos parietais Sagital Fica anteriormente a sutura sagital Coronal Fica posteriormente a sutura sagital Lambdóide Escamosa Fica nos temporais

  3. Ossos da face Os nasais, Os lacrimais, Os malares ou zigomáticos, Os cornetos inferiores, Os maxilares, Os palatinos, O vômer e a mandíbula. Obs. A base do crânio é formado pelos ossos esfenóide e etmóide.

  4. Etmóide

  5. Tórax

  6. É uma caixa osteocartilagínea que contém os principais órgãos da respiração e circulação e cobre parte dos órgãos abdominais. A face dorsal é formado pelas doze vértebras torácicas, e a parte dorsal das doze costelas. A face ventral é constituída pelo esterno e cartilagens costais. As faces laterais são compostas pelas costelas e separadas umas das outras pelos onze espaços intercostais, ocupados pelos músculos e membranas intercostais.

  7. Osso Esterno É um osso, ímpar. É um importante osso hematopoiético. Apresenta 3 partes: manúbrio, corpo e processo xifóide.

  8. Costela - Vista Posterior

  9. As costelas são em número de 12 pares. São ossos alongados, em forma de semi-arcos, ligando as vértebras torácicas ao esterno. As costelas são classificadas em:7 Pares Verdadeiras: Articulam se diretamente ao esterno. 3 Pares Falsas Propriamente Ditas: Articulam-se indiretamente (cartilagens). 2 Pares Falsas Flutuantes: São livres

  10. OSSOS  DA  COLUNA  VERTEBRAL A coluna vertebral, estende-se do crânio até a pelve. Composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral. A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix e constitui, junto com a cabeça, esterno e costelas, o esqueleto axial.

  11. Superiormente, se articula com o osso occipital (crânio); inferiormente, articula-se com o osso do quadril ( Ilíaco ). A coluna vertebral é dividida em cinco regiões: Cervical, Torácica, Lombar e Sacro e Cóccix. São 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 cóccix.

  12. Curvaturas da Coluna Vertebral Numa vista lateral, a coluna apresenta várias curvaturas consideradas fisiológicas. Cervical (convexa ventralmente -LORDOSE), Torácica (côncava ventralmente - CIFOSE), Lombar (convexa ventralmente - LORDOSE).

  13. Quando uma destas curvaturas está aumentada, chamamos de HIPERCIFOSE ou HIPERLORDOSE. Numa vista anterior ou posterior, a coluna vertebral não apresenta nenhuma curvatura. Quando ocorre alguma curvatura neste plano chamamos de ESCOLIOSE.

  14. Funções da Coluna Vertebral Protege a medula espinhal e os nervos espinhais;  Suporta o peso do corpo, fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça;  Exerce um papel importante na postura e locomoção;  Serve de ponto de fixação para as costelas, a cintura pélvica e os músculos do dorso;  Proporciona flexibilidade para o corpo, podendo fletir-se para frente, para trás e para os lados e ainda girar sobre seu eixo maior.

  15. Canal Vertebral O canal vertebral segue as diferentes curvas da coluna vertebral. É grande e triangular nas regiões onde a coluna possui maior mobilidade (cervical e lombar) e é pequeno e redondo na região que não possui muita mobilidade (torácica).

  16. As vértebras podem ser estudadas sobre três aspectos: características gerais, regionais e individuais. Na coluna vertebral encontramos também o sacro com cinco vértebras fundidas - não móveis e inferiormente ao mesmo, localiza-se o cóccix fusão de 4 vértebras - não móveis.

  17. Disco Intervertebral Entre os corpos de duas vértebras adjacentes desde a segunda vértebra cervical até o sacro, existem discos intervertebrais. Constituído por um disco fibroso periférico composto por tecido fibrocartilaginoso, chamado ANEL FIBROSO; e uma substância interna, elástica e macia, chamada NÚCLEO PULPOSO.

  18. Características gerais das vértebra

  19. Características regionais Cervical

  20. Torácica vista superior

  21. Torácica vista lateral

  22. Lombar vista superior

  23. Região cervical A região cervical é formada por sete vértebras que estão divididas, em vértebras típicas e atípicas. Constitui a primeira região da coluna vertebral, (de cima para baixo), dando origem ao pescoço. Tem como características o corpo pequeno, o processo espinhoso bifurcado e forame no processo transverso.

  24. Vértebras cervicais atípicas São vértebras que não a presentão características da própria região C1 (Atlas) Primeira vértebra da região cervical, tem como características não possuir corpo e nem o processo espinhoso.

  25. Atlas vista superior

  26. C2 (Áxis) Segunda vértebra cervical, tem como características o processo odontóide(dente) que forma o pseudo do corpo do Atlas. C7 (proeminente) Sétima vértebra cervical, tem como características o processo espinhoso único tendo aspectos já com a região torácica.

  27. Áxis

  28. Sétima cervical

  29. Vértebras cervicais típicas São vértebras que possuem as mesmas características da própria região são elas: (C3, C4, C5 e C6).

  30. Vértebras da região torácica A região torácica é formado por doze vértebras. Onde vai forma o tórax se articulando com as costelas. Tem como características o corpo maior que a cervical e menor que a lombar, processo espinhoso longo e oblíquo e processo articular para as costelas.

  31. Região lombar É formada por cinco vértebras e faz parte da região inferior do tronco. Tem como características o corpo grande e o processo espinhoso quadrilátero.

  32. Osso sacro É considerado como um único osso com cinco vértebras fundidas. Faz parte da articulação do quadril. Sua face anterior é côncava e a posterior é convexa.

  33. Sacro - Vista Anterior Sacro vista anterior

  34. Sacro vista posterior

More Related