120 likes | 227 Views
Universidade de Brasília. Administração de Recursos Materiais GRUPO 08 – R01 Subgrupo x: Nathália Koslyk – 09/13898 Davi Montes – 09/0110650 Subgrupo y: Sávio Castro – 09/60462 Nicholli Menezes – 09/60519 Samuel Bezerra – 09/56929. Conceitos e Ilustrações. Controle de Estoque:
E N D
Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais GRUPO 08 – R01 Subgrupo x: Nathália Koslyk – 09/13898 Davi Montes – 09/0110650 Subgrupo y: Sávio Castro – 09/60462 Nicholli Menezes – 09/60519 Samuel Bezerra – 09/56929
Conceitos e Ilustrações Controle de Estoque: é através dele que uma empresa é capaz de obter informações sobre as vendas e prever o quanto deverá pedir aos fornecedores.
Diferencial competitivo: tudo aquilo que torna uma empresa única aos olhos do seu cliente. Um diferencial só é diferencial se pode ser facilmente percebido.
Fluxo de Materiais: controle da entrada e saída de produtos dentro de uma pequena, média ou grande empresa
Migração: movimentação de pessoas de um lugar geográfico a outro. A migração fez surgir uma demanda de serviços de entrega mais abrangente.
Globalização: processo de integração dos mercados formando uma “aldeia global”, explorada pelas grandes incorporações internacionais.
Perguntas e Respostas • Quais os principais erros cometidos pelas empresas no campo da Logística? • Principalmente nas primeiras décadas de surgimento da Logística, as empresas lidavam com o fluxo de materiais e informações de maneira bastante segmentada. Os problemas logísticos eram tratados de forma pontual: roteirização, dimensionamento de frota de veículos, localização, seleção de fornecedores e etc, e não da forma integrada como a cadeia logística deve ser pensada, para que se torne mais produtiva e lucrativa.
De que forma a Logística pode ser encarada como um diferencial competitivo? • No atual contexto de globalização, as exigências do mercado tornam-se cada vez maiores e urgentes. Nesse contexto, a logística integrada tem potencial para melhorar a performance da empresa, aumentar a agilidade da produção e reduzir os custos, trazendo ganhos de produtividade e qualidade no serviço prestado. A logística integrada deve guiar-se pela expectativa do cliente.
Quais alterações contextuais provocaram mudanças na logística empresarial, entre as décadas de 50 e 70? Por quê? • A migração das áreas rurais para as áreas urbanas e a migração dos centros urbanos para a periferia fez surgir uma demanda de serviços de entrega mais abrangente e com estoques maiores, incrementando assim o custo da distribuição. Além disso, os consumidores passaram a cobrar mais variedade, o que significava maiores custos de manutenção de estoque. Todos esses fatores reforçaram a necessidade de uma logística mais desenvolvida, forte e integrada.
Quais atividades típicas da logística empresarial estão incluídas na logística militar? • Aquisição, estoque, definição de especificações, transporte e administração de estoques e pesquisas em logísticas feitas por organizações apoiadas por militares como a RAND Corporation e o Escritório de Pesquisas Navais.
Que eventos mundiais influenciaram a logística a partir da década de 70? • Acirramento da competição mundial por novos mercados, diminuição da quantidade de matérias-primas, súbita elevação do preço do petróleo que provocou a elevação dos custos com transporte e os custos de manutenção de estoques. Além disso, houve aumento da inflação e explosão da tecnologia de informação, resultante da globalização.
Como as atividades da logística podem ser divididas? • Há as atividades primárias que constituem o maior montante do custo total da logística: os transportes, a gestão de estoque e o processamento de pedidos. Além das atividades primárias, existem as secundárias, que exercem a função de apoio às primárias. Dentre elas há: a armazenagem, o manuseio de materiais, a embalagem de proteção, a programação de produtos e a manutenção de informações.