1 / 27

KITSCH

KITSCH. KITSCH. O kitsch é um termo de origem alemã ( verkitschen ) que é usado para categorizar objetos de valor estético distorcidos e/ou exagerados, que são considerados inferiores à sua cópia existente. São também apelidados de brega no Brasil.

aoife
Download Presentation

KITSCH

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. KITSCH

  2. KITSCH O kitsch é um termo de origem alemã (verkitschen) que é usado para categorizar objetos de valor estético distorcidos e/ou exagerados, que são considerados inferiores à sua cópia existente. São também apelidados de bregano Brasil.

  3. KITSCHÉ UM ESTILO UNIVERSAL CARACTERIZADO PELA FALTA DE ESTILO.HUMBERTO ECO define Kitsch como “ qualquer forma de comunicação que tende à provocação do efeito”.Há várias formas de se fabricar efeitos: um texto com dois ou três adjetivos por substantivo, não dá muito espaço à imaginação do leitor; quando em um filme, atrilha sonora indica co precisão qual deve ser o sentimento do espectador; em seriados de TV, ou programas de umor, as gargalhadas indicam o que é engraçado e quando é hora de rir

  4. O kitsch não atua na essencia, e sim na aparencia; não em profundidade, mas em abrangência; não querendo ser, mas parecer.Chamá-lo simplesmente de “brega”, não faz kuz à sua relevância como fenômeno social. O que chamamos brega é apenas uma de suas características.

  5. EXEMPLOS DE KITSCHNA ARTE: ROCOCÓ, ART NOUVEAU, ART DÈCOUNA LITERATURA: ROMANCES DE BOLSO.NA DECORAÇÃO: PINGUIM DE GELADEIRAPUBLICIDADE: COMERCIAIS DE SHAMPOO, GUARACAMP E SIMILARES.NA MODA: ENFEITES EXAGEROS E EXAGERADAMENTE GRANDES, ESTAMPAS DE ONCINHAS, CORES EM PROFUSÃO, OBJETOS DE PLÁSTICOS, IMITAÇOES DE OBRAS DE ARTE OOU DE DRTIGO DE CONSUMO CARO E INACESSÍVEL À ALGUMAS CAMADAS POLPULARES.

  6. KITSCH • A Produção kitsch surge como a cultura acessível a todos para suprir a demanda de uma classe média em ascensão, que não conseguia entender e aceitar a arte de vanguarda (que vem do francês Avant Garde). Essa parte da população tem o desejo de participar do universo da arte, e como não desenvolveu a sensibilidade artística eles desenvolveram uma forma de parecer culta e apreciadora da arte, porque isto lhe conferia status social.

  7. NA PUBLICIDADE. • NA MODA. • NA DECORAÇÃO . • NA ARTE.

  8. O termo Kitsch surgiu em Munique, Alemanha, em 1860, tendo sido empregado primeiramente na área de decoração; • Surgiu para fazer frente à tendência à simplicidade pregada pelo Bauhaus, De stijl e Construtivismo Russo. • Enquanto que o ecletismo mescla de forma dosada e coerente os elementos de dois ou mais estilos, o kitsch mescla aleatoreamente muitos estilos de uma só vez; • É bastante encontrado na arte tumular dos cemitérios de periferia, fachadas de igrejas evangélicas, boates, motéis, residências de novos ricos, casas de subúrbio, cassinos, bingos;

  9. Por essa razão não é específico de uma ou outra classe: • encontra-se entre pobres e ricos; • É um fenômeno derivado do consumismo desenfreado, o que levou a uma vulgarização das artes; • Rompe fronteiras entre o belo e o feio, entre o ‘bom’ e o ‘mau’ gosto; Essa arte convence ao consumidor leigo de que realizou um ‘encontro’ com a alta cultura; • Os apelos são dramáticos, eróticos, sentimentais, exorbitantes; • Nega-se a originalidade pela exacerbação e produção em série, como os santinhos de novenas e orações, cópias de imagens\pinturas consagradas;

  10. :: O que é KitschPara o nossodicionárioAurélio, a Arte é a Atividadequesupõe a criação, ouseja, a realidade.JáparaAristóteles a Arte é a imitaçãodarealidadeatravés de umapurificação das emoções.Entretanto, paraqueissopossaocorrer, deve-se infringir a realidade, o que é feitoatravésdasubstituiçãodaverdadepelaverossimilhança.Na verdadeAristótelesestavamaisquecorreto, porquenos tempos atuais a Culturaestásendo a principal vítima das mudançasdaindustrialização e se transformandoemalgoque agora podemosdefinircomoKitsch. A Indústria Cultural apelapara a comprafrequente e contínua dos produtos e paraisso, incentiva o gostopeloúltimomodelo, as novidades, a originalidade. Foi a partirdestemomentoque o Kitsch passou a fazer parte e sentido no cotidiano das pessoas.

  11. Definido pelo " mau gosto", imitação, artificial, o Kitsch está presente nos atos e atitudes de todas as pessoas: as pertencentes 'as grandes massas e até mesmo 'as elites sociais.Para a massa, ele produz o bem estar e o prazer fácil. Um exemplo é a reprodução do original, como vestuário e objetos pessoais de marca.O conceito de Kitsch é bem mais amplo do que se pensa, visto a alternativa das pessoas em obterem o que desejam e suprir a uma necessidade momentânea, ou um desejo de status.O avanço e o crescimento da comunicação e tecnologia estão colaborando ainda mais para a efetivação do conceito de Kitsch. A televisão é um dos meios de comunicação que contribui para a massificação da cultura, com as criações de personagens nas telenovelas , comerciais e merchandising que induzem os telespectadores a consumirem o mesmo que se vê na TV.A diferença de classe social é muito grande, mas o estilo de vida se aproxima. Enquanto alguns possuem um relógio Rolex, a grande massa se quiser pode ter um relógio igual a um valor muito mais baixo (imitação).

  12. NOS TEMPOS DA BRILHANTINA

  13. LOOP (Andy Warhol museum)

  14. Lacoste Assinadapor Pedro Almodovar

  15. DECORAÇÃO • O estilo kitsch: uma busca de personalidade.

  16. OS VELHOS PINGUINS DE GELADEIRA

  17. A era do Tupperware

  18. A onda kitsch hoje no Brasil

  19. ARTE • Na música. • No cinema. • Na arte plástica.

  20. Música Reginaldo Rossi

  21. Cinema Zé do Caixão

  22. Arte plástica Jeff Koons

  23. 'Split-Rocker', de 2000. A escultura é composta de 100 mil flores naturais e possui um sistema de irrigação interna. A cabeça mistura a forma de um pônei com a de um dinossauro. As flores são um tema recorrente da obra de Koons. (Foto: BBC)

  24. BIBLIOGRAFIA: CULT kitsch.ser e o ter.Disponível em http://www.cultkitsch.org/ser/serter.htm Acesso em:01/11/2008 WIKIPEDIA.kitsch.Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Kitsch Acesso em 02/11/2008 WMULHER. kitsch a irreverência. Disponível em: http://www.wmulher.com.br/ Acesso em :01/11/2008 WIKIPEDIA.coca cola.Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Coca-Cola Acesso em:02/11/E plural.arte & decoração kitsch. http://www.arteplural.com.br/index2.htm?/decoracao/estilos/kitsch.php Acesso em: 01/11/2008

More Related