1 / 29

SISTEMA DIGESTÓRIO

SISTEMA DIGESTÓRIO. SISTEMA DIGESTÓRIO. Os órgãos digestórios podem ser divididos em 2 grupos: a) Canal alimentar : um tubo contínuo que começa na boca e se segue pela faringe, esôfago, estômago,intestino delgado e intestino grosso.

amena
Download Presentation

SISTEMA DIGESTÓRIO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SISTEMA DIGESTÓRIO

  2. SISTEMA DIGESTÓRIO Os órgãos digestórios podem ser divididos em 2 grupos: a) Canal alimentar: um tubo contínuo que começa na boca e se segue pela faringe, esôfago, estômago,intestino delgado e intestino grosso. b) Órgãos acessórios; dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas.

  3. Toda a cavidade abdominal é revestida por uma túnica chamada PERITÔNIO(peri = em torno, tônus = tensão), que contém grandes pregas que ondulam entre as vísceras, unindo os órgãos uns aos outros e ás paredes da cavidade abdominal. Uma parte do peritônio, o mesentério fixa o intestino delgado a parede abdominal posterior. O ligamento falciforme fixa o fígado à parede abdominal anterior e ao diafragma. O omento maior é uma prega de tecido adiposo com linfonodos sobre o colo transverso e as alças do intestino delgado.

  4. BOCA Também chamada cavidade bucal ou oral, é formada pelas bochechas, palatos duro e mole e língua. Os lábios são pregas carnosas em torno da abertura da boca.

  5. ANEXOS BUCAIS A) LÍNGUA: composta por 17 músculos estriados esqueléticos que movimentam o alimento para mastigação. A superfície da língua é recoberta por papilas gustativas que nos permitem sentir o sabor dos alimentos A - amargo B - ácido C - salgado D - doce

  6. ANEXOS BUCAIS B) DENTES: são órgãos duros, esbranquiçados,formados por coroa, colo e raiz implantados nos alvéolos das maxilas e mandíbula e têm por função a mastigação e a estética

  7. Duas séries ou conjuntos de dentes surgem durante nossa vida: Dentes Decíduos, provisórios ou deleite: 20 dentes que surgem dos 6 meses aos 3 anos de idade. Dentes permanentes: surgem entre os 6 anos e a vida adulta até os 21 anos. São 32 dentes sendo, 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares.

  8. DENTIÇÃO PERMANENTE Incisivos: cortam os alimentos; Caninos: rasgam, dilaceram Pré-molares: esmagam, partem Molares: moem, trituram

  9. C) GLÂNDULAS SALIVARES: existem 3 pares de glândulas que lançam seu produto (saliva) dentro da cavidade bucal e são: Glândulas Parótidas Glândulas Submandibulares Glândulas Sublinguais

  10. GLÂNDULAS SALIVARES

  11. SALIVA O produto segregado pelas glândulas salivares é a saliva que é assim formada: 95% de água; MUCINA: dá viscosidade à saliva; LISOZIMA: controla o número de germes na boca; PTIALINA OU AMILASE SALIVAR: transforma o amido em maltose (sacarificação do amido).

  12. DIGESTÃO BUCAL Na boca o alimento é transformado em BOLO ALIMENTAR pela ação dos dentes, língua e saliva através de 3 fenômenos: • Mastigação • Gustação dos alimentos • Sacarificação do amido pela ptialina

  13. FARINGE O fundo da boca continua por uma câmara tubular de 14 cm, a faringe, que tem comunicação com a boca pelo istmo da garganta e com as fossas nasais através de dois orifícios denominados coanas.

  14. ESÔFAGO É o canal que liga a faringe ao estômago. Possui cerca de 25 cm de comprimento. Ele secreta um muco que auxilia o transporte do bolo alimentar até o estômago.

  15. ESTÔMAGO É uma dilatação do canal alimentar em forma de J, imediatamente abaixo do músculo diafragma. É dividido em 4 regiões principais: CÁRDIA: válvula de entrada; FUNDO GÁSTRICO; CORPO GÁSTRICO; PILORO: válvula de saída

  16. DIGESTÃO GÁSTRICA • No estômago o BOLO ALIMENTAR é transformado em QUIMO pela ação do suco gástrico e dos movimentos peristálticos. • Movimentos peristálticos: são os movimentos realizados pelo canal alimentar para auxiliar a digestão.

  17. SUCO GÁSTRICO O suco gástrico é formado por 1 ácido e 3 enzimas: • ÁCIDO CLORÍDRICO (HCL): • Ativa a pepsina, fermento que não atua sem a ação do HCL; • Regula a abertura e fechamento do piloro; • funciona como anti-séptico; • No duodeno, estimula a secreção pancreática.

  18. PEPSINA: transforma as proteínas em aminoácidos; LAB-FERMENTOou RENINA: faz a caseificação (coagulação) do leite; LIPASE GÁSTRICA: transforma as gorduras em ácidos graxos e glicerina.

  19. INTESTINO DELGADO Inicia na válvula piloro, logo após o estômago e termina na válvula ileocecal. Mede cerca de 6 a 8 m de comprimento. Apresenta 3 partes: Duodeno Jejuno íleo

  20. SUCO INTESTINAL • INVERTINA: desdobra sacarose em glicose; • LACTASE: desdobra lactose em galactose e glicose; • ENTEROQUINASE: enzima que ativa a tripsina pancreática; • SECRETINA: hormônio que provoca a secreção pancreática

  21. DIGESTÃO INTESTINAL No intestino delgado o QUIMO é transformado em QUILO e absorvido pelos vasos. Essa transformação ocorre pela ação do suco intestinal e do suco pancreático (produzido no pâncreas mas atua no intestino delgado).

  22. INTESTINO GROSSO Inicia na válvula ileocecal e termina no ânus. Possui 1,5m de comprimento por 6,5 cm de diâmetro.está dividido em 4 partes: 1. Ceco ascendente 2. Cólon transverso descendente sigmóide 3. Reto 4. Canal anal ou ânus

  23. INTESTINO GROSSO No intestino grosso não ocorre o processo de digestão, porque recebe os restos alimentares não digeridos e não absorvidos pelo intestino delgado. Suas funções são: Absorção de água Absorção de restos de nutrientes aproveitáveis; Eliminação das fezes, que são o resto indigerível do quilo que sofreu a ação das bactérias.

  24. PROCESSO DIGESTÓRIO

  25. PÂNCREAS Glândula anexa ao duodeno, é órgão acessório da digestão pois produz o suco pancreático que atua no duodeno auxiliando na digestão intestinal. O suco pancreático é formado por: TRIPSINA PANCREÁTICA: transforma proteína em aminoácido; AMILASE PANCREÁTICA: transforma amido em maltose e glicose; LIPASE PANCREÁTICA: transforma gordura em glicerina e ácido graxo

  26. PÂNCREAS Além do suco pancreático, o pâncreas produz 2 hormônios que atuam na absorção da glicose. São eles: GLUCAGON: retira o glicogênio do fígado e joga na corrente sanguínea em forma de glicose. INSULINA: transporta a glicose do sangue para dentro da célula.

  27. FÍGADO Maior e mais pesada glândula do corpo humano com 1,5 Kg. Está localizado inferiormente ao músculo diafragma, do lado direito do corpo. Suas células são chamadas hepatócitos cuja função é produzir bile (digestão de triglicérides)

  28. FUNÇÕES DO FÍGADO Metabolismo dos carboidratos e proteínas; Produção da bile; Armazenamento de ferro e cobre; Ativação de vitamina D; Armazenamento de glicose em forma de glicogênio; Função antitóxica (remoção de drogas e hormônios) Armazenamento de vitaminas; Produção de elementos da coagulação: heparina e protrombina.

  29. BILE E VESÍCULA BILIAR BILE: produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar, atua no intestino delgado na digestão dos triglicérides; VESÍCULA BILIAR: é um saco na face inferior do fígado. Sua função é armazenar a bile até que ela seja necessária no intestino delgado

More Related